sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mais velocidade e mais eficiência - Internet em Jaíba funcionará com fibra ótica


CABO de fibra ótica
Já no início de 2018, grande parte dos usuários de internet terá em suas residências ou em suas empresas, um serviço de melhor qualidade proporcionando mais velocidade e uma eficiência mais satisfatória. Garante os fornecedores do serviço em Jaíba que estão fazendo grandes investimentos para aperfeiçoamento desta prestação de serviços.
Geralmente a interligação entre cidades do sistema de fibra ótica é feito de forma subterrânea instalada na maioria das vezes ao lado de rodovias. No caso específico de Jaíba a ligação é chegada via rádio profissional. Os fornecedores de internet de Jaíba usarão a linha de transmissão da operadora de telefonia TIM que tem nesta região Norte Mineira uma rede subterrânea que acompanha de forma paralela a linha de estação férrea que sai da capital mineira e segue para o a região do Nordeste Brasileiro.
A transmissão via rádio profissional que chegará em Jaíba virá da estação férrea da cidade de Catuti ou de Capitão Eneas. A transmissão de fibra ótica que passa ao lado da linha férrea na vizinha Janaúba não possui ponto de ligação para atendimento a outras cidades.
O sistema de ligação via fibra ótica é um sistema de fiação diferenciado, onde as ondas são conduzidas através de um feixe de luz (luminosidade especial) enquanto os fios de cobre ou outro metal, a condução é feita por ondas eletromagnéticas, daí o sofrimento de interferências do tempo, como chuvas, ventos, frio, calor, etc.
O sistema de fibra ótica chegará no próximo mês de janeiro via rádio profissional até às torres dos fornecedores, e estas farão chegar até os domicílios dos usuários via cabo de fibra ótica, acabando assim com as antenas instaladas nas residências ou nos comércios locais. O link de internet que é comprado da TIM e revendido aos usuários será transportado dentro da área urbana de Jaíba através dos postes da Cemig que recebe um pagamento pelo aluguel do serviço de transmissão. Este modelo inicialmente será oferecido apenas na área urbana devido a fiação instalada nos postes.
A capacidade de internet em Jaíba atualmente é oferecida até 5 MB (megabytes), e agora com este novo sistema, até 20 MB pode ser instalado para cada consumidor, sem nenhuma oscilação e nem queda de qualidade. Lembrando que a rede ótica da TIM é independente da sua linha telefônica. Se uma sai do ar, a outra não. Outra grande vantagem abordada pelos fornecedores em Jaíba é que irá reduzir ou acabar com a manutenção nas residências, diante da grande eficiência do novo modelo.
Outra grande vantagem do sistema de fibra ótica é sua possível utilização para implementar as câmaras de olho vivo nas vias urbanas da cidade, onde as mesmas poderão funcionar até mesmo sem o uso da internet, apenas com a ligação no cabeamento aéreo instalado em todos os poste da cidade. Inicialmente apenas dois fornecedores de Jaíba estarão aderindo a este sistema, a Vianorte e a ClickNet.
LIGAÇÃO urbana em postes

LAVANDO A ROUPA SUJA Prefeitura de Jaíba quita salários atrasados dos servidores municipais da época do ex-prefeito Wellington e promete quitar em 2018 do ex-prefeito Sildete Araujo

A Prefeitura de Jaíba quitou na primeira quinzena deste mês de dezembro, os salários em atraso que estavam pendentes desde a Administração de 2008, do então Prefeito Wellington. Várias ações judiciais estavam há tempos tramitando na justiça, no fórum de Manga, sem nenhuma solução.
Naquela época 592 servidores do município ficaram sem receber os seus salários do mês de dezembro e o décimo terceiro. O valor não pago no período foi de 443.000,00.
A atual administração fez um acordo com os servidores para quitação dos valores em atraso, dividindo-os em seis parcelas, que foram de julho a dezembro, sendo quitada a ultima neste mês de dezembro.
Para o Prefeito Reginaldo Silva, o acordo foi realizado em respeito aos servidores, que cumpriram o seu papel e que não podem ser penalizados por más administrações, e que, na sua gestão compromisso feito é compromisso cumprido.

Para o próximo ano, segundo o Prefeito Reginaldo Silva, será viabilizado recursos para quitar pagamentos em atrasos do ano de 2012 da gestão do ex-prefeito Sildete Araujo, e com isso os servidores acabarão de vez com tormento de conviver com o fantasma do calote em seus suados vencimentos.

Academia e ambulância para NS1 no Projeto Jaíba

REGINALDO com lideranças locais do NS1
Desta vez foi a comunidade do NS1 (Projeto Jaíba), a contemplada com a academia ao ar livre. Neste ano de 2017 várias praças e várias localidades já receberam este benefício e outras ainda irão receber dentro de um cronograma já elaborado pelo setor municipal de planejamento estratégico.
Mesmo debaixo de muita chuva, lideranças locais e grande parte da comunidade compareceram à cerimônia de entrega desta academia. A festa de entrega aconteceu no último dia 13 na comunidade e contou com a presença do Prefeito Reginaldo Silva, secretários, dos Vereadores Tone Silvestre e Dezim, além de muitas outras lideranças locais.
Em seu pronunciamento o Prefeito Reginaldo, fez questão de destacar que o Projeto Jaíba, que em outros tempos era visto em segundo plano terá a mesma prioridade da sede do município, e que isso, reflete o respeito que a sua administração tem com a população deste grandioso Projeto. A academia entregue foi fruto de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tadeuzinho.

A comunidade do NS1 foi contemplada também com um veiculo ambulância Fiat, que atenderá as demandas de saúde da comunidade. Para Zé Valci, morador da comunidade, as ações do prefeito Reginaldo Silva, representam respeito pelo Projeto Jaíba e o cumprimento de compromissos feito com a população.

Chuvas de 2017 em Jaíba estão dentro da média regional prevista

Conforme dados pluviométricos colhidos na sede do município de Jaíba, o volume de água das chuvas caídas nesta cidade neste ano de 2017 está dentro da média estabelecida para esta região Norte Mineira que é de 600 milímetros. De janeiro a dezembro de 2017 até a última chuva que ocorreu no último dia 14, choveu 583 milímetros conforme dados colhidos na sede do município.
Apesar da média conseguida neste ano, a grande problemática é a má distribuição durante o ciclo anual, o que compromete sobremaneira a agropecuária.
Para comparar os últimos dados pluviométricos, observamos que em janeiro de 2016 choveu 400 milímetros, enquanto em janeiro de 2017, apenas 63 milímetros, e neste mês de dezembro/2017 choveu 267 milímetros.
Pode ser observado também que nos últimos anos recentes tem sido aumentado o volume de chuvas em Jaíba. As chuvas dos últimos quatro anos ficaram assim distribuídas: 2014= 287,9 milímetros. 2015= 334,4 milímetros. 2016= 619,5 milímetros. 2017= 583,1 milímetros (até 14/12).

Os dados de medição de chuvas são de responsabilidade da Companhia de Recursos Minerais – CPRM que é um órgão do Governo Federal também responsável para medir o volume de águas do rio Verde Grande. 

Sapateiro traz inovações para Jaíba na arte milenar de reparos em calçados

O jovem sapateiro Gabriel Santos está há cinco anos em Jaíba desenvolvendo um dos ofícios mais antigos da humanidade. Ele veio da capital paulista onde fez curso de conserto e fabricação de calçados.
Muita gente ainda não sabe da existência deste ofício e acaba descartando e jogando no lixo muitos calçados em bom estado de conservação e que poderia ser usado por mais um bom tempo. Falta muita informação, uma vez que este tipo de serviço é muito escasso e nem toda cidade conta com esta prestação de serviços. Sendo a profissão de sapateiro muito antiga que pode está chegando ao fim ou ao desuso.
O sapateiro jaibense que conta com uma selecionada clientela, infantil, feminina e masculina informa que não trabalha apenas com calçados usados, pois muitos calçados novos (sapatos ou tênis) vêm apenas colados de fábrica e requer uma costura para maior durabilidade.
Todo o serviço do sapateiro jaibense é agendado e marcado o dia e horário para entrega. Conta o profissional que atende muitos clientes que agregam valor sentimental ao calçado e não quer fazer o descarte, daí é oferecida uma reforma que envolve além de reparos, mudança de cor ou outros enfeites.
Gabriel Santos tem seu atelier montado para atendimento ao público, próximo à Praça do Mercado (centro) e atende também pelo telefone ou whatsapp 031.97533.2859.
Um pouco da história desta profissão
Em pesquisa na internet pudemos ver que o ofício de sapateiro surgiu por volta do ano 280 com os irmãos Crispim e Crispiano, que eram ricos e fizeram voto de pobreza, distribuíram a riqueza e se tornaram sapateiros. Após mil anos, por volta de 1.300, um bispo recuperou as vestes dos irmãos e criou uma Igreja em homenagem a eles. Foi então convencionado o Dia 25 de outubro como o Dia do Sapateiro, em homenagem a São Crispim. Em Franca, São Paulo, que é o grande polo produtivo calçadista, existe uma capela dedicada a São Crispim.

O primeiro calçado foi registrado na história do Egito, por volta de 2000 a 3000 a.C.. Trata-se de uma sandália, composta por duas partes, uma base, formada por tranças de cordas de raízes como cânhamo ou capim, e uma alça presa aos lados, passando sobre o peito do pé. O sapateiro precisa gostar e ter convicção ao escolher essa profissão tão tradicional, pois como diz a sabedoria popular: “é ingrata à profissão de sapateiro, o artista mete as mãos onde os outros colocam os pés”. 

Prefeito Reginaldo e deputado Tadeuzinho solicitam renegociação de produtores do Jaíba com o BDMG

O prefeito Reginaldo Silva, esteve recentemente em audiência na capital mineira com a diretoria do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG para tratativas que podem beneficiar a classe de produtores rurais do município no tocante a suas dívidas e financiamentos no empreendimento agrícola.
Acompanhado do Deputado Estadual Tadeuzinho, o prefeito jaibense foi recebido pelo vice-presidente da instituição financiadora Guilherme Piva e pelo diretor responsável pelo setor de cobranças do BDMG, Edismar Batista, para discutir a renegociação das dívidas dos produtores rurais de Jaíba e solicitar mais investimentos do Banco no Projeto Jaíba.
Na tentativa de buscar alternativas e entender quais as possibilidades de viabilizar as operações e financiamentos aos agricultores, o prefeito Reginaldo Silva explicou que devido às dificuldades de conseguirem outros recursos e por estarem com seus territórios e bens imobilizados no financiamento com o BDMG, muitos produtores não conseguem outras linhas de crédito, pois não dispõem de seus bens como garantia, prejudicando toda a cadeia produtiva e consequentemente o desenvolvimento da região.
Ficou acertado que o BDMG negociará a inclusão destes produtores em uma campanha de renegociação de dívidas antigas que poderá reduzir o valor original em até 60 por cento.
O deputado Tadeu Martins Leite fará a interlocução com outras instituições do governo a fim de agilizar o processo de renegociação e a resolução das pendências do Projeto Jaíba.

“Alguns têm conseguido saldar tudo, retomar o fôlego e a partir de então rediscutir a garantia. Liberada a garantia podemos partir para um próximo financiamento”. Informou o vice-presidente do BDMG. A esta campanha de renegociação a instituição deu o nome de “Saldão”.

Prefeito e deputado viabilizam construção de escolas e creche

Na sua última viagem à capital federal, o prefeito Reginaldo Silva, em uma de suas ações, esteve com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, para tratar das obras da creche e da escola que estão em construção na cidade.
“Questões burocráticas estavam prejudicando o andamento dos projetos, mas agora vamos conseguir solucionar os problemas”. Frisou o prefeito jaibense.  Participaram também da reunião a secretária municipal de Educação, Rosilene Antunes, e engenheiro da prefeitura Paulo Júnior. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Rodrigo de Castro.

Foi iniciado recentemente os trabalhos para edificação de duas escolas municipais e um Centro de Educação Infantil. As escolas serão no bairro São Francisco e Centro Comunitário Rio Verde, e a unidade de atendimento às crianças será no bairro Veredas.

Vacina neutraliza o efeito de cocaína no cérebro

A grande novidade desta vacina é que a mesma possui uma substância que bloqueia a entrada da droga no cérebro, impedindo com isso o seu efeito. Os testes preliminares deram resultados positivos em animais. O próximo passo do estudo é o teste em seres humanos. “Se tudo der certo, acreditamos que até meados de 2018 já começaremos a pesquisa em humanos”, pontuam os pesquisadores.
A boa notícia é que a dependência química de cocaína pode estar com os seus dias contados. Pesquisadores desenvolveram uma substância capaz de induzir o corpo a produzir um anticorpo contra o entorpecente.
O estudo buscou tratar o vício em cocaína com a própria molécula da droga. “Os anticorpos produzidos se ligam à molécula de cocaína na corrente sanguínea e impedem a passagem pela barreira hematoencefálica”, explica o pesquisador.

Um grande problema de saúde pública, a dependência química, independentemente de qual seja, vem apresentando margem crescente de aumento no consumo, principalmente entre adolescentes. Álcool, maconha, cigarro, crack e cocaína estão entre as drogas mais consumidas pelos brasileiros, sendo os efeitos desta última o mais devastador. Todos os estudos de pesquisas são de mineiros da Fapemig e UFMG.

Censo Agropecuário conta com 06 recenseadores e 01 supervisor para Jaíba

Os trabalhos censitários para identificar o perfil do setor agropecuário em Jaíba teve início no último mês de outubro, com previsão para terminar em fevereiro de 2018. Todo o levantamento está sendo feito através de coleta de dados de forma digital quando os agentes visitam todos os estabelecimentos agrícolas do município.
O município foi dividido em 48 setores, e no último Censo Agropecuário realizado em 2007 foram identificados 2.432 estabelecimentos agropecuários. Até o mês passado (novembro) os agentes do IBGE já tinham confirmados a permanência de 714 estabelecimentos, sendo 455 em nova inclusão e nesta data já tinha excluídos 460 do último Censo realizado há 10 anos. Os excluídos são propriedades que não existem mais.
Em aproximadamente cinco meses fazendas, sítios, chácaras e todas as propriedades que atuam na agropecuária serão visitadas por recenseadores que irão coletar dados socioeconômicos dos moradores.
A região Norte de Minas com mais de 90 mil estabelecimentos voltados para o setor, a região lidera o ranking estadual desde o último censo, feito em 2007. O gerente de agência e representante do IBGE em Montes Claros, Paulo Cícero Borges, explica que existem muitas informações a serem atualizadas sobre a agricultura e agropecuária, já que, uma década atrás, a região era a segunda maior empregadora no Estado, com cerca de 300 mil pessoas ocupadas no setor.  “No Norte de Minas, os municípios são extensos em área geográfica e 85% dos estabelecimentos são voltados para a agricultura familiar”, ressalta.

O questionário aplicado aborda questões relacionadas à produção, pessoal ocupado, agricultura familiar, uso de agrotóxicos, entre outros temas. As informações coletadas subsidiarão pesquisas, tomada de decisões na iniciativa privada e a elaboração ou melhoria de políticas públicas para o setor. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE somente em meados de 2018.

Matias Cardoso foi capital mineira por um dia

A nossa vizinha Matias Cardoso foi a capital de Minas por um dia, quando foi comemorado o Dia dos Geraes. O governador mineiro presidiu a solenidade de entrega das Medalhas Maria da Cruz (para mulheres) e Matias Cardoso (para homens). Foram vinte homenageados, além de uma medalha especial para o proprietário da empresa SadaBionergia, Vitório Medioli  que foi agraciado com a medalha Grande Colar dos Geraes, criada este ano. Foi a 10ª edição da premiação.
Matias Cardoso foi o primeiro povoamento mineiro, mas não teve esse registro histórico reconhecido e por isso, a cidade de Mariana assumia a situação de Capital de Minas, sempre comemorado no Dia de Minas. 
Matias Cardoso possui uma das igrejas mais antigas do Estado, a Matriz Nossa Senhora da Conceição que foi construída no ano de 1675. A data escolhida, 8 de dezembro, foi devido ao dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Em 1673, o capitão Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.
Dona Maria da Cruz, por sua vez, que dá nome a uma das medalhas, era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato.
Medalha Matias Cardoso: Alexandre Pires, Rotary Montes Claros; Antônio Júlio, ex-prefeito de Pará de Minas; Célio Murillo, professor da UFMG; Fábio Augusto, Dep. Federal; Jaubert Carneiro, desembargador TJMG; Jean Alves, secretário de Estado Adjunto; Jean Mark, Dep. Estadual; Manoel Carlos, produtor rural; Paulo Afonso Queiroz, produtor rural; Virgílio Guimarães, economista.  
Medalha Maria da Cruz: Alice de Souza, desembargadora TJMG; Ana Maria Camilo, Promotora de Justiça; Arlete Gonçalves, Dep. Estadual; Kely Cristina, diretora SAMU;  Luzimara Silveira, professora Unimontes; Maria Inês, pesquisadora UFMG; Paula Maria, Casa Civil Minas;  Pedrelina Ribeiro Bispo, lavradora; Valquíria Rodrigues, prefeita Varzelândia. Veraci de Sousa, Superintendência Ensino Janaúba.
Ausências

Dos vinte relacionados para receberem a importante medalha, apenas nove compareceram. As principais “estrelas” da festa preferiram ficar em casa. Dos 92 prefeitos do Norte de Minas, apenas oito da região compareceram. Pôde ser observado que tinha mais segurança do que convidados.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Cemig inspeciona rede elétrica em Jaíba e infratores podem responder criminalmente

A Cemig realizou, no último mês de agosto, um mutirão de inspeções contra ligações irregulares na Jaíba, além de executar cortes no fornecimento de energia de clientes inadimplentes.  Na operação, foram inspecionados 149 equipamentos com suspeitas de irregularidades e efetuados 883 cortes por falta de pagamentos. Segundo o gerente da Cemig Marco Antônio de Almeida, “O prejuízo destas irregularidades é rateado entre a distribuidora e os consumidores que pagam corretamente, seguindo procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”.
Conforme o gerente da Cemig, se confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento de toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa. Processo de investigação sobre os suspeitos está em andamento.
Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular.

“Uma nova operação da Cemig em Jaíba pode acontecer a qualquer momento”. Previu o gerente Eduardo da Cemig de Janaúba.

Católicos de Jaíba e Janaúba lamentam transferência de seus padres

chegará Pe. Henrique
SAIRÁ Pe. Ademir
Se por um lado grande parte dos católicos jaibenses manifestaram clamor através das redes sociais sobre a transferência do Pe. Ademir, também os fiéis da vizinha Janaúba choraram pelo anúncio da saída do Pe. Henrique que por 30 anos presta um brilhante trabalho à comunidade gorutubana. A saída destes dois padres dos municípios está marcada para o mês de janeiro de 2018.
O Pe. Henrique é o pároco mais antigo em atividades na cidade de Janaúba. O Padre Henrique Alves de Oliveira Filho completaria no dia 9 de fevereiro próximo 30 anos de sacerdócio na cidade janaubense, Ele que é natural de Brasília de Minas, localizada também nesta região Norte Mineira chegou em solo gorutubano em 9 de fevereiro de 1988 para assumir a quase paróquia Nossa Senhora Aparecida – virou paróquia em 12 de outubro de 1988, justamente no dia em que Henrique Alves completava um ano de ordenação.
A Diocese de Janaúba em que Jaíba está ligada possui 42 paróquias em 24 municípios. Em um vídeo que foi compartilhado na rede social o Pe. Henrique, mantendo um clima sereno e muito calmo ressaltou que a renovação em paróquias tem como finalidade a geração de entusiasmos nas comunidades e levar sempre o evangelho de Jesus. “Estamos atendendo o chamamento do pastor”, justificou o religioso.
O Bispo Dom Ricardo (de Janaúba) diante da repercussão do assunto sobre tal transferência procurou uma emissora de rádio de Janaúba e disse que o remanejamento dos padres faz parte de uma medida tomada pelo Papa Francisco e busca a integração missionária dos sacerdotes.

O chefe maior da Igreja Católica desta região em entrevista a radio de Janaúba pediu aos fiéis tranquilidade e sabedoria para entender que o Padre é um missionário por vocação e determinação da Igreja e deve ir levar o seu trabalho e acolhimento onde se fizer necessário. Disse entender a situação das pessoas que criam vínculos com o sacerdote que ficou em uma cidade durante muito tempo, porém, fez questão de lembrar que este mesmo vínculo pode se tornar prejudicial aos trabalhos da Igreja. Exemplifica, “como se fosse uma mãe que protege demasiadamente seu filho, encobrindo seus erros”. Assim passa a ser a igreja quando um sacerdote permanece por muito tempo no mesmo lugar devido ao vínculo emocional que abrange as pessoas da comunidade.

Presidente da Codevasf visita Projeto Jaíba e viabiliza recursos

DEPUTADO Rodrigo de Castro, equipe
da Codevasf e prefeito Reginaldo
O presidente da Codevasf Avelino Neiva esteve no início deste mês visitando o município de Jaíba para conhecer pela primeira vez a realidade vivida pela classe produtora e comprometeu junto ao prefeito Reginaldo a liberação de recursos de mais de 16 milhões de reais para a instalação de bombas flutuantes de captação de água, além de obras de desassoreamento do canal de chamada em Mocambinho, que está em estado crítico. Também acompanhou o presidente da Codevasf o deputado Rodrigo de Castro que intermediou essa visita e também fez gestão junto ao Ministério da Integração em Brasília.
O representante da Codevasf atendeu uma antiga reivindicação das lideranças do Projeto Jaíba garantindo a liberação de recursos da ordem de 16 milhões de reais, sendo 11 milhões para a implantação das bombas flutuantes de captação de água e 5 milhões para obras de desassoreamento do canal de chamada, obras fundamentais para o Projeto Jaíba.
´´Sabemos da importância desse projeto para Jaíba, para Minas Gerais e para o país. Por isso, vocês todos aqui, podem ir dormir tranquilos que a CODEVASF irá fazer o papel dela, que é garantir a continuidade deste projeto, alocando os recursos necessários. O que vocês me pediram aqui hoje, está garantido. Registro aqui o meu agradecimento ao deputado Rodrigo de Castro e o prefeito Reginaldo pelo convite´. Ressaltou o presidente da CODEVASF, Avelino Neiva em visita técnica no Projeto Jaíba.

Prestigiaram também a visita, a Deputada Raquel Muniz, bem como representantes da Emater, Sada Bionergia, DIJ I, DIJ II, produtores rurais, associações, vereadores e lideranças locais.

Programa de mecanização agrícola é lançado em Jaíba

Dep. Tadeuzinho e Gov. Pimentel entregam 
trator ao prefeito Reginaldo
Visando a adequação de melhorias para os produtores rurais de sequeiro e irrigado, foi lançado pela Prefeitura de Jaíba neste mês de novembro o importante Programa de Mecanização Agrícola com a oferta de tratores e equipamentos com um preço bastante reduzido e acessível a todos. O lançamento do programa teve o envolvimento do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável).
O prefeito Reginaldo acompanhado do vice-prefeito Arnaldo, secretários, vereadores e demais lideranças, participou de reuniões em diferentes locais do município para apresentar o maquinário do programa e explicar as suas regras de funcionamento. O programa disponibiliza inicialmente dois tratores e implementos agrícolas para ajudar os produtores da agricultura familiar do município no manejo do solo.
Participaram do lançamento deste programa, representantes da EMATER, vereadores, representantes do DIJ, Sindicato Rural, presidentes de 11 associações de produtores rurais do município, e outras lideranças.

Para mais informações sobre o uso dos tratores e implementos agrícolas, é necessário procurar o presidente da associação de produtores rurais de cada comunidade, ou a Secretaria Municipal de Agricultura.

Animais soltos serão apreendidos e donos multados

A Prefeitura de Jaíba informa que já iniciou a apreensão dos animais de médio e grande porte como bovinos, equinos, suínos, caprinos e outros que se encontram soltos de forma irregular pelas vias públicas da cidade.
´´Pedimos para todos que possuem animais de grande porte para que fiquem atentos e contribuam com a manutenção e limpeza da nossa cidade e não deixem seus animais soltos nas ruas. “Essa é uma ação que depende de esforços em conjunto para que dê certo”, disse o secretário de agricultura Cássio Dias.

A Secretaria de Agricultura informa que a liberação dos animais se dará após o pagamento de multas de apreensão e estadia no curral da prefeitura.

Antiga igreja de Mocambinho vira patrimônio cultural estadual

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHAMG reconheceu neste mês as ruínas da capela de Mocambinho como patrimônio cultural do Estado. Jaíba avança mais um passo rumo ao reconhecimento pelo governo do estado como polo turístico e cultural.
Localizada no Projeto Jaíba, as ruínas da capela de Mocambinho possuem importante valor histórico e cultural. Acredita-se que elas pertençam à igreja do arraial de Matias Cardoso ou do Retiro, denominada como igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Retiro, que foi abandonada devido às enchentes do rio São Francisco. Estima-se que a sua construção tenha se dado entre a segunda metade do século XVII e princípio do século XVIII. Conforme dados publicados pelo Iepha-MG.
As ruínas de Mocambinho testemunham o período da conquista, pelos paulistas e baianos, dos territórios ao longo do rio São Francisco, no início do século XVIII, quando as áreas de mineração estavam em processo inicial de descobertas e de povoamento em Minas Gerais. Além disso, documentam a presença da igreja católica no processo de colonização.
O Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Conep aprovou, por maioria, o tombamento das Ruínas desta Capela de Mocambinho. A presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, destacou a importância desses tombamentos para Minas Gerais. “É um trabalho iniciado nos anos 80 que se conclui depois de muitos anos e que abre uma perspectiva de uma nova apropriação, ressignificação e conhecimento dessa região pela comunidade local e pela comunidade próxima. É de extrema importância, para toda a população mineira, o reconhecimento dessa região do estado”.

O estilo de construção desta igreja e o seu característico projeto arquitetônico e todas as particularidades do sistema construtivo utilizado, sobretudo no que se refere ao ainda pouco investigado uso de tijolos em território mineiro, documentam o tráfego de influências culturais pela região do São Francisco e o emprego de conhecimento e de mão de obra experientes na adequação aos materiais existentes na região.

Aulas de capoeira gratuita para crianças carentes

A Prefeitura de Jaíba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que tem uma parceria com o grupo de capoeira Ginga Bahia e com a E.E. Clara Menezes Dias. Através desta parceria, são ministradas aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes carentes do bairro Veredas em Jaíba.
As aulas são ministradas pelo professor Valdivino (Gancho) e acontecem três vezes por semana na quadra poliesportiva da escola Clara Menezes no bairro Veredas.
Além de levar esporte e lazer para crianças e jovens, essa iniciativa ainda ajuda a desenvolver noções de cidadania e valores, mantendo-os longe das drogas e da criminalidade.

Para se inscrever, os interessados devem procurar a E.E Clara Menezes no bairro Veredas ou mais informações no CRAS na Av. João Teixeira Filho, 581.

Cartilha apresenta as principais informações do município jaibense

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jaíba desenvolveu uma cartilha com as principais informações do município. Fácil de manusear, o livreto traz em sua capa a marca da Região do Jaíba e um belíssimo pôr do sol no Projeto Jaíba.
Ao folhear, o leitor terá um panorama completo sobre a cidade. O primeiro aspecto abordado é o histórico. Três páginas foram dedicadas para contar o surgimento de Jaíba, desde os tempos de povoado fundado pelos primeiros colonizadores, até a divisão territorial atual, seus bairros e comunidades.
Aspectos físicos, como o relevo; ambientais, como o seu bioma, composto por cerrado e caatinga, e demográficos, com população estimada – 40 mil habitantes - e taxa de crescimento geométrico também constam.
Os empregos formais, o comércio, a agricultura e a pecuária, entre outros, também são detalhados.
A porcentagem de tratamento de esgoto, abastecimento de água, estabelecimentos de saúde, leitos e profissionais da área de saúde também estão registrados.
Para o prefeito Reginaldo Silva, a publicação valoriza ainda mais a cidade. “O material, sempre pautado em fontes oficiais, é ideal para aqueles que buscam informações do município de forma rápida e eficaz”, analisa.

Para ter acesso a cartilha, basta procurar a secretaria municipal de cultura e turismo no prédio sede da prefeitura ou enviar um e-mail para turismo@jaiba.mg.gov.br ou cultura@jaiba.mg.gov.br

Poços artesianos do município são vistoriados

A Prefeitura de Jaíba, através da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), em um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando um trabalho de vistoria e levantamento das condições operacionais dos poços artesianos do município.
Após esse trabalho, serão adquiridas bombas hidráulicas, caixas d'água e tubulações para captação e distribuição de água nas comunidades rurais do município. Recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo de Castro.
De acordo com o Eng. Ambiental da prefeitura e coordenador da COMPDEC, Guilherme Henrique, os trabalhos estão em fase de conclusão e o objetivo da ação é identificar os poços que precisam de reparos para que possam funcionar normalmente a fim de minimizar os efeitos da crise hídrica que a região enfrenta.
´´Temos muitos poços há muitos anos inoperantes por falta de manutenção adequada. Já reativamos alguns e estamos trabalhando para reativar outros nos próximos dias´´. Frisou o engenheiro ambiental.

Repelentes são distribuídos para mulheres grávidas

A Secretaria Municipal de Saúde, já está disponibilizando repelentes para uso exclusivo de grávidas com o objetivo de prevenir casos de zika e outras doenças associadas à viroses.
Segundo secretária de Saúde, Josy Freitas, a distribuição é gratuita e destinada para mulheres inseridas em programas sociais. Cada gestante tem direito a um frasco de repelente por mês, e caso ainda não esteja sob acompanhamento de pré-natal deverá ser imediatamente encaminhada para uma das unidades de saúde da cidade. Vale lembrar que mesmo em casos de não acompanhamento do pré-natal é possível fazer a retirada do produto.

Novas regras trabalhistas já estão em vigor

Desde o último dia 11 já está em vigor as novas regras trabalhistas. A nova lei que traz mais de 100 novidades tem como principal inovação a prevalência do “acordado sobre o legislado” em determinados temas. Significa dizer que a negociação entre patrões e empregados passará a valer mais do que a lei em situações específicas, como a decisão sobre o fracionamento das férias e a organização dos planos de cargos e da jornada de trabalho.
As duas partes poderão decidir, em conjunto, como distribuir melhor o tempo trabalhado, desde que respeitados os limites de 44 horas semanais.
O horário de almoço pode sofrer alteração. Esse tempo passará a ser de, no mínimo, 30 minutos, a ideia é que a diferença no período seja abatida no fim do expediente.
Por acordo individual, diretamente entre empregado e patrão, também poderão ser negociados pontos como o banco de horas. Se as duas partes concordarem com os termos, a compensação poderá ser feita de maneira flexível, desde que as horas trabalhadas a mais sejam compensadas em até seis meses.
Quanto às férias, o período disponível continua o mesmo: 30 dias por ano. O que muda é que, em consenso com o empregador, o funcionário poderá dividir esse período em três, desde que um deles tenha pelo menos 14 dias corridos.

Acabou a obrigatoriedade de que os sindicatos ou o Ministério do Trabalho homologuem as rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano. 

Regularização fundiária na Frente III Projeto Jaíba

A Prefeitura de Jaíba, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, está acompanhando técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura no trabalho de mapeamento para a futura regularização de áreas na comunidade da Frente III.
O trabalho consiste em levantamento topográfico e posteriormente cadastramento das famílias residentes nas áreas.
De acordo com o Eng. Civil da prefeitura, Paulo Júnior, o mesmo trabalho também já está sendo realizado em algumas áreas em Jaíba e estão já na segunda fase do processo.

´´Esse trabalho é fundamental para resolvermos um problema antigo de Jaíba, que é a falta de regularização das terras, e que atrapalha muito o desenvolvimento local´´. Ressaltou o engenheiro civil.

Pedestres e ciclistas punidos com multa de trânsito

Pedestres e ciclistas em todo Brasil poderão agora ser punidos com multas de trânsito. O Departamento Nacional de Trânsito regulamentou a Resolução 706/2017, referente aos procedimentos de autuação. As medidas já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro de 1997, mas não tinham sido regulamentadas. O prazo de implantação é de 180 dias.
Poderá será autuado, por exemplo, o pedestre que permanecer nas pistas por onde passam os veículos. Também cometerá infração quem cruzar pistas em viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde existir permissão. Foi regulamentada a proibição de atravessar vias dentro das áreas de cruzamento, salvo quando houver sinalização para esse fim.
A regulamentação permite punição de quem utilizar sem autorização vias para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito. A autuação inclui andar fora da faixa própria, da passarela, da passagem aérea ou subterrânea.
A punição ao pedestre é de R$ 44,19. Ainda poderão ser autuados ciclistas que conduzam onde não seja permitida a circulação, ou guiem de forma agressiva. Para os ciclistas o valor é de R$ 130,16, e além da multa haverá remoção da bicicleta.
De acordo com o Denatran, o pedestre ou ciclista infrator será obrigatoriamente identificado no
auto de infração, mediante abordagem, na qual será inserido o nome completo, documento de identificação e, quando possível, o endereço e a inscrição no CPF.
Com esta nova Resolução, agentes de trânsito poderão multar ciclistas e pedestres a partir de abril de 2018.


segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mês de outubro foi marcado pelo maior encontro de fruticultores com apoio da prefeitura de Jaíba, Aslim, Abanorte e outros

               ABERTURA oficial do workshop
       MUITOS expositores e muita novidade

     PREFEITURA esteve presente com stand

     DEPTADO Tadeuzinho prestigiou o evento


Um Seminário e um Workshop com quatro dias de palestras e debates sobre as frutas da região Norte Mineira
Foi um grande marco na fruticultura da região do Jaíba nestes últimos quatro dias quando os fruticultores demonstrando espírito de coletividade e com muita organização realizaram eventos de grande magnitude onde reuniu com demais fruticultores de todo país num grande debate sobre o setor envolvendo muitos técnicos e pesquisadores no sentido de alavancar o desenvolvimento do setor agrícola e consequentemente o crescimento do município de Jaíba.
Aconteceu um seminário coordenado pela Abanorte e Adeseg na sede do município de Jaíba e em seguida um workshop na sede da Associação dos Produtores de Limão – Aslim no Projeto Jaíba, ambos com a participação da Prefeitura de Jaíba, tendo como discursão maior o desenvolvimento da fruticultura.
“O objetivo do seminário foi contribuir com a integração, atualização técnica e informação dos produtores, profissionais, empresas, instituições e demais atores ligados ao agronegócio de frutas”. Explicou o prefeito Reginaldo Silva.
Prestigiou também o evento do Seminário da Fruticultura, o prefeito de Janaúba, Isaildon Mendes, o secretário executivo da região norte dos Fóruns Regionais, Sued Parrela, Eujânio Costa Santos, Supervisor Regional Norte da Junta Comercial, diretores do Sebrae e muitas outras autoridades.
O prefeito Reginaldo Silva elogiou a organização dos produtores e pediu aos deputados presentes maior representatividade política do Projeto Jaíba no cenário nacional. Representantes dos produtores também reclamaram da falta dos olhos do governo para a classe produtora local. Estiveram presentes o deputado estadual Tadeuzinho e a deputada federal Raquel. O presidente do Sindicato dos Produtores Dalton Londi enalteceu para que mude o termo “Projeto” Jaíba, para “Região” do Jaíba, pois há muito tempo, deixou de ser um projeto para ser uma realidade.
Quanto ao 1º Workshop de Fruticultura, o evento surgiu do ideal de proporcionar amplo contato entre produtores, empresas expositoras, palestrantes renomados e entidades do setor para capacitação, orientação e geração de negócios.
“Informação, comunicação, determinação e superação, são fatores fundamentais para um profissional completo”. Este foi o lema dos organizadores. A Programação Técnica do Workshop de Fruticultura ofereceu aos participantes inovação, atualização e aprimoramento de seus conhecimentos, através de novas tecnologias a serem utilizadas neste amplo universo que é o Agronegócio.
O evento de lançamento contou com 15 palestrantes, opções de cursos importantes para capacitação profissional no ramo da Fruticultura e mais de 20 expositores preparados para receber um público formado essencialmente por produtores rurais e demais profissionais do setor. Houve também a apresentação de um helicóptero destinado a pulverização de frutas.
A ASLIM - Associação dos Produtores de Limão e outras frutas da Região do Jaíba iniciou suas atividades há treze anos, em agosto de 2004, com o objetivo de ser o elo entre os produtores da região e o mercado.
Localizada no Perímetro Irrigado do Jaíba, a associação abrange sete municípios e está em busca constante pela maior qualidade de seus produtos.
A ASLIM promove o desenvolvimento econômico e social da região ao receber todo o limão dos produtores e comercializá-lo de forma organizada e sustentável no mercado interno e externo.

Temas abordados no workshop: Cenário da Fruticultura Norte Mineira - Nutrição da Mangicultura - Solução Nutritiva, Completa e Balanceada para a Cultura da Manga - Manejo da Cultura da Mangueira - Manejo de Bioestimulantes na Cultura da Mangueira - Cenário Econômico da Manga - Manejo da Murcha de Fusarium da Bananeira - Uso de Bioestimulantes no stresse de plantas  - Microorganismos no Manejo Do Solo - Manejo de Irrigação - Cenário Econômico da Banana - Componentes da produtividade da água modelados por sensoriamento remoto em limoeiros irrigados no Semiárido Mineiro - Manejo Integrado de Pragas - A importância do Magnésio na agricultura - Manejo de plantas de cobertura de solo na sustentabilidade da Citricultura - Manejo Nutricional Eficiente para Altas Produtividades no Citros - Pós-colheita da Lima Ácida Tahiti - Uso de Bioestimulantes na Lima Ácida Tahiti - Nutrição do limão Taiti, do plantio à colheita - Cenário Econômico da Lima Ácida Tahiti.

Jaíba em parceria com Matias Cardoso inaugura Casa Lar para abrigar crianças carentes

SOLENIDADE de inauguração com juiz, 
promotor e várias autoridades
Já está funcionando no Projeto Jaíba (Mocambinho) uma casa ampla e bem estruturada para abrigar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social que está atendendo os municípios de Jaíba e Matias Cardoso. A Casa Lar não pode ser confundida com uma creche, pois o objetivo maior é amparar na forma de moradia aquelas crianças que não possuem o amparo familiar, como é o caso de pais presos ou usuários de drogas ou bebidas alcóolicas ao ponto de perder a capacidade de criar os filhos.
A casa conta com funcionários cedidos pelos dois municípios e também um casal que mora em definitivo nesta casa para cuidar dos menores, montando assim um clima familiar.
A inauguração contou com a presença de várias autoridades, entre elas o juiz da vara da infância o Dr Luis Felipe, os promotores Guilherme Abras e Guilherme de Sales. O prédio para funcionar a Casa Lar foi cedido pelo Estado através da Secretaria de Agricultura e com o apoio do Deputado Estadual Tadeuzinho.
A Casa Lar de Jaíba e Matias Cardoso é um Serviço da Alta Complexidade da Assistência Social onde atende "temporariamente" crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida de proteção, em decorrência de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitados de cumprir a função de cuidado e proteção, seja por negligência ou situações de vulnerabilidade e risco social.
Jaíba e Matias tornaram referencia no Norte de Minas
Autoridades presentes na inauguração fizeram questão de afirmar que estes dois municípios tornaram-se referencia no serviço de acolhimento de menores.
Levando em consideração essa referencia, é importante salientar algumas questões sobre o funcionamento da Casa Lar que tem um Regimento Interno totalmente baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele é taxativo ao dizer que as visitas devem ser pré-agendadas com a coordenadora da Casa Lar, sem atrapalhar a rotina das crianças e adolescentes acolhidos.
No mesmo sentido, as leis protetoras dos direitos da criança e adolescentes dizem que unidades de acolhimento devem sempre ter a estrutura de funcionamento de uma casa comum, sendo o motivo da preocupação da administração de garantir um casal social, dentre outros detalhes.
Se alguém quiser fazer alguma doação deve procurar o Creas (avenida do hospital, em frente ao Consultório de Dr. Walteir), que a equipe técnica fará o encaminhamento necessário.
A Casa Lar de Jaíba e Matias Cardoso recebeu o nome de “Casa Lar Lázaro Gabriel” em homenagem a um recém-nascido de Jaíba em situação de vulnerabilidade e que recebeu toda a atenção da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.

“É uma grande conquista da população jaibense que há muito tempo sonha com este momento. Parabéns a todos que contribuíram de forma direta ou indiretamente para a concretização deste sonho e em especial ao meu colega e vizinho prefeito Edmárcio”. Frisou o prefeito Reginaldo durante a inauguração.

Jaíba inaugura a Sala Mineira do Empreendedor para viabilizar novos investidores

O principal objetivo da Sala Mineira do Empreendedor (que está funcionando no prédio do CDL na avenida da prefeitura) é facilitar e oferecer mais suporte aos novos investidores que vão firmar seus negócios no município de Jaíba. Trata-se de uma parceria do Sebrae – Prefeitura – Junta Comercial de Minas. Os membros da Sala Mineira do Empreendedor são pessoas de Jaíba que passaram por uma ampla capacitação para gerir suas funções.
A prefeitura de Jaíba pretende com esta inovação, buscar uma maneira de facilitar as pessoas que querem abrir seus próprios negócios, minimizando os problemas e os riscos. É também uma maneira de concentrar todas as informações num único local, atendendo principalmente as pessoas de foram que queiram investir no município.
O representante da Junta Comercial que esteve na inauguração frisou que até pouco tempo, gastava-se 90 dias para constituir uma empresa, diante da problemática e da burocracia, e atualmente este serviço pode ser feito em apenas cinco dias, usando a Sala Mineira do Empreendedor, que representa de forma conjunta num mesmo local todas as entidades envolvidas que são: Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura.
A Sala Mineira do Empreendedor nasceu com a missão de tornar-se referência no atendimento aos empreendedores da cidade e região. A forma de atuação será embasada em três pilares básicos: orientações e informações, serviços e capacitações (por meio de programas regulares dos parceiros). No leque de ofertas estão entre outros serviços: Orientação prévia sobre registro (CNPJ), inscrições estadual e municipal; Cadastro como fornecedor da Prefeitura; Orientação para participação nos processos de compras do município; Formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI); Programas regulares de capacitações Sebrae e Jucemg.

“Os objetivos desta Sala são os de facilitar a vida do empreendedor local, melhorar o ambiente de negócios, aumentar a competitividade e propor o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos no município”. Frisou o prefeito Reginaldo Silva no ato de inauguração.

Encontro regional de motoqueiros bastante prestigiado

Uma verdadeira festa marcada com o ronco das gigantescas motos e ao som de uma banda de rock in roll para alegrar a classe dos motoqueiros de Jaíba e convidados num encontro ao sabor de muito churrasco.
A Prefeitura de Jaíba, através da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, apoiou a realização da 4ª edição deste evento no último dia 21.
O evento aconteceu na Praça Sardote Ferreira (Praça do Gelada) e contou com a participação de muitos motociclistas de Jaíba e de cidades vizinhas que vieram prestigiar o evento.
´´Estamos satisfeitos com o resultado do evento e com o apoio que a prefeitura nos deu, pois essa é a 4ª edição do Moto Churrasco e pretendemos fazer destes encontros uma festa tradicional aqui em nossa cidade e o apoio da prefeitura foi e vai continuar sendo fundamental para que isso aconteça”. Afirmou Eujácio Silva, um dos organizadores do evento.

O prefeito Reginaldo Silva também participou do evento e aproveitou para conhecer as motos que vieram ao encontro. 

Relatório aponta a pior crise do rio Verde Grande

A Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou recentemente um boletim hídrico sobre a situação do nosso saudoso rio Verde Grande em que a população jaibense ainda mantém a esperança e a fé de vê-lo recuperado e vigoroso. De acordo com o documento, os anos 2016 e 2017 foram os de menor volume deste rio em toda sua história, quebrando o recorde negativo registrado 2008.
“Crise hídrica não é só a escassez de água, é também o uso incorreto dela. Por exemplo, enchentes em que a água da chuva não é aproveitada. O ser humano desafia a natureza, implantando culturas que o solo não permite, perfurando poços artesianos sem autorização e o uso inconsciente da água da superfície”, enfatizou Wilde Cardoso, especialista em recursos hídricos da ANA.
O rio Verde Grande está com a sua menor vazão em toda sua história, com apenas 100 litros por segundo e lamina d’água de 18 centímetros, nas proximidades da cidade de Verdelândia (acima), quando o comum é ter 64 centímetros e 1.000 litros por segundo, neste mesmo local.
O relatório foi apresentado neste mês em Montes Claros, por Wilde Cardoso, da Agência Nacional de Águas, durante a audiência da Comissão da Crise Hídrica da Câmara dos Deputados.
Na sua palestra, Wilde Cardoso explicou que o semiárido mineiro é o mais povoado de todo mundo e que a região quebra desafios, como ser o maior produtor de bananas. Lembra que desde 1996 o Governo passou a estabelecer normas para o rio Verde Grande, por causa da grande exploração de água. Ele salientou ainda que foram programadas mais de 12 barragens para recuperar o Verde Grande, mas nenhuma obra saiu do papel. A esperança agora é a Barragem de Congonhas, que perenizaria o rio Verde Grande.

O secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Ronaldo Mota Dias, alegou que a situação do Norte de Minas é provocada pela falta de força política. Ele propôs que o Governo use os recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) para financiar a construção de pequenas barragens para os produtores rurais, com taxas de juros atrativas, como forma de segurar as águas das chuvas. Ele lembra que somente isso seria suficiente para conter a perfuração excessiva de poços, que transformam a região em tabuleiro de palito.