segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mês de outubro foi marcado pelo maior encontro de fruticultores com apoio da prefeitura de Jaíba, Aslim, Abanorte e outros

               ABERTURA oficial do workshop
       MUITOS expositores e muita novidade

     PREFEITURA esteve presente com stand

     DEPTADO Tadeuzinho prestigiou o evento


Um Seminário e um Workshop com quatro dias de palestras e debates sobre as frutas da região Norte Mineira
Foi um grande marco na fruticultura da região do Jaíba nestes últimos quatro dias quando os fruticultores demonstrando espírito de coletividade e com muita organização realizaram eventos de grande magnitude onde reuniu com demais fruticultores de todo país num grande debate sobre o setor envolvendo muitos técnicos e pesquisadores no sentido de alavancar o desenvolvimento do setor agrícola e consequentemente o crescimento do município de Jaíba.
Aconteceu um seminário coordenado pela Abanorte e Adeseg na sede do município de Jaíba e em seguida um workshop na sede da Associação dos Produtores de Limão – Aslim no Projeto Jaíba, ambos com a participação da Prefeitura de Jaíba, tendo como discursão maior o desenvolvimento da fruticultura.
“O objetivo do seminário foi contribuir com a integração, atualização técnica e informação dos produtores, profissionais, empresas, instituições e demais atores ligados ao agronegócio de frutas”. Explicou o prefeito Reginaldo Silva.
Prestigiou também o evento do Seminário da Fruticultura, o prefeito de Janaúba, Isaildon Mendes, o secretário executivo da região norte dos Fóruns Regionais, Sued Parrela, Eujânio Costa Santos, Supervisor Regional Norte da Junta Comercial, diretores do Sebrae e muitas outras autoridades.
O prefeito Reginaldo Silva elogiou a organização dos produtores e pediu aos deputados presentes maior representatividade política do Projeto Jaíba no cenário nacional. Representantes dos produtores também reclamaram da falta dos olhos do governo para a classe produtora local. Estiveram presentes o deputado estadual Tadeuzinho e a deputada federal Raquel. O presidente do Sindicato dos Produtores Dalton Londi enalteceu para que mude o termo “Projeto” Jaíba, para “Região” do Jaíba, pois há muito tempo, deixou de ser um projeto para ser uma realidade.
Quanto ao 1º Workshop de Fruticultura, o evento surgiu do ideal de proporcionar amplo contato entre produtores, empresas expositoras, palestrantes renomados e entidades do setor para capacitação, orientação e geração de negócios.
“Informação, comunicação, determinação e superação, são fatores fundamentais para um profissional completo”. Este foi o lema dos organizadores. A Programação Técnica do Workshop de Fruticultura ofereceu aos participantes inovação, atualização e aprimoramento de seus conhecimentos, através de novas tecnologias a serem utilizadas neste amplo universo que é o Agronegócio.
O evento de lançamento contou com 15 palestrantes, opções de cursos importantes para capacitação profissional no ramo da Fruticultura e mais de 20 expositores preparados para receber um público formado essencialmente por produtores rurais e demais profissionais do setor. Houve também a apresentação de um helicóptero destinado a pulverização de frutas.
A ASLIM - Associação dos Produtores de Limão e outras frutas da Região do Jaíba iniciou suas atividades há treze anos, em agosto de 2004, com o objetivo de ser o elo entre os produtores da região e o mercado.
Localizada no Perímetro Irrigado do Jaíba, a associação abrange sete municípios e está em busca constante pela maior qualidade de seus produtos.
A ASLIM promove o desenvolvimento econômico e social da região ao receber todo o limão dos produtores e comercializá-lo de forma organizada e sustentável no mercado interno e externo.

Temas abordados no workshop: Cenário da Fruticultura Norte Mineira - Nutrição da Mangicultura - Solução Nutritiva, Completa e Balanceada para a Cultura da Manga - Manejo da Cultura da Mangueira - Manejo de Bioestimulantes na Cultura da Mangueira - Cenário Econômico da Manga - Manejo da Murcha de Fusarium da Bananeira - Uso de Bioestimulantes no stresse de plantas  - Microorganismos no Manejo Do Solo - Manejo de Irrigação - Cenário Econômico da Banana - Componentes da produtividade da água modelados por sensoriamento remoto em limoeiros irrigados no Semiárido Mineiro - Manejo Integrado de Pragas - A importância do Magnésio na agricultura - Manejo de plantas de cobertura de solo na sustentabilidade da Citricultura - Manejo Nutricional Eficiente para Altas Produtividades no Citros - Pós-colheita da Lima Ácida Tahiti - Uso de Bioestimulantes na Lima Ácida Tahiti - Nutrição do limão Taiti, do plantio à colheita - Cenário Econômico da Lima Ácida Tahiti.