segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Jaíba em parceria com Matias Cardoso inaugura Casa Lar para abrigar crianças carentes

SOLENIDADE de inauguração com juiz, 
promotor e várias autoridades
Já está funcionando no Projeto Jaíba (Mocambinho) uma casa ampla e bem estruturada para abrigar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social que está atendendo os municípios de Jaíba e Matias Cardoso. A Casa Lar não pode ser confundida com uma creche, pois o objetivo maior é amparar na forma de moradia aquelas crianças que não possuem o amparo familiar, como é o caso de pais presos ou usuários de drogas ou bebidas alcóolicas ao ponto de perder a capacidade de criar os filhos.
A casa conta com funcionários cedidos pelos dois municípios e também um casal que mora em definitivo nesta casa para cuidar dos menores, montando assim um clima familiar.
A inauguração contou com a presença de várias autoridades, entre elas o juiz da vara da infância o Dr Luis Felipe, os promotores Guilherme Abras e Guilherme de Sales. O prédio para funcionar a Casa Lar foi cedido pelo Estado através da Secretaria de Agricultura e com o apoio do Deputado Estadual Tadeuzinho.
A Casa Lar de Jaíba e Matias Cardoso é um Serviço da Alta Complexidade da Assistência Social onde atende "temporariamente" crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida de proteção, em decorrência de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitados de cumprir a função de cuidado e proteção, seja por negligência ou situações de vulnerabilidade e risco social.
Jaíba e Matias tornaram referencia no Norte de Minas
Autoridades presentes na inauguração fizeram questão de afirmar que estes dois municípios tornaram-se referencia no serviço de acolhimento de menores.
Levando em consideração essa referencia, é importante salientar algumas questões sobre o funcionamento da Casa Lar que tem um Regimento Interno totalmente baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele é taxativo ao dizer que as visitas devem ser pré-agendadas com a coordenadora da Casa Lar, sem atrapalhar a rotina das crianças e adolescentes acolhidos.
No mesmo sentido, as leis protetoras dos direitos da criança e adolescentes dizem que unidades de acolhimento devem sempre ter a estrutura de funcionamento de uma casa comum, sendo o motivo da preocupação da administração de garantir um casal social, dentre outros detalhes.
Se alguém quiser fazer alguma doação deve procurar o Creas (avenida do hospital, em frente ao Consultório de Dr. Walteir), que a equipe técnica fará o encaminhamento necessário.
A Casa Lar de Jaíba e Matias Cardoso recebeu o nome de “Casa Lar Lázaro Gabriel” em homenagem a um recém-nascido de Jaíba em situação de vulnerabilidade e que recebeu toda a atenção da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.

“É uma grande conquista da população jaibense que há muito tempo sonha com este momento. Parabéns a todos que contribuíram de forma direta ou indiretamente para a concretização deste sonho e em especial ao meu colega e vizinho prefeito Edmárcio”. Frisou o prefeito Reginaldo durante a inauguração.