segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mais um mutirão para limpeza e preservação do rio verde

Visando a proximidade das chuvas que estão por vir, uma grande equipe liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma ampla limpeza na calha do rio Verde Grande. O trecho da limpeza iniciou próximo a barragem da Copasa e foi até a estação de tratamento do esgoto abaixo da ponte. A atitude procurou um caminho de envolver mais a comunidade jaibense e manter a tradição da limpeza da calha do rio mantendo uma periodicidade fixa no sentido de manter e preservar o ainda tímido manancial.
A limpeza envolveu máquinas e equipamentos como trator e retroescavadeira e contou com a presença de várias instituições envolvendo alunos, e demais entidades organizadas. A participação da comunidade foi essencial para o sucesso desta tarefa. O secretário de Meio Ambiente Adílio Teixeira informou que existem uma quantidade grande quantidade de nascentes naturais que estão aflorando em plena seca que precisa ser preservado com urgência.
O mutirão também contou com a parceria da Polícia Militar Ambiental e Unopar, além do apoio de servidores da Vigilância Sanitária, garis e alunos das escolas Zoé Machado e Timóteo Lisboa Guerra.

O resultado foi o recolhimento de toneladas de lixo, principalmente pneus, deixando as margens e o leito do rio limpos para a chegada das águas. ´´O mutirão de hoje é apenas uma das ações que estamos fazendo para recuperarmos nosso rio. Além do cuidado com as nascentes, também vamos iniciar um trabalho de conscientização da população sobre o descarte correto do lixo e vamos por em prática o plano de reflorestamento da mata ciliar.´´ explicou o prefeito Reginaldo Silva.