segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Cemig inspeciona rede elétrica em Jaíba e infratores podem responder criminalmente

A Cemig realizou, no último mês de agosto, um mutirão de inspeções contra ligações irregulares na Jaíba, além de executar cortes no fornecimento de energia de clientes inadimplentes.  Na operação, foram inspecionados 149 equipamentos com suspeitas de irregularidades e efetuados 883 cortes por falta de pagamentos. Segundo o gerente da Cemig Marco Antônio de Almeida, “O prejuízo destas irregularidades é rateado entre a distribuidora e os consumidores que pagam corretamente, seguindo procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”.
Conforme o gerente da Cemig, se confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento de toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa. Processo de investigação sobre os suspeitos está em andamento.
Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular.

“Uma nova operação da Cemig em Jaíba pode acontecer a qualquer momento”. Previu o gerente Eduardo da Cemig de Janaúba.