sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Matias Cardoso foi capital mineira por um dia

A nossa vizinha Matias Cardoso foi a capital de Minas por um dia, quando foi comemorado o Dia dos Geraes. O governador mineiro presidiu a solenidade de entrega das Medalhas Maria da Cruz (para mulheres) e Matias Cardoso (para homens). Foram vinte homenageados, além de uma medalha especial para o proprietário da empresa SadaBionergia, Vitório Medioli  que foi agraciado com a medalha Grande Colar dos Geraes, criada este ano. Foi a 10ª edição da premiação.
Matias Cardoso foi o primeiro povoamento mineiro, mas não teve esse registro histórico reconhecido e por isso, a cidade de Mariana assumia a situação de Capital de Minas, sempre comemorado no Dia de Minas. 
Matias Cardoso possui uma das igrejas mais antigas do Estado, a Matriz Nossa Senhora da Conceição que foi construída no ano de 1675. A data escolhida, 8 de dezembro, foi devido ao dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Em 1673, o capitão Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.
Dona Maria da Cruz, por sua vez, que dá nome a uma das medalhas, era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato.
Medalha Matias Cardoso: Alexandre Pires, Rotary Montes Claros; Antônio Júlio, ex-prefeito de Pará de Minas; Célio Murillo, professor da UFMG; Fábio Augusto, Dep. Federal; Jaubert Carneiro, desembargador TJMG; Jean Alves, secretário de Estado Adjunto; Jean Mark, Dep. Estadual; Manoel Carlos, produtor rural; Paulo Afonso Queiroz, produtor rural; Virgílio Guimarães, economista.  
Medalha Maria da Cruz: Alice de Souza, desembargadora TJMG; Ana Maria Camilo, Promotora de Justiça; Arlete Gonçalves, Dep. Estadual; Kely Cristina, diretora SAMU;  Luzimara Silveira, professora Unimontes; Maria Inês, pesquisadora UFMG; Paula Maria, Casa Civil Minas;  Pedrelina Ribeiro Bispo, lavradora; Valquíria Rodrigues, prefeita Varzelândia. Veraci de Sousa, Superintendência Ensino Janaúba.
Ausências

Dos vinte relacionados para receberem a importante medalha, apenas nove compareceram. As principais “estrelas” da festa preferiram ficar em casa. Dos 92 prefeitos do Norte de Minas, apenas oito da região compareceram. Pôde ser observado que tinha mais segurança do que convidados.