sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mais velocidade e mais eficiência - Internet em Jaíba funcionará com fibra ótica


CABO de fibra ótica
Já no início de 2018, grande parte dos usuários de internet terá em suas residências ou em suas empresas, um serviço de melhor qualidade proporcionando mais velocidade e uma eficiência mais satisfatória. Garante os fornecedores do serviço em Jaíba que estão fazendo grandes investimentos para aperfeiçoamento desta prestação de serviços.
Geralmente a interligação entre cidades do sistema de fibra ótica é feito de forma subterrânea instalada na maioria das vezes ao lado de rodovias. No caso específico de Jaíba a ligação é chegada via rádio profissional. Os fornecedores de internet de Jaíba usarão a linha de transmissão da operadora de telefonia TIM que tem nesta região Norte Mineira uma rede subterrânea que acompanha de forma paralela a linha de estação férrea que sai da capital mineira e segue para o a região do Nordeste Brasileiro.
A transmissão via rádio profissional que chegará em Jaíba virá da estação férrea da cidade de Catuti ou de Capitão Eneas. A transmissão de fibra ótica que passa ao lado da linha férrea na vizinha Janaúba não possui ponto de ligação para atendimento a outras cidades.
O sistema de ligação via fibra ótica é um sistema de fiação diferenciado, onde as ondas são conduzidas através de um feixe de luz (luminosidade especial) enquanto os fios de cobre ou outro metal, a condução é feita por ondas eletromagnéticas, daí o sofrimento de interferências do tempo, como chuvas, ventos, frio, calor, etc.
O sistema de fibra ótica chegará no próximo mês de janeiro via rádio profissional até às torres dos fornecedores, e estas farão chegar até os domicílios dos usuários via cabo de fibra ótica, acabando assim com as antenas instaladas nas residências ou nos comércios locais. O link de internet que é comprado da TIM e revendido aos usuários será transportado dentro da área urbana de Jaíba através dos postes da Cemig que recebe um pagamento pelo aluguel do serviço de transmissão. Este modelo inicialmente será oferecido apenas na área urbana devido a fiação instalada nos postes.
A capacidade de internet em Jaíba atualmente é oferecida até 5 MB (megabytes), e agora com este novo sistema, até 20 MB pode ser instalado para cada consumidor, sem nenhuma oscilação e nem queda de qualidade. Lembrando que a rede ótica da TIM é independente da sua linha telefônica. Se uma sai do ar, a outra não. Outra grande vantagem abordada pelos fornecedores em Jaíba é que irá reduzir ou acabar com a manutenção nas residências, diante da grande eficiência do novo modelo.
Outra grande vantagem do sistema de fibra ótica é sua possível utilização para implementar as câmaras de olho vivo nas vias urbanas da cidade, onde as mesmas poderão funcionar até mesmo sem o uso da internet, apenas com a ligação no cabeamento aéreo instalado em todos os poste da cidade. Inicialmente apenas dois fornecedores de Jaíba estarão aderindo a este sistema, a Vianorte e a ClickNet.
LIGAÇÃO urbana em postes