sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Vacina neutraliza o efeito de cocaína no cérebro

A grande novidade desta vacina é que a mesma possui uma substância que bloqueia a entrada da droga no cérebro, impedindo com isso o seu efeito. Os testes preliminares deram resultados positivos em animais. O próximo passo do estudo é o teste em seres humanos. “Se tudo der certo, acreditamos que até meados de 2018 já começaremos a pesquisa em humanos”, pontuam os pesquisadores.
A boa notícia é que a dependência química de cocaína pode estar com os seus dias contados. Pesquisadores desenvolveram uma substância capaz de induzir o corpo a produzir um anticorpo contra o entorpecente.
O estudo buscou tratar o vício em cocaína com a própria molécula da droga. “Os anticorpos produzidos se ligam à molécula de cocaína na corrente sanguínea e impedem a passagem pela barreira hematoencefálica”, explica o pesquisador.

Um grande problema de saúde pública, a dependência química, independentemente de qual seja, vem apresentando margem crescente de aumento no consumo, principalmente entre adolescentes. Álcool, maconha, cigarro, crack e cocaína estão entre as drogas mais consumidas pelos brasileiros, sendo os efeitos desta última o mais devastador. Todos os estudos de pesquisas são de mineiros da Fapemig e UFMG.