sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Censo Agropecuário conta com 06 recenseadores e 01 supervisor para Jaíba

Os trabalhos censitários para identificar o perfil do setor agropecuário em Jaíba teve início no último mês de outubro, com previsão para terminar em fevereiro de 2018. Todo o levantamento está sendo feito através de coleta de dados de forma digital quando os agentes visitam todos os estabelecimentos agrícolas do município.
O município foi dividido em 48 setores, e no último Censo Agropecuário realizado em 2007 foram identificados 2.432 estabelecimentos agropecuários. Até o mês passado (novembro) os agentes do IBGE já tinham confirmados a permanência de 714 estabelecimentos, sendo 455 em nova inclusão e nesta data já tinha excluídos 460 do último Censo realizado há 10 anos. Os excluídos são propriedades que não existem mais.
Em aproximadamente cinco meses fazendas, sítios, chácaras e todas as propriedades que atuam na agropecuária serão visitadas por recenseadores que irão coletar dados socioeconômicos dos moradores.
A região Norte de Minas com mais de 90 mil estabelecimentos voltados para o setor, a região lidera o ranking estadual desde o último censo, feito em 2007. O gerente de agência e representante do IBGE em Montes Claros, Paulo Cícero Borges, explica que existem muitas informações a serem atualizadas sobre a agricultura e agropecuária, já que, uma década atrás, a região era a segunda maior empregadora no Estado, com cerca de 300 mil pessoas ocupadas no setor.  “No Norte de Minas, os municípios são extensos em área geográfica e 85% dos estabelecimentos são voltados para a agricultura familiar”, ressalta.

O questionário aplicado aborda questões relacionadas à produção, pessoal ocupado, agricultura familiar, uso de agrotóxicos, entre outros temas. As informações coletadas subsidiarão pesquisas, tomada de decisões na iniciativa privada e a elaboração ou melhoria de políticas públicas para o setor. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE somente em meados de 2018.