sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sem apoio da prefeitura, Polícia Militar conta com ajuda da comunidade jaibense

JÚNIOR Leonir, Cezar Luiz, Aloísia Lima e tenente Rodinelly reúne
com o chefe do Estado Maior da Polícia Militar em Belo Horizonte
Pela primeira vez na história deste município, a prefeitura toma uma atitude drástica que é cortar um convênio de ajuda aos trabalhos da Polícia militar. A ajuda, que sempre existiu constava de manter serviços essenciais como limpeza, água e energia, material de escritório, complementação de combustível e reparos mecânicos nas viaturas.
Prevendo prejuízos para a população e incidentes maiores, a sociedade organizada resolveu intervir e como medida inicial, reativou os trabalhos do Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep, que estava desativado há cinco anos.
Inicialmente, o Consep através do presidente Cezar Luiz e Aloísia Lima identificou os problemas, considerados como graves com até deficiência de armamentos, e reuniu com o comando da corporação em Montes Claros que sensibilizou com o problema jaibense e providenciou o repasse de cinco pistolas calibre 40, dez coletes à prova de bala e uma viatura.
Através da Associação Regional de proteção Ambiental – Arpa, sediada em Jaíba, foi providenciado o conserto mecânico de uma viatura, o presidente do Consep, Cezar Luiz, doou um aparelho de fax, duas motocicletas foram consertadas através de doação local, material de limpeza foi doado pelo comércio local, e a empresa Sada Bioenergia patrocinou o conserto de outra viatura.

Consep reúne em BH com chefe do Estado Maior da PM
Através do presidente da Câmara Municipal de Jaíba, Júnior Leonir, e dos membros do Consep Cezar Luiz e Aloísia Lima, juntamente com o comandante da Polícia Militar local tenente Rodinelly, houve uma reunião de grande proveito no último dia 20 na Cidade Administrativa (Belo Horizonte) com o chefe do Estado Maior, coronel Divino Pereira de Brito, onde também foi apresentado o problema vivido pela população deste município com relação a segurança pública.
Ficou acertado com o comando da PM em BH um reforço de viaturas e do efetivo que está deficiente, com previsão de chegada entre 60 e 90 dias. Conforme informação do presidente do Consep Cezar Luiz, chegará para Jaíba mais um veículo para patrulha rural, uma viatura com cela, duas motocicletas e mais um policial, com promessa de vir mais policiais em breve ou após um concurso público.
O convênio de cooperação entre a PM e a Prefeitura de Jaíba, constava de ajuda mútua, sendo que militares realizavam palestras e participavam de outras ações sociais da prefeitura como contrapartida. Através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), cerca de 450 crianças e adolescentes da cidade já foram beneficiados.
O tráfico de drogas é apontado pelo conselho e pelas polícias Civil e Militar como uma das grandes causas de violência na cidade. Sendo que 70% dos crimes são praticados por adolescentes, na maioria reincidentes.

Segundo o Consep, a sede do município conta com 04 veículos e 02 motocicletas que estavam todos danificados.