sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Orelhões em desuso e fora de moda podem acabar

Os orelhões que tanto já ajudou os usuários até na década passada, está chegando ao fim, com a chegada dos telefones celulares que apresentam maior praticidade. A mobilidade e o baixo preço das chamadas do aparelho móvel fazem com que o velho oerlhão perca espaço na paisagem das cidades brasileiras.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou neste mês, que vai desativar mais de 400 mil orelhões, dos cerca de 1 milhão em operação no país até 2016. A decisão deve ser consolidada na revisão do contrato de concessão de telefonia fixa, prevista para 2015.
Uma consulta pública sobre a questão está prevista para março de 2014. A revisão também pode decidir pela opção de oferecer serviços de wi-fi (internet) em cerca de 300 mil orelhões já existente no país. Outros 300 mil orelhões devem permanecer em locais estratégicos, onde a utilização deles ainda é necessária.

Mas o baixo uso dos orelhões não está relacionado apenas com a evolução das tecnologias de comunicação por voz.  A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgada no mês de maio pela Anatel mostrava que 45% dos entrevistados se disseram insatisfeitos com os serviços. O nível de satisfação média com o serviço dos telefones de rua era de apenas 36,8%, contra um índice de 58,9% nos serviços fixos residenciais e de 62,8% nos serviços corporativos.