sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Municípios como Mato Verde, Manga e Monte Azul são mais ricos que Jaíba, conforme dados do governo

Apesar do município de Jaíba ostentar o maior projeto em área contínua de irrigação da América Latina, e ser o maior produtor de fruticultura da região norte mineira, apresenta fortes índices de pobreza principalmente no tocante à vida social de sua população que ainda carece de empregos direcionados a uma parcela dos habitantes. Por outro lado é grande a oferta de empregos no setor rural, onde nem todos estão dispostos a enfrentar o árduo trabalho, principalmente a classe jovem e estudantil.
O fato do município  jaibense ser um forte produtor na área de fruticultura pode ter levado os representantes da classe política desta região a cruzar os braços em relação a novos incentivos na melhoria da qualidade de vida desta população que carece sobremaneira de serviços essenciais como saúde, moradia, lazer e demais infra estruturas.
Conforme dados divulgados recentemente a nível nacional pelo governo, podemos destacar alguns municípios desta região norte mineira como Janaúba, Manga, Mato Verde, Porteirinha, Monte Azul, Itacarambi, Lontra, Capitão Enéas, Francisco Sá, e Mirabela, todos com índice maior de desenvolvimento humano que Jaíba, que aparentemente seria um município rico. Lembrando que destes apresentados, tem município que não recebe a terça parte de recursos do município Jaíbense, que é o caso de Lontra (mesma idade de Jaíba) e está localizado à margem direita do rio São Francisco.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil foi divulgado no final do mês passado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano (SP). O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
A tabela de classificação vai de 0 a 1. As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são: "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).
Na lista divulgada, dos 5.564 municípios brasileiros, Jaíba apresenta na posição 3.333, com índice de 0,531, considerado “baixo”. O município de Jaíba apresenta também as notas 0,638 longevidade,  0,789 renda e 0,619 educação.
Para a avaliação da dimensão educação, o cálculo do IDH municipal considera dois indicadores, com pesos diferentes: taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade (com peso dois) e a taxa bruta de freqüência à escola (com peso um). O primeiro indicador é o percentual de pessoas com mais de 15 anos capaz de ler e escrever um bilhete simples (ou seja, adultos alfabetizados).
Para a avaliação da dimensão longevidade, o IDH municipal  considera o mesmo indicador do IDH de países: a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida naquela localidade no ano de referência (no caso, 2000) deve viver. O indicador de longevidade sintetiza as condições de saúde e salubridade daquele local, uma vez que quanto mais mortes houver nas faixas etárias mais precoces, menor será a expectativa de vida observada no local.

Para a avaliação da dimensão renda, o critério usado é a renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor soma-se a renda de todos os residentes e divide-se o resultado pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero). Neste quesito renda, Jaíba apresenta uma boa nota, que é 0,789, considerada como alta.