sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Em reunião tumultuada, vereadores instalam CPI para investigar prefeito de Jaíba

PREFEITURA pode ter nova divisão de grupos políticos
Denúncias atingem prefeito, secretário de administração e irmão do ex prefeito Detim

Bastante tumultuada a reunião que aconteceu neste último dia 22, quinta feira, para a instalação de uma Comissão Processante com objetivo de investigar denuncias de infração político administrativa, possivelmente cometida pelo prefeito Jimmy Murça – PcdoB. O tumulto se deu com manifestantes que apoiavam a apuração das denúncias, e outros manifestando contra a investigação.
A denúncia que apresenta pontos gravíssimos foi apresentada pelo estudante Eduardo Felipe Xavier da Silva que não economizou adjetivos para expor possíveis mazelas e corrupção no atual governo municipal.
Sabe-se que a última eleição que elegeu o atual prefeito foi marcada por bastante tumulto com agregação na última hora de grupos políticos até então considerados como ferrenhos inimigos e considerado como impossível a harmonia entre esta classe política, que inclusive elegeu um usando a fotografia de outro na urna eletrônica.
São graves as acusações que envolvem fraudes em licitações na contratação de ônibus escolares e um possível conluio com o produtor rural conhecido por Silvano, irmão do ex prefeito Detim que favoreceria seus apadrinhados. Na denuncia consta 27 linhas de ônibus terceirizadas, que conforme documentos apresentados houve um sorteio para a escolha de cada trajeto dos veículos e sorteado também o padrinho.
A denuncia apresentou também os nomes dos vencedores das licitações e a localidade de trabalho de cada um e os valores que, segundo o denunciante foi colocado um preço menor para afastar outros possíveis concorrentes, e que este valor foi amplamente reajustado através de aditivo contratual logo após dois meses.
Foi denunciado também problemas com os valores da merenda escolar sem licitação e foi citado nominalmente o nome e os valores recebidos por possíveis “funcionários fantasmas”. O denunciante apontou o secretário municipal de administração Nilton Nunes de Oliveira como responsável por contratar de forma irregular sua esposa, uma sobrinha de sua esposa e sua amante com um salário de marajá (R$2.400,00). Conforme apresentado pelos vereadores, para todas as denuncias, existem documentos comprobatórios.

Escolha de membros da CPI por sorteio
O presidente da Câmara Legislativa, Júnior Leonir, preferiu não emitir qualquer juízo a respeito das denúncias, e de forma transparente, diante de uma enorme platéia que presenciava a reunião, preferiu não indicar os nomes para compor a Comissão Processante e efetuou um sorteio diante de todos, chamando pessoas aleatórias do plenário, para tirar os nomes de uma caixa fechada.
Foram sorteados os vereadores Eltin Enfermeiro (presidente) Noelson do Projeto Jaíba (relator) e Osmano Fernandes (membro). Esta comissão de vereadores irá apurar todas as denuncias apresentadas, oferecendo ampla defesa aos acusados e dentro de um prazo de até 90 dias fará um relatório final que será apreciado pelos demais vereadores.

Prefeito defende e fala em assinatura falsa
O prefeito de Jaíba antecipou sua defesa e através de uma rádio local incitou a população para manifestar em sua ajuda e, orientado por seus assessores disse que tais documentos foram furtados por seus aliados políticos e que sua assinatura teria sido falsificada.
Sem citar nomes, o prefeito disse também que vai propor à promotoria de justiça, denúncias de ‘peculato, estelionato, formação de quadrilha e outros crimes contra a administração pública cometida por grupos de conspiração política e algumas pessoas que trabalham ou trabalhavam na Prefeitura de Jaíba.

A alegação de falsificação de assinatura do prefeito pode ser facilmente comprovada através de perícia judicial