terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeito Detim consegue troca de encanamentos em Jaíba

                                                 ASSINATURA de convênio em BH

Ascom/PJ - Sofrendo graves consequências pela constante falta de água em alguns bairros da cidade, a Jaíba vem se agüentando já há algum tempo.
Primeiro a população jaibense sofria pela falta de perenidade no rio Verde Grande, o qual, em períodos de estiagem, deixava a Copasa em maus lençóis para suprir o abastecimento de água, o que chegou a acontecer através de carros-pipa. Com o advento das águas do Velho Chico, ainda que capengando, a estatal mineira conseguiu manter seus reservatórios em níveis aceitáveis para manter linearidade na distribuição de água para os domicílios jaibenses.
Mas, daí, um outro e grande problema veio assustar não só a empresa de saneamento, mas também todo o povo de Jaíba: o encanamento do abastecimento de águas de Jaíba é velho, arcaico e insuficiente para acompanhar o “Boom” do crescimento populacional da cidade.
Diante do fantasma de nova crise no abastecimento de água no município, o prefeito Detim resolveu bater, outra vez, na porta do Governo Mineiro, no que foi prontamente atendido.
Como da vez anterior, quando para efetivar a obra de canalização das águas do São Francisco para a Jaíba o município teria que desembolsar uma contra-partida de quase 7 milhões de reais, sem ter de onde tirar e o prefeito jaibense conseguiu o financiamento governamental total, através do secretário de Estado Danilo de Castro, com o empenho da deputada estadual Ana Maria Resende, Detim, mais uma vez, apelou para o carinho do secretário Danilo de Castro pelo povo jaibense, e conseguiu desse, junto ao governador Anastasia, em cerimônia na Cidade Administrativa de Minas Gerais, o financiamento governamental da troca dos canos da Copasa, que integram a malha de abastecimento da Jaíba, os quais possuem bitola insuficiente para comportar a vazão de água necessária durante os próximos anos. Com o novo encanamento, a Copasa espera não ter que se preocupar com o assunto nos próximos 10 anos.
Orçado em mais de 8 milhões de reais, o pleito vitorioso do prefeito de Jaíba foi amparado pelos deputados Ana Maria Resende e Evandro Diniz e as obras já estão em andamento no sede do município, para alegria de Detim e da população de Jaíba.