terça-feira, 13 de setembro de 2011

Epamig experimenta morango e azeitona em Jaíba

A Epamig está apostando em culturas diferenciadas para nossa região, tida como clima seco e quente, e monta experimentos em morango e oliveira (azeitona de mesa e azeite) que são culturas tipicamente de regiões frias, como o sul do estado. Culturas que podem gerar receita de até 200% em relação aos investimentos realizados.
Sete variedades de oliveira foram plantadas nas fazendas experimentais da Epamig em Mocambinho, no Projeto Jaíba. Em termos vegetativos, as variedades estão tendo boa evolução. Em 2012, no Norte de Minas, serão iniciados os testes de floração das plantas que poderão comprovar a viabilidade da produção comercial de oliveiras no semiárido.
O cultivo de morango e oliveiras na região do chamado Grande Norte (vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas) foi apresentado pela Epamig, durante Dia de Campo realizado este mês na Fazenda Experimental de Mocambinho. Além das duas culturas inovadoras no semiárido, também foram apresentados resultados de pesquisas sobre a produção de maracujá e abacaxi.
Os estudos sobre a produção de morango no Norte de Minas foram iniciados há 11 anos, partindo do pressuposto que, devido ao clima quente e seco predominante na região, as doenças típicas da cultura não encontrariam ambiente favorável para a ocorrência e disseminação, evitando-se, com isso, o uso de agrotóxicos.
Dados divulgados pela Epamig revelam que “as pesquisas apontaram que os frutos produzidos no semiárido estão dentro dos padrões de outras regiões do país, apresentando ainda a vantagem de não receberem nenhuma aplicação de agrotóxicos”, o que aumenta o valor agregado do produto.
Com base na comprovação da viabilidade da cultura no semiárido, a Epamig está iniciando pesquisas de conservação do morango pós-colheita, objetivando garantir a qualidade da comercialização do produto in-natura.
Com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), outro trabalho que está prestes a ser iniciado pela Epamig é a montagem de uma fábrica de produção de polpa de morango, objetivando agregar valor à produção a ser obtida em pequenas propriedades rurais.