terça-feira, 13 de setembro de 2011

7 de Setembro é comemorado na prefeitura

Ascom/PJ - O silêncio do feriado em Jaíba foi quebrado logo de manhãzinha, pelo repicar dos taróis da Fanfarra da escola Estadual Zoé Machado. Em seguida os bumbos e demais instrumentos entraram na marcha, marcando mais um 7 de setembro na cidade.
Guiados pela eficiente diretora do educandário, Ivanete Borborema, a fanfarra percorreu os cerca de mil metros que separam a escola do Paço Municipal, onde o prefeito Detim e seu secretariado a esperava, acompanhados por populares.
Na cadência dos instrumentos balançavam os mastros das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Jaíba, garbosamente ostentados por porta-bandeiras alinhados, precedidos por alunos que conduziam uma faixa alusiva aos 189 Anos da Independência do Brasil.
Na frente do Paço, perfilados, os instrumentistas da fanfarra, todos adolescentes e jovens de 12 a 18 anos de ambos os sexos, acompanharam as execuções dos hinos Nacional e de Jaíba, enquanto se hasteavam as bandeiras, pelo prefeito Detim, pela diretora Ivanete e pelo historiador José Edmar (Seu Dino).
Após o hasteamento o prefeito falou ao público presente, lembrando da necessidade de se praticar o civismo, pelo menos em datas especiais como o 7 de setembro, para que a memória do povo brasileiro seja preservada.
Em seguida agradeceu à secretaria de meio ambiente, turismo, esportes, lazer, cultura e comunicação pela realização do evento, nas pessoas do secretário Nezinho Costa, da gerente de turismo Aurélia Darques e da artesã Amara Soares, estendendo os agradecimentos à Escola Estadual Zoé Machado, fiel guardiã das culturas brasileira, mineira e, principalmente a Jaibense, cujas práticas encontraram guarida na capacidade, competência e boa vontade da diretora Ivonete Borborema. A vereadora Vanda Aparecida também fez uso da palavra, agradecendo aos presentes.
Participaram da realização do evento também o Chefe de Gabinete do Prefeito Detim, Edilsom Moreira com sua esposa Josylan Wanery; o gerente de serviços técnicos de eletrificação e telefonia, Enio Souza com sua esposa Jandira; o chefe do serviço de som, Nilson Santos e sua esposa Linda.
Após a cerimônia a fanfarra percorreu várias ruas da cidade, alegrando a população.