terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jaíba realiza sua 1ª Conferência de Juventude

Ascom/PJ - Partindo-se de uma determinação em ouvir os anseios e aspirações dos jovens de Jaíba, o secretário municipal de meio ambiente, turismo, esportes, lazer, cultura e comunicação do município, Nezinho Costa, elaborou projeto de realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, que aconteceu no último dia 21 de agosto.
A abertura dos trabalhos foi comandada pelo prefeito de Jaíba, Detim, que, em sua fala, discorreu sobre o interesse de sua administração em ouvir e atender os jovens do município, considerando que tal faixa etária, de 15 a 29 anos, corresponde a 1/3 (um terço) da população radicada no município, segundo dados do IBGE.
“Não adianta querer atender a juventude com políticas impostas de cima para baixo”, falou o prefeito, concluindo: “Se quisermos fazer a diferença, se quisermos fazer o que é certo, atendendo os verdadeiros anseios da juventude, temos que ouvi-la, entendê-la e buscar parceria com ela, pois o potencial criativo do jovem e seu dinamismo transcendem a todas as expectativas humanas. Essa energia tem que ser aproveitada para o bem da coletividade e direcionada à atividades que beneficiem o município e seu povo”.
Foram realizados Painéis Temáticos para nortearem os debates dos grupos e focaram sobre gosto pela leitura e o hábito de escrever, liberdade e responsabilidade, e organização dos jovens em agremiações estudantis ou entidades desportivas. Foram discutidos também temas como Mercado de Trabalho, Educação, Vida saudável e Política sobre Drogas, Cultura e Conexão, Segurança, Sexualidade, Direito à Habitação, Respeito às Diferenças, Direito de se Associar e Diálogo com o Governo.