sexta-feira, 22 de março de 2013

Vereadores fiscalizam a saúde no Projeto Jaíba

                                         SERVIDORES da saúde aprovaram a visita

O presidente da Câmara de vereadores, Junior Leonir, e os vereadores Eltin enfermeiro, Adonias, José Geraldo, Noelson, Valdemir e Fernandim fizeram uma diligencia no último dia 21 deste mês nas unidades de saúde das comunidades do Projeto Jaíba e depararam com muitas irregularidades e mazelas por parte do executivo municipal. Os vereadores observaram também algumas creches e o transporte escolar.
Conforme declarou o vereador Eltin que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o Projeto Jaíba tem cadastrado 04 PSFs, mas nenhum funciona da maneira correta e da forma em que é repassado os recursos do Governo Federal; conforme foi detectado no dia da visita que foi feita sem prévio anuncio, pegando os funcionários de surpresa. Segundo o vereador, cada PSF é obrigado a dispor de no mínimo, um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e seis agentes de saúde.
Entre as deficiências nas unidades de saúde foram observadas falta de médicos e enfermeiros; faltam também salas de vacinas, salas de curativos, banheiros adequados, bebedouros, salas de medicamentos, balanças para pesagem e salas de reunião. Foi observado pelos vereadores um grave erro que é a falta de recolhimento apropriado do lixo hospitalar que se encontrava no dia da visita em estado de contaminação, envolvendo principalmente seringas descartáveis usadas. Os funcionários das unidades de saúde receberam com bastante cortesia a visita dos vereadores, sendo um fato inédito neste município.

Transporte escolar e creches também são avaliados
Os vereadores testemunharam creches superlotadas e sem a mínima condição de conforto para as crianças, detectando falta de berços, de funcionários apropriados como supervisora pedagógica, colchões em estado deplorável, área de lazer imprópria e até mesmo um banheiro funcionando dentro de uma cozinha.
Algumas creches não possuem aula maternal, uniformes e sem infra-estrutura básica funcionando em prédios alugados e precários.
No transporte escolar foi flagrado um ônibus na Linha dos 500 de propriedade do Sr. Miguel com superlotação de alunos, transportando 71 menores. Em outra linha que liga B7 a NS2 o veículo de propriedade de Sr. Edicarlos, com 73 alunos. Os vereadores denunciaram a falta de conforto dos alunos que devem ser transportados de forma correta e sentados.