sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeitura acaba com sombra das avenidas

                                                         A PREFEITURA fez assim
                                                       NÃO PODERIA fazer assim?

Talvez por falta de conhecimento, ou secretários não capacitados para a função, uma vez que o prefeito desta cidade devido a “acordos” políticos não pôde nomear todo o seu secretariado, a população vem reclamando sistematicamente a forma em que as plantas estão sendo podadas nas principais avenidas de jaíba, acabando com o sombreamento que tanto bem faz neste período de intenso calor.
As plantas já adultas das espécies oiti (Licania tomentosa) e ficus (Ficus benjamina) estão sofrendo uma poda drástica que poderia, conforme depoimentos de profissionais da área, serem desbastadas de forma ornamental causando embelezamento, mas não acabando de forma brusca com a sombra.
O mal não é maior porque a planta está viva, mas temos que esperar novo crescimento vegetativo, e até lá os transeuntes, principalmente estudantes têm que sofrer com o tormento do sol quente. No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura.
As plantas Fícus e Oiti são espécies fornecedoras de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhas que variam do amarelo ao verde intenso, possuem elevado valor ornamental e são muito utilizadas na arborização urbana de cidades. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins.
Já que o estrago foi feito, fica agora a esperança da população jaibense, para que os técnicos da prefeitura conduzam corretamente estas árvores trazendo de volta a merecida sombra, embelezamento e purificação do ar.

Outro tropeço
Os “técnicos” da prefeitura de Jaíba, cometeu um outro grave equívoco quando determinou aos seus comandados a aplicação de herbicida em parte das calçadas na área central da cidade, e na tentativa de matar ervas daninhas também assassinou plantas ornamentais que alguns moradores plantaram e estavam cuidando com todo capricho. Este grave erro não tem concerto, pois as plantas mortas não ressuscitarão.