sexta-feira, 22 de março de 2013

Empresários do Projeto Jaíba assumem serviços da Copasa-Irrigação

 
                     JEFERSON Bertoli (DIJ2), Victor Purri (DIJ2),
                     Luiz Henrique (deputado), Anastasia (governador),
                     Luiz Afonso (Ruralminas) e Vitório Medioli (DIJ2),
                     fecham acordo.

Produtores e empresas produtoras do Projeto Jaíba comemoram a saída da Copasa – Irrigação do gerenciamento da etapa 2 do sistema irrigado deste município. Várias foram as batalhas e articulações junto ao governador Antonio Anastásia para fazer valer os direitos da classe produtora que assumiram a gestão de suas próprias atividades no principal segmento que é administrar o consumo da água utilizada na irrigação de fruticultura e cana de açúcar.
Enquanto o Distrito de Irrigação 1 (DIJ-1) administra a etapa I do Projeto Jaíba que envolve principalmente  pequenos e médios produtores, o DIJ 2 abrange toda área da etapa II envolvendo as empresas e grandes produtores.
Conforme informou o diretor do DIJ 2, Victor Purri, a saída da Copasa é um marco histórico na conquista da classe produtora do Jaíba, pois esta empresa com a visão e filosofia de concessionária e arrecadadora de tarifas, não lhe permitia condições favoráveis a real produção e desenvolvimento sustentável à região que possui enorme potencial mas sofria entraves governamentais. O DIJ-2 é composto pelos proprietários irrigantes da etapa 2 do Perimetro Irrigado de Jaiba.
O DIJ 2 foi criada há mais de três anos e foi constituído exatamente em reação a entrada da Copasa Irrigação na operação do fornecimento de água do projeto, pois com sua mentalidade mercantil e sem conhecimento de agricultura irrigada despertou questionamentos por parte dos produtores, principalmente no que tange a formação das tarifas de água, que eles pretendiam de forma exorbitante e que iriam inviabilizar inúmeras atividades no projeto. E a grande problemática é que não tinha a quem reclamar sobre as regras desta concessionária.

DIJ 2 tem investimentos de 700 milhões de reais no Jaíba
O Conselho atual do DIJ 2 é formado pela BestPulp (Presidente), Sada, Pomar Brasil, Eduardo Rebelo e Ubaldino Mesquita, (diretores). A entidade tem cerca de 60 associados que respondem por mais de 90% da área produtiva da etapa 2, com investimentos conjuntos superiores a R$700.000.000,00 (setecentos milhões de reais) e geração de mais de 5.000 empregos diretos.
A entidade está situada no Nucleo G da etapa 2, e tem como gerente o administrador de empresas Antonio de Pádua.
Sobre as vantagens da nova investida do DIJ2, o diretor Victor Purri enumerou:
“Primeiro a retomada das decisões e custos pelos próprios produtores. Segundo a gestão da infraestrutura por quem entende e pratica agricultura irrigada. Terceiro, afastamos a possibilidade de uma empresa que busca lucros onerar nossas atividades”.
Dentre as novas ações podem incluir a recuperação imediata da infraestrutura de uso comum (estradas, canais e sistemas de bombeamento) que ficaram completamente sucateadas durante a gestão Copasa, colocando em risco inclusive o próprio suprimento de água, tanto para irrigação quanto para a sede do município.
Sobre a satisfação do grupo empresarial do Projeto Jaíba, o diretor do Distrito de Irrigação 2 concluiu; “Em nosso entendimento trata-se de um momento histórico para o projeto e único no Brasil, quando os produtores irrigantes assumem de fato, sem a necessidade de subsídios governamentais a gestão de seu principal recurso, que é a água”.