sexta-feira, 22 de março de 2013

DENÚNCIA GRAVE


Ex prefeito Detim acusado de formar “laranjas” no Distrito Industrial
Se for confirmada, pode caracterizar como formação de quadrilha, a atitude do ex prefeito Sildete Araújo, que na reta final de seu mandato, e na calada da noite, teria “fabricado” documentos para beneficiar pessoas de seu convívio, conhecidas como “laranjas” na distribuição de lotes no Distrito Industrial.
A denuncia partiu do empresário Alicio Porto, que reside e possui uma indústria no Distrito Industrial que foi instalado com recursos do governo estadual há 20 anos na área urbana de jaíba. O denunciante fala de um desrespeito deste ex prefeito para com a população e com o legislativo local, inclusive com doação de área considerada irregular que seria destinada para conservação ambiental.
Alicio porto informou que, além de várias irregularidades, foi doada uma área de 9.800 m2. para várias pessoas numa espécie de formação de favela no distrito que seria destinada a instalação de indústrias. O vereador Elias do Açougue também informou que destas várias pessoas beneficiadas, apenas um comprou as posses dos demais formando um único detentor desta área. Um grande comerciante de Jaíba foi acusado de laranja, tendo recebido lote da área verde, que não pode ter construção. O valor dos lotes doados seriam divididos com o ex prefeito Detim. O nome do “grande” comerciante foi citado no depoimento do denunciante.
Atualmente é muito comum ouvir nos noticiários a respeito dos ”laranjas” que são pessoas que disponibilizam seu nome, conta bancária, para que outra, utilizando de tais dados, faça negociações ilícitas sem expor sua identidade. Essa prática é muito usada por corruptos que encontram nos laranjas a escapatória para seus negócios irregulares, dinheiro sujo, licitações fraudulentas, e diversas outras transações comerciais.
Muitos se enganam pensando que apenas as pessoas que contratam os “laranjas” são punidas, mas se enganam, pois aquele que se submete a tais práticas também é enquadrado no código penal.
O laranja é aquela pessoa utilizada como testa de ferrro, ou inocente útil, em uma negociação ilícita, Geralmente é uma pessoa desprovida de suficiente percepção numa determinada situação que requer um maior grau de compreensão. Indivíduo inocente que supõe não ter cometido um crime, mas encontra-se no local com todas as provas voltadas contra si.
Diante das denúncias, consideradas graves pelo presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Leonir, este determinou de imediato a formação de uma comissão especial formada pelos vereadores Valdemir, Eltin e Fernandim para acompanhar e apurar o teor desta denúncia visando possíveis providencias.