sexta-feira, 22 de março de 2013

BINOCANDO (Elton Paixão)


ELEIÇÃO SINDICATO
Na eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaíba, que aconteceu no dia 15 do mês passado, a rua desta entidade no fundo do CVT, mais parecia a um órgão público municipal, pois estava repleta de funcionários da prefeitura fazenda campanha boca de urna para o candidato derrotado. O mais estranho e difícil de entender é que era horário de expediente normal, e estes funcionários, por força de lei deviam está cumprindo suas designadas tarefas em suas devidas repartições,

PREÇO DO BOI OU DA VACA
Com a seca que assola a nossa região, os pecuaristas têm sentido muita dificuldade em vender seu rebanho. Diante da grande oferta, os açougueiros vêm fazendo corpo mole para comprar e com isto sobra gado nos pastos. Recentemente o governo de minas, durante esta estiagem parou com a cobrança do imposto da carne bovina, visando melhor comercialização do rebanho. Mas o mais curioso disso tudo é que o preço da carne para os consumidores não cai. Algo de muito estranho neste negócio.

MUITOS PREFEITOS
Conversa a boca miúda de funcionários da prefeitura, dão conta de que em nosso município existem 1 – 2 – 3 – ou 4 prefeitos, diante do conturbado modelo das últimas eleições municipais. Além do que assina cheques, falam em Silvano e Wellington, e agora diante de uma viagem à capital mineira em busca de melhorias para o município, falam também em Reginaldo que na companhia de Correia e nove vereadores fizeram uma maratona em gabinetes de deputados e de secretários de estado fazendo reivindicações importantes para Jaíba.

QUEM É O PAI DO INSS
Dizem que quando o filho é bonito, todos querem ser o pai, por isso tem político por aí querendo a paternidade desta construção, mas na realidade, não precisa fazer DNA, nem levar no programa do ratinho, pois a obra não tem pai, tem apenas uma mãe, que é a presidente Dilma, e mesmo assim, ela nem sabe disso. A doação do terreno foi aprovada pelos vereadores locais ainda quando o presidente do legislativo era Anderson Silveira.

MÉDICO ESTAGIÁRIO
Muita gente naquela antiga reclamação da falta de médicos no hospital desta cidade. Agora falam de estagiários que portando um bloco de receitas previamente carimbado e assinado por um médico, prescrevem a vontade seus medicamentos. Fica uma dica: Em casos menores, que não precisa de cirurgia, às vezes é bem melhor consultar com um balconista de farmácia da nossa confiança, que pode ser melhor e mais barato que certos doutores. O mais interessante é que os recursos para pagarem médicos não para de entrar nos cofres municipais.

ALUGUEL – VEREADOR
Muita polêmica no mês passado sobre a questão de vereador ou vereadores alugar imóvel pra prefeitura, o que é proibido pela legislação e pode acarretar em cassação do infrator. Diante desta celeuma, um funcionário da prefeitura foi pago ou mandado espalhar aos quatro ventos que no mandato do ex prefeito Wellington, o atual presidente da Câmara teria também alugado imóvel pra a prefê. Esqueceram que neste período Júnior Leonir não era vereador, foi apenas candidato a vice prefeito de Reginaldo. Mais uma vez perderam uma grande oportunidade de ficarem calados.

BANCO DO BRASIL
Quem foi na agência local do Banco do Brasil recentemente deparou com um novo investimento daquela instituição, que colocou nova estrutura envolvendo os caixas eletrônicos, causando um satisfatório embelezamento iluminoso mais parecendo a uma árvore de natal. Mas esqueceram os patrocinadores de tal obra que os clientes não precisam de boniteza, precisam sim que os caixas funcionem e satisfaçam a real necessidade. Dos cinco ou seis caixas, às vezes não funciona nenhum.

COPASA – GATO POR LEBRE
A Copasa está vendendo gato por lebre na substituição das águas do São Francisco pelas águas do rio Verde Grande. Muita festa com políticos disputando a paternidade da obra de canalização do velho Chico, e continuamos a tomar a água antiga. Vários consumidores, até mesmo por problema de saúde (renal), antes tomava água mineral, voltou a tomar água da torneira e está caindo no golpe da Copasa. Esta empresa vendedora de água devia no mínimo comunicar a população que tipo de água estamos consumindo. A Copasa transfere a culpa pra Cemig, daqui a pouco a Cemig transfere a culpa para o Papa lá no Vaticano.

SINDICATO – MÉDICO
O vereador Elias do Açougue fez um pedido diferente na Câmara: Que haja pelo menos uma eleição de sindicato por mês em Jaíba, pois na véspera desta última apareceram médicos na área rural, principalmente no seu reduto, (Gorutuba) fazendo consultas e prometendo que caso o candidato apoiado pela prefeitura ganhasse, toda semana haveria consultas gratuitas. O candidato perdeu e agora?...

ADEUS LOIOLA
A partida inesperada do nosso amigo e irmão camarada Loiola pegou todos de surpresa. Grande companheiro que deixou uma enorme lição de vida para sua família e todos que conviveram com ele. O grande exemplo de sua curta jornada por estas terras, foi observado com o caloroso movimento de saudosismo que uma boa parcela da população jaibense e demais cidades mostraram durante a sua triste despedida no último dia 14 de março. O grande parceiro Loiola deixa esposa, filhos, irmãos, pais e uma grande amizade conquistada durante sua curta, mas valiosa jornada. Eternas saudades...