quinta-feira, 20 de março de 2014

Projeto de deputado quer acabar com “vingança” de prefeitos derrotados



Em municípios de política estranha e atípica como Jaíba já aconteceu até de funcionário da Prefeitura despejar ácido muriático no sistema do computador para danificar programas e informações evitando o acesso da próxima administração devido a derrota política nas urnas.
Diante destas picuinhas, um deputado do Mato Grosso está lançando um projeto de lei que pretende impedir a desestruturação da máquina pública em caso de derrota nas urnas de quem ocupa cargos do Executivo. A intenção do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), autor da proposta, é minar tentativas de vingança de prefeitos e governadores não reeleitos ou que não obtêm vitória com seus candidatos de sucessão.
Quem deixar de atender às exigências de apresentação de documentos para que o próximo gestor não seja beneficiado com recursos estaduais ou federais poderá responder por crime de responsabilidade, o que prevê pena de até dois anos de reclusão. A estimativa é de que as votações aconteçam este ano e possa valer para os próximos prefeitos.
A justificativa do autor da proposta recai sobre o fato de que os atos administrativos pendentes necessários para confirmação de convênios impedem a realização de obras ou serviços de interesse público. “Há casos tão inescrupulosos em que o próprio prefeito deixa claro que não tomará qualquer iniciativa para a conclusão dos convênios iniciados, pois não irá contribuir com o prefeito eleito”, explica o projeto.
Ele ressalta, ainda, que muito da burocracia exigida para liberação do dinheiro depende exclusivamente de quem detém o mandato, impossibilitando que o novo empossado possa tomar qualquer providência. O parlamentar lembra, inclusive, de casos em que o político deixa de assinar repasses e sai da cidade onde ocupa o posto, não sendo encontrado posteriormente.