quinta-feira, 20 de março de 2014

BINOCANDO (Por Elton Paixão)


SAÚDE FISCALIZADA

Atendendo denúncia do vereador e enfermeiro Eltin, equipes do Ministério da Saúde e Superintendência Regional estiveram esta semana (dia 18) promovendo ampla fiscalização no hospital e unidades de saúde desta cidade. Informações dão conta de que pacientes precisam levar de casa materiais como gazinha para que seja efetuado um curativo. Até o fechamento desta edição não havia concluído o relatório por parte dos fiscalizadores.

ADVOGADOS CAROS

Parece que o prefeito Enock não tem muita confiança nos advogados da região Norte Mineira, e nem nos “seus” da prefeitura local, pois o mesmo assinou recentemente um contrato no valor de R$ 242.000,00 (duzentos e quarenta e dois mil reais) contratando (sem licitação) advogados de Uberlândia – MG. Trata-se da empresa Ribeiro Silva Advogados Associados, situada na Rua Johen Carneiro, 828, bairro Lídice nesta cidade do Triângulo Mineiro. O valor contratado dá pra comprar três caminhonetes de luxo, ou quem sabe fazer uma Festa da Banana, pois a Festa do Limão em Matias Cardoso terá um custo menor que este valor. O contrato e os advogados caros estão com um cheiro muito esquisito...

DECRETOS

A “moda” na Prefeitura de Jaíba agora é administrar com o auxílio da fábrica de decretos que propicia a compra de muito material e prestação de serviços sem a devida e legal licitação com concorrência pública. Em janeiro foi decretado Estado de Emergência por excesso de chuvas e muitos flagelados pela enchente do rio. Já em fevereiro, outro decreto de Estado de Emergência para proteger os flagelados da seca e forte veranico que assola o município.

CONTAS REPROVADAS

A Câmara de Vereadores de Jaíba, na legislatura passada, sob a tutela do presidente Anderson Silveira, confirmou a reprovação das contas públicas do ex prefeito Wellington referente ao exercício de 2008, tornando-o “ficha suja” e ficando inelegível. Recentemente o Tribunal de Contas de Minas também reprovou as contas deste político-médico e nos próximos dias chegará para apreciação dos vereadores. Promessa de muito barulho vindo por aí...

SAÚDE BUCAL

Achamos que quem tem dúvida, não resta alternativa senão perguntar, e como pergunta não ofende, gostaria de saber do pessoal da prefeitura, mais especificamente os chefes da área de saúde, o que foi feito ou fará com cerca de 40 mil reais que o Ministério da Saúde depositou no Banco do Brasil agencia de Jaíba na conta desta prefeitura para saúde bucal dos jaibenses, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Lembrando que os dentistas da prefeitura ainda não realizaram nenhum procedimento este ano nos postos de saúde por falta de material odontológico e gabinetes dentários danificados.

CARNAVAL DE JAÍBA

Os promotores de eventos Papelsat e Diego não foram felizes com a realização do carnaval desta cidade, que, apesar de muito organizado e com ótimo repertório musical, a população esqueceu de comparecer. O fato mais curioso deste evento foi a intervenção de um representante do prefeito de Jaíba que fez a seguinte ameaça aos promotores: - “Se vocês falarem o nome de Reginaldo da Jaíba Fértil, nós desligaremos o som”. Sendo que a prefeitura ajudou a pagar a sonorização. Será que tem alguém assustado?...

NAMORO CONTINUA

O relacionamento entre os vereadores de Jaíba e o Ministério Público de Montes Claros e Manga continua de forma bastante harmoniosa, com visitas constantes e troca de informações visando o bom andamento da máquina pública do município. Lembrando que este bom relacionamento já rendeu bons frutos e com certeza poderá render ainda mais.

CADEIRAS NAS RUAS

Em Montes Claros temos assistido pela televisão local a atitude da Prefeitura que após notificação, passa com um caminhão recolhendo mesas e cadeiras de barzinhos e restaurantes que instalam as mesmas nas calçadas atrapalhando o trânsito de pedestres. Nas terras jaibanas, é diferente, pois tem barzinho que interdita toda a rua e as duas calçadas, e os veículos e os pedestres têm que procurar outro rumo. Como é o caso de barzinho instalado no bairro Centro Comunitário a poucos metros da prefeitura.

COMARCA DE JAÍBA

O primeiro passo para a efetivação da instalação da Comarca de Jaíba, é a doação do terreno para construção do fórum e cadeia por parte de Ruralminas; que até o momento não existe nada de concreto, apenas promessas vazias. Esta doação depende de boa vontade da Ruralminas e também aprovação da Assembléia Legislativa (deputados). Só a título de comparação, a empresa Pomar Brasil, para ser instalada em Jaíba, exigiu da Prefeitura local a doação do terreno para construir e instalar a sua agroindústria, e como num passe de mágica, o prefeito da época (Wellington) conseguiu em menos de 60 dias a doação do terreno através da Ruralminas e da Assembléia Legislativa, entregando a escritura definitiva à produtora de sucos. A diferença básica nesta comparação, é que a Pomar Brasil gera muitos impostos para a prefeitura, e uma Comarca pode gerar cadeia para políticos corruptos. O prefeito mencionado nesta época é atual mandatário da prefeitura.

FRASE DE MEDIOLI

O dono da SADA, produtora de álcool (etanol) em Jaíba, Vittorio Medioli publicou recentemente um texto onde destacamos esta frase, que é bastante atual, e também retrato de certos municípios:  “Antigamente o saque de uma cidade se dava pelo Exército invasor ao fim de uma batalha; agora se dá depois de uma campanha eleitoral vitoriosa. Existem municípios que são repartidos entre bandos que respondem a diferentes siglas partidárias, solidárias e unidas na hora de arrombar cofres do município”.

ARRUMA A MALA AÍ

O médico político Wellington que morava num prédio juntamente com o vereador Têla do Açougue, mudou-se de Jaíba no final do ano passado. Informações dão conta que este político teria afirmado que nunca mais voltaria nesta cidade, por ter tirado seu afilhado do poder da prefeitura. Parece que a jura foi quebrada, pois segundo fontes este médico está de volta trabalhando para a prefeitura local, e recebendo seu salário através de prestação de serviço terceirizado.

NOVO COMANDO PM

O município de Jaíba recebe com entusiasmo o novo comandante da PM, o Capitão Antônio Alkim Júnior (foto). É tamanha a expectativa da população em relação a este novo comando, pois é a primeira vez na história jaibense, que esta corporação é liderada por uma patente deste nível. Oxalá que a violência seja minimizada cuja causa maior é a delinqüência motivada pelo uso de drogas, envolvendo principalmente menores infratores.

Nenhum comentário: