quinta-feira, 20 de março de 2014

Escolas estaduais de Jaíba podem comprar merenda direto do produtor



O programa Cultivar, Nutrir e Educar, do Governo de Minas, chega este ano em Jaíba e mais outros 46 municípios no Norte de Minas. A iniciativa, criada em 2012, incentiva que as escolas estaduais adquiram diretamente de pequenos agricultores os produtos da alimentação escolar. Como resultados, uma dieta mais saudável para os alunos e o fortalecimento da agricultura familiar.
A brilhante idéia é evitar o consumo maléfico por parte das crianças de frituras, refrigerantes, sucos artificiais, entre outras comidas industrializadas, e a devida substituição por frutas, legumes e verduras, e consequentemente diminuindo sobremaneira o índice de obesidade infantil.
Uma avaliação para saber o perfil e as necessidades nutricionais de cada aluno é realizada uma vez ao ano pelas equipes de saúde do programa e das escolas estaduais. O diagnóstico aponta se os alunos estão ou não com o peso adequado para idade e norteia a aplicação das políticas de saúde e segurança alimentar.
Como os produtos são fornecidos por agricultores familiares, a iniciativa do Estado também promove e fortalece a produção e economia local. Todos os agricultores dos municípios contemplados podem participar do programa e, uma vez cumpridas as exigências, podem obter a habilitação sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Emater também atua junto aos agricultores, oferecendo capacitação.