quinta-feira, 20 de março de 2014

Morre “Seu Amandio” aos 91 anos e junto parte da cultura de Jaíba


                                                     O FARMACÊUTICO e a primeira
                                                             farmácia de Jaiba
A Jaíba perdeu uma grande e importante parcela de sua história viva no último dia 05 deste mês de março com a morte do montesclarense que se tornou jaibense, senhor Amandio José de Carvalho, que em vida deu nome a rua em que ele mesmo residia. Foi o primeiro farmacêutico, dono de farmácia e grande incentivador da cultura popular no rincão jaibense. Chegou a promover muitas festas populares como o teatro das festas juninas e as festas momescas nos períodos carnavalescos. Teve participação efetiva no processo de emancipação desta cidade.

O Jornal Folha de Jaíba tem registrado uma entrevista com “Seu Amandio” realizada em abril de 1995, onde o mesmo, possuidor de uma lucidez invejável teceu e expôs vários comentários sobre a histórica fundação e os primeiros moradores de jaíba.

A primeira farmácia desta cidade foi instalada em 1965 pelo senhor Amandio, que morreu com 91 anos de idade e foi a cultura viva de Jaíba, pois carregou a nossa história em sua mente aguçada. Ele era filho do saudoso Cula Mangabeira (nome de Avenida em Montes Claros) e foi grande liderança política nesta capital do Norte de Minas. O primeiro farmacêutico de Jaíba, quando aqui chegou, já achou o lugar bastante povoado. No seu primeiro dia de chegada, participou da Festa de São Francisco de Assis, que era comemorada na primeira igreja de Jaíba, onde funciona o asilo (em frente à Câmara Municipal).

A primeira farmácia foi instalada na “Rua de Tábua”.  Conforme nos explicou o farmacêutico, as principais doenças daquela época eram maleita, tifo, hepatite e tuberculose, e os pacientes em estado grave eram encaminhados para Montes Claros. As crianças tinham muita disenteria, e morriam muito do “mal de sete dias” que era o tétano adquirido com o corte do cordão umbilical, ocasionado principalmente pela falta de higiene das parteiras.

A grande façanha vivida por Senhor Amandio, foi quando ocorreu a grande enchente do rio Verde Grande em 1968, que trouxe uma crise enorme para Jaíba, faltando medicamentos e inclusive alimentos. “Tive que ir a pé a Montes Claros, buscar recursos, aonde caminhei longos 200 quilômetros debaixo de chuva durante árduos cinco dias, para comunicar a crise em que vivia nossa região” explicou o grande herói.

Chegando a Montes Claros, “Seu Amandio” procurou o bispo, Dom José Alves Trindade, e conseguiram através do governo um helicóptero, trazendo muitos alimentos e remédios para o povo, e deu assistência aos doentes em péssimo estado levando-os a Montes Claros para o devido tratamento.







Nenhum comentário: