quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefeito de Jaíba prejudica 50 famílias que precisam ocupar suas moradias



(Por Júnior Oliveira ‘Big’) - Os inscritos no Programa Habitacional "MINHA CASA MINHA VIDA" lutam para receber suas moradias, e pedem socorro à mídia local e ao Ministério Público. O programa iniciou em 2010 e pelo que consta, a Companhia seria a responsável direta pelo financiamento, compra do terreno, construção, toda a administração documental, e entrega das casas.
O Município de Jaíba estaria responsabilizado por intervir junto aos órgãos do Estado, solicitando a estruturação de água, esgoto, e energia, alem de acompanhamento técnico social. As casas foram construídas no Bairro Alfhaville próximo ao Veredas. As 50 casas já estão prontas, desde o ano de 2011, mas os moradores não podem ocupar por conta da falta de estruturação e saneamento básico para sobrevivência.
Alem disso, a COHAB informou ainda que só estaria autorizada a liberação, quando estes serviços essenciais estivessem devidamente instalados, para entrega definitiva das chaves. A Companhia salienta que estes são os critérios do programa do Governo Federal.
Os futuros moradores mostraram sua indignação, quanto a demora e o descaso por parte da prefeitura de Jaíba, para a liberação de suas casas. Já foram feitas várias reuniões com os representantes da Secretaria de Ação Social, e nada se resolve e todos os prazos foram descumpridos.
Os "beneficiários" reuniram também com o prefeito Enoch Vinícius, juntamente com o seu chefe de Gabinete, aonde os mesmos propuseram retirar um processo deferido pela justiça contra a CEMIG, ajuizada no ano passado. Esta ação, obrigou a CEMIG a instalar toda a estrutura de energia naquele local em tempo hábil, para que os proprietários pudessem entrar nas casas.
Por outro lado, ficou a dúvida para os presentes na reunião sobre o porquê do prefeito/chefe gabinete insinuarem retirar um processo, que obrigava a CEMIG fazer esta instalação? Vários outros problemas preocupam estas famílias: O conjunto habitacional está sendo tomado por vândalos, e suas estruturas sendo danificadas, muitos, há anos continuam pagando aluguel, morando de favor, problemas financeiros, sem tranqüilidade na família, dentre muitos outros problemas.
A maior preocupação segundo os beneficiários que estiveram reunidos com o prefeito atual; é que alem de prolongar ainda mais a entrega de suas casas, temem que o gestor seja oportunista, e faça o uso disso, para se beneficiar, ou beneficiar terceiros, por questões eleitoreiras, entregando estas residências que lhes são de direito, somente nas proximidades da eleição.Tendo em vista que, está chegando o período eleitoral, e vários deputados, estarão se apresentando para arrebanhar votos.
Mas os proprietários das casas populares salientaram: "Estamos de olho vivo sobre esta questão, e não deixaremos sermos usados, e vamos exigir com o apoio do Ministério Público, que façam a entrega o quanto antes, pois não agüentamos mais esperar. Estas famílias encaminharam um ofício com denúncia direto para o Ministério público, cientificando a justiça sobre o que ocorre, e certamente esta administração deverá se explicar.