quinta-feira, 20 de março de 2014

Idosos já podem viajar de graça a partir deste mês de março



A partir deste mês de março já está disponível para qualquer pessoa idosa com idade igual ou superior aos 65 anos de idade e que possui renda de até dois salários mínimos, a liberdade de viajar de forma gratuita para qualquer cidade de seu interesse. Já estava em vigor a lei da gratuidade de viagem inter estadual, ou seja, de um estado para outro e é destinada a pessoas a partir dos 60 anos. A lei que entra em vigor neste mês é inter municipal e no caso dos jaibenses, podem ir de graça para cidades como Janaúba, Montes Claros, Belo horizonte e outras de seu interesse no estado de Minas. O benefício atinge também pessoas com deficiência
Os ônibus devem reservar dois assentos em todas suas linhas rotineiras para esta finalidade. A Lei 21.121/14 foi sancionada, e publicada no início deste mês e para ter acesso à gratuidade é preciso se cadastrar e comunicar a empresa com, no mínimo, 12 horas de antecedência. O cadastro também não será cobrado.
É muito fácil conseguir a carteirinha
Em cidades do interior como Jaíba, que não possui um serviço social público de auxílio aos idosos, pode se conseguir cadastrar e obter a carteirinha através da internet. É só acessar o sítio http://www.sindpas.com.br e fornecer os dados pessoais para receber em casa o documento. O benefício é garantido apenas no sistema legal de transporte.
É obrigatória a apresentação da carteirinha no momento da reserva e do embarque, juntamente com o documento de Identidade com validade nacional e com foto. A reserva é feita diretamente nas bilheterias das empresas de ônibus.
A partir do envio pelos Correios de toda a documentação, a carteirinha poderá chegar em até 30 dias, se as informações estiverem corretas. Maiores informações no telefone 031-3343.7320 ou na entidade que fica na Rua dos Timbiras, 2.250 sala 301 bairro Lourdes, Belo Horizonte/MG, CEP 30140-061.