quinta-feira, 20 de março de 2014

O político e médico Wellington é multado em 116 mil reais por compra de votos


BOLETO de pagamento da multa


A política de Jaíba está deixando alguns dissabores para o médico político e ex prefeito desta cidade Wellington Lima, que coleciona vários processos na justiça estadual, federal e eleitoral. Venceu no último dia 06 deste mês de março o prazo para este cidadão pagar uma multa emitida através de guia (GRU) no valor de R$ 116.455,00 (cento e dezesseis mil e quatrocentos e cinqüenta e cinco reais). Este valor será destinado ao Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, que é o Fundo Partidário que é distribuído para os partidos vigentes no país.

A multa é caracterizada por abuso de poder de autoridade e de poder econômico e pelo crime de captação ilícita de sufrágio, que significa a compra de votos. Foi realizada Audiência de Instrução e Julgamento e não houve defesa por parte do acusado (julgamento à revelia), sendo ouvidas duas testemunhas de acusação e com isso provavelmente não caberá mais recursos e o não pagamento poderá gerar execução fiscal com o bloqueio de bens ou penhora ao acusado.

O político Wellington recebeu o mandato de intimação desta multa no último dia 06 de fevereiro em sua residência na Rua São João da Ponte, 2.116 Bairro Santo Antonio na cidade de Janaúba, e vence no prazo de 30 dias.



A decisão

Na decisão proferida pelo juiz de Manga, o mesmo menciona que ficou comprovado diante do conteúdo das gravações anexadas ao processo que o político Wellington realizou comícios antes do período de propaganda eleitoral, caracterizando assim, como crime eleitoral, sendo também comprovado, conforme a sentença que o mesmo pediu votos de forma explícita, em troca de asfalto, construção de postos de saúde, escolas, quadras esportivas, e outras. Esta multa refere-se à campanha de 2008, quando Wellington era prefeito, e estas acusações foram ratificadas pelo depoimento judicial de Ilma Dias de Oliveira, que confirmou que tais obras foram realizadas no período eleitoral, ficando comprovado o abuso de autoridade.



Eleitores pressionados

Ficou também comprovado no processo que gerou esta multa, o fato de forte pressão aos servidores públicos municipais, contratados e efetivos a votarem “no doutor”, sob pena de serem exonerados ou transferidos. A comprovação destas ameaças se deu através do depoimento da testemunha Edilândia Nunes Oliveira Cruz que afirmou ter presenciado representantes do então prefeito Wellington pressionando funcionários municipais da área de saúde a votarem “no doutor”, sob pena de demissão para aqueles que se encontrava em estágio probatório e transferência para locais distantes da sede do município para os funcionários efetivos.



Seguranças armados

Também conforme o processo ficou comprovado que Wellington contratou seguranças que abusaram do poder de autoridade, andando armados e agredindo as pessoas que manifestavam não votar nele. Os seguranças ficaram popularmente conhecidos como “Os pitbulls”. Conforme o processo um dos seguranças chegou a ser preso em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e as testemunhas confirmaram a contratação de tais seguranças.

Este processo teve início com uma Ação de Investigação Eleitoral, impetrado pelo Ministério Público Eleitoral.



Mais multas

Além de Wellington Pacífico Campos de Lima, principal autor do processo, também foram multados no mesmo valor, Lindomar Correia da Silva, que foi candidato a vice prefeito nesta coligação de 2008; Eraldo Fagundes Barbosa e José Dílson Soares de Oliveira, que foram cabos eleitorais e servidores da prefeitura exercendo cargos de confiança.

Nenhum comentário: