quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde manda instalar academias populares em Jaíba



Mesmo com um atraso de vários anos, o Governo Federal através do Ministério da Saúde mandou instalar academias de ginástica pública em Jaíba. O recurso já está depositado nos cofres da prefeitura desta cidade desde o mês passado. Ainda não foi divulgado a quantidade e os locais que serão instaladas. Foi repassado um valor de 40 mil reais.
Várias cidades brasileiras já contam com este benefício, que é de grande importância para a saúde pública e de um custo considerado muito baixo, pois estas academias são compostas de equipamentos simples que ajuda a viabilizar a devida instalação.
Este benefício do Governo Federal tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais,  atividade física,  de lazer e modos de vida saudáveis.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato).
As atividades devem ser desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.                            
Os objetivos principais destas academias públicas são: ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde; fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde; promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações; promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer; ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis; aumentar o nível de atividade física da população; estimular hábitos alimentares saudáveis; promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade; potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.