quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

BINOCANDO (Por Elton Paixão)



COMISSÃO PRÓ COMARCA
Parece que a vontade de ver instalado e devidamente funcionando nesta cidade um fórum e uma cadeia pública deu uma esfriada, pois a diretoria da comissão que cuida do assunto reuniu pela última vez no ano passado e não deu mais notícias. Informações dão conta de que dirigentes desta comissão misturaram assuntos da instalação da Comarca, com a política interna do município. O que é uma pena, pois o lema principal desta instituição associativista era justamente não seguir lado partidário e focar no objetivo recebendo apoio de toda e qualquer facção política. Só para lembrar, existem recursos financeiros no caixa da associação originários de doação da comunidade jaibense.

CURSO DE MEDICINA
Temos acompanhado pela televisão o absurdo do golpe da compra de aprovação em vestibular para o curso de medicina em universidades particulares, com custo que chega a 130 mil reais para entrar no curso pelas portas do fundo. Daí a comprovação do por que apenas filho de rico pode cursar esta pretendida profissão.

OUTRO VEREADOR
Conversa à boca miúda dá conta de que mais um vereador pode cair e fazer companhia ao presidiário e edil afastado Têla açougueiro. Como trata apenas de boato, é mais que prudente não citar nome ou nomes. Mas tem suplente por aí que está de plantão com as orelhas de pé.

COMANDO VERMELHO
Dizem que o presidiário desta cidade, Silvano Araújo em que a mídia divulgou gravação atribuída à sua voz fazendo ameaças de morte e sua possível relação com a facção criminosa Comando Vermelho, está em maus lençóis com membros deste grupo criminoso dentro da prisão pelo fato de ter divulgado uma tabela de preços muito abaixo do “mercado” para assassinar um promotor de justiça. Teria depreciado a organização do crime.

É O 11, É O 12 OU É O 15
O médico e político ficha suja Wellington Lima iniciou sua trajetória pregando na cabeça do povo o número 11, depois insistiu com o número 12, inclusive emprestando sua foto e imagem para outro personagem, e agora está apostando sua sorte com o número 15, que é o partido que ele filiou recentemente.

CADÊ O CONCURSO
A Prefeitura de Jaíba nos últimos mandatos parece que esqueceu a doutrina máxima de qualquer administração pública transparente, que é a justa prática do concurso público. Parece que falta interesse dos gestores ao preferirem a farra da contratação em troca de favores. A falta de funcionários efetivos em setores como saúde é gritante e urgente. Quem sabe com a interferência do Ministério Público a coisa não anda.

O FOGUETÓRIO VOLTOU
Apesar de ser proibida através de lei específica a soltura de fogos de artifício em áreas públicas, este tormento está de volta para o desprazer dos ouvidos educados. Recentemente ao inaugurar a reforma de uma escola, os vizinhos deste educandário e boa parte da área urbana desta cidade sofreram em demasia com este péssimo gosto de alguém em mostrar a sua alegria. Oxalá que algum vereador fabrique uma lei regulamentando e definindo os locais para execução desta prática criminosa. Este local poderia ser definido como perto da cidade de Monte Azul, ou da comunidade de Gado Bravo. Lembrando que em administrações anteriores, a Prefeitura de Jaíba, possuía o cargo de fogueteiro oficial.

LOTEAMENTO URBANO
O município de Jaíba, bastante famoso em andar sempre na contra mão, principalmente no seu ordenamento político, parece que, talvez pela primeira vez em sua história, vem dando um sinal de civilização. Trata-se de um novo loteamento urbano localizado na saída para Manga, lado direito da Avenida Geraldo Resende e que pertence ao senhor Walter Algovale. É o primeiro loteamento que vai apresentar aos compradores completa infra estrutura como asfalto, energia, água e esgoto. Quem primeiro deu mau exemplo de loteamento irregular nesta cidade foi o próprio Governo através da Ruralminas, que além da irregularidade, propiciou muitas invasões atrapalhando o crescimento urbano.

LICITAÇÃO DE ÔNIBUS
A equipe da Prefeitura vem sentindo uma forte dor de cabeça para realizar a licitação do transporte escolar do município, uma vez que este foi um dos principais motivos do afastamento do ex prefeito Jimi. A turma apta a participar de uma nova contratação é praticamente a mesma, o que leva temor ao novo gestor. A fase de indefinição política e conseqüente falta de credibilidade, não está atraindo pessoas de fora para participar da concorrência pública.

MERENDA ESCOLAR
Achamos que perguntar não ofende. A rede de ensino municipal de Jaíba já iniciou as aulas e os alunos estão sendo dispensados mais cedo por falta de merenda escolar, cuja licitação deveria ter sido feita no mês passado. Mas a pergunta principal é o que fará com o dinheiro que já entrou este mês para a compra de alimentação para os alunos. Será devolvido?...Lembrando que em todo município existe um Conselho para fiscalizar a destinação correta da verba referente a imprescindível merenda.

DECRETO DO RIO
A enchente acabou. O rio já voltou ao normal e o decreto para amparar os flagelados do excesso de chuvas continua em vigor, inclusive para compras com dispensa de licitação. Será que já não chegou a hora de emitir outro decreto pela seca que assola nossa região pela falta de chuva e o calor impiedoso...

VALIDADE DO DECRETO
Conforme publicação do Diário Oficial da União do último dia 10 deste mês de fevereiro, uma Portaria do Ministério da Integração Nacional reconhece situação de emergência em 11 municípios atingidos por desastres naturais. De Minas Gerais somente o município de Januária foi contemplado. O reconhecimento da situação de emergência é necessário para que os municípios recebam ajuda federal de assistência às vítimas e outras ações emergenciais. Parece que, por enquanto o decreto de Jaíba ainda não foi reconhecido.

SILÊNCIO
Temos observado um certo silêncio por parte dos vereadores, neste início de legislação onde a Prefeitura tem uma nova cara. Parece que está prevalecendo aquele velho ditado: “Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém”. A tribuna não vem sendo mais usada como dantes, onde havia pronunciamentos calorosos. Vamos aguardar pra ver onde vai chegar. Quem viver verá!