sábado, 20 de abril de 2013

Motoristas sem habilitação devido alto custo


Deputados de Minas querem interferir junto ao Detran para tentarem reduzir o alto valor para se tirar uma carteira de motorista, o que deixa muitos motoristas sem habilitação por falta de recursos para adquirir o documento, principalmente quando ocorrem sucessivas reprovações.
Está pronto para ser votado na Assembléia Legislativa de Minas, um projeto neste sentido. O objetivo é que o Detran deixe de cobrar taxas dos candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos ou estejam matriculados na rede pública com bom rendimento escolar. Seriam beneficiados também presos que já cumpriram a pena. Todos deveriam ter residência em Minas.
Pela proposta, cabe ao poder público elaborar estudos sobre a possibilidade de concessão de incentivos fiscais para que as autoescolas  ofertem, gratuitamente, às pessoas com direito à isenção das taxas do Detran, os cursos teóricos e práticos necessários para obterem a Carteira de Habilitação.
Em Minas esta proposta ainda é tímida se comparada com outros estados. Programas semelhantes já existem em outras federações. Em Pernambuco, o governador criou o programa CNH popular e inaugurou a escola pública de transito que oferece 3.600 vagas para candidatos à primeira habilitação, mais 14,4 mil para mudança de categoria da CNH.
Um promotor de justiça afirma que o Código de Trânsito Brasileiro prevê em seu artigo 74 a criação de Escolas Públicas de Trânsito, e diz que é elevado o número de pessoas que não conseguem pagar pelo alto custo do curso de habilitação nos Centros de Formação.