sábado, 20 de abril de 2013

BINOCANDO (Por Elton Paixão)


INDIGNAÇÃO
No último dia 15 deste mês aconteceu a nível nacional a grande e importante campanha para vacinação gratuita da gripe, destinada aos idosos e crianças até dois anos de idade. Só que em Jaíba é diferente do restante do país, onde crianças e idosos atenderam o chamamento da campanha e foram aos postos de saúde para receberem o benefício do governo federal. Mas, surpresos, foram orientados a retornarem à suas casas, pois a vacina estava no prédio da vigilância sanitária e a prefeitura não dispunha de um veículo, ou uma bicicleta para transportar o precioso medicamento até aos usuários. O senhor Delmiro Vargas esteve no local pra vacinar e voltou pra casa indignado com tamanha falta de respeito, informando que na década de 1970, ele atuava nos postos de saúde de Jaíba em campanha de vacinação, quando a Prefeitura era a Ruralminas, e nunca aconteceu tamanha desordem.
CPI DETIM
O irmão do ex prefeito Detim, o produtor rural Silvano, no mês passado ligou para O FOLHA DE JAÍBA de maneira muito ríspida e bastante nervoso sobre a CPI que os vereadores desta cidade instalaram para investigar as contas de 2011 e 20122 da prefeitura local. Adiantamos a este produtor rural, que é apenas uma investigação, ninguém está acusando ninguém. Se nada apurar, nada será acusado, portanto não entendemos tanto nervosismo. Pediu também o “mano” do ex prefeito, para não citar o termo “cpi da família Araújo”, como a comunidade vem apelidando a comissão investigativa.
ENFERMEIROS
No mês passado a prefeitura local anunciou a licitação que faria para contratação de vários profissionais da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, e outros. Inclusive a tal licitação foi publicada em jornal da capital mineira, e os candidatos gastaram dinheiro para organizar toda a documentação necessária. Mas, para surpresa, estranhamente o processo legal de licitação foi cancelado, sem uma explicação plausível.
FESTA DE GRAÇA
É no mínimo, engraçado quando políticos falam de boca cheia que a Festa da Banana será de graça para o povo. É preciso ficar bem claro que não existe nada de graça, pois é uma festa pública, bancada com o dinheiro do povo, portanto o povo está pagando sim, pois o recurso é dele. Se cobrar entrada, aí estarão pagando duas vezes. As coisas devem ser bem explicadinhas, nos mínimos detalhes.
O TEMPO E O VENTO
Num passado não muito longo, o prefeito de Jaíba se chamava Wellington. Acontecia uma grandiosa festa da banana em que todos pagavam para ter acesso. Um estudante se chamava Jimmy, que com seu espírito revolucionário, chegando na bilheteria, acionou a Polícia Militar, para fazer valer seu direito legal de não pagar para assistir os eventos daquela festividade. O Folha de Jaíba acompanhou toda a cena. É o tempo e o vento...
DOMÉSTICAS
O governo brasileiro, com a sua fábrica de leis, acaba se atrapalhando na grande maioria das vezes. Esta última lei fabricada sobre as empregadas domésticas, é uma medida burra, que pode atrapalhar a classe, inclusive com a perda do emprego. O patrão ou patroa que tem condição de cumprir tais determinações já as cumprem independente de existir ou não a lei. Vale lembrar que grande parte das medidas anunciadas ainda serão regulamentadas, ou seja, ainda não é lei. Só para lembrar, existe uma lei que não pode falar ao celular dentro do banco, e outra que o banco não pode ultrapassar 15 minutos no atendimento. Quem cumpr?
FALTA DE ÁGUA
Os produtores rurais da nossa vizinha e co-irmã Janaúba passam por uma dificuldade enorme com a falta de água para irrigação, e o “velho chico” e o Projeto Jaíba se apresentam para salvar e solucionar este tormento. A cada dia aumenta o número de produtores desta cidade que estão migrando para as águas do município jaibense.
APOSTA BRABA
O prefeito de Jaíba desafiou o nosso amigo e cientista político Orestes para provar a existência de um decreto assinado pelo gestor jaibense sobre calamidade pública por excesso de chuva e enchente. Desafio aceito e uma aposta de 5 mil reais. O documento foi mostrado, o prefeito derrotado. O pagamento da aposta? Esta é outra história...
PIT BULL
Há poucos dias o prefeito desta cidade foi a uma rádio comunitária local para falar mal do editor desta coluna, e bem ao seu estilo, não poupou adjetivos, inclusive mencionando o nosso nome com apelidos. Não revidaremos e nem vamos também chamar o prefeito de apelido, pois costumamos respeitar qualquer pessoa independente da sua formação ou cargo que ocupe, mesmo que este possua o sobrenome de “cachorro”.
VOU DE TAXI...
A empresa de Ônibus norte mineira Transnorte vendeu suas linhas de ônibus na região para outra concessionária de suporte maior que pretende enfrentar os taxistas, e na concorrência prevê melhor qualidade dos ônibus, mais quantidade de horários e preço reduzido. É uma boa briga, pois a grande maioria dos passageiros prefere o conforto proporcionado pelo táxi. A empresa Saritur (substituta da Transnorte), por exemplo, baixou o preço da passagem de Francisco Sá-Montes Claros. Está cobrando R$ 4.50. A empresa que conta com cerca de 50 ônibus na região deverá fazer o mesmo com as outras linhas sobre sua responsabilidade.
ADOSA
O incansável e imbatível senhor Antônio da Silva continua sua grande batalha para arrebanhar e levar doadores de sangue para o Hemominas em Montes Claros. Desta vez, está preparada a próxima viagem para o dia 20 de maio. Os interessados já devem procurar a secretaria municipal de saúde desta cidade para os devidos procedimentos preliminares.
APAGÕES CEMIG
Estamos há um bom tempo sofrendo com as mazelas e irresponsabilidade da Cemig em nossa cidade com a brincadeira de mau gosto que esta vem fazendo todos os dias a noite. O problema não está acontecendo nas cidades vizinhas, somente na área urbana local. Enviei esta mensagem para a ANEEL Agencia Nacional de Energia Elétrica: (todos deviam enviar também). “Moro em Jaíba MG. Há cerca de 60 dias, diariamente por volta das 19 às 20 horas a energia da Cemig dá vários piques de falta de tensão em toda área urbana, causando sérios transtornos e prejuízos. A concessionária não sabe explicar o motivo. Solicito providências desta conceituada instituição.” Quem não possui internet pode denunciar à Aneel via telefone fixo no número 167.
PROFESSORES
Professores da prefeitura de Jaíba estão com um pé atrás com o ex prefeito Detim. Informação chegada a esta coluna é tida como um escândalo, onde estes profissionais ao receberem o extrato de rendimentos do ano 2012, constataram que foi pago cerca de 3 mil reais do recurso do Fundeb em forma de 13º salário. As professoras têm que declarar o que na realidade não recebeu. Um problema para o sindicato da classe e talvez pra CPI ora instalada pela Câmara Municipal.
MATIAS CARDOSO
Este município recebeu recentemente do governo um bom reforço para o setor de obras, tendo chegado uma patrol, uma retroescavadeira, dois caminhões caçamba, dois ônibus, bombas de poço artesiano e tubos para irrigação. O governo mandará pra Jaíba também, é que o vizinho Matias está na frente.
FRASE DE TRAVESSEIRO
No século passado o escritor e humorista Mark Twain falou esta frase que deve ser copiada e seguida fielmente por todas as pessoas normais e éticas: “Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por terem mais experiência em ser ignorante”.