sábado, 20 de abril de 2013

Ao invés de barragem para o rio Verde, governo de Minas manda barraginhas para lagoas de chuvas em Jaíba


O governo de Minas e a Embrapa assinaram no último dia 10 um termo de cooperação técnica para apoio à execução de lagos de múltiplo uso e barraginhas para colher a água das enxurradas. Ao todo serão construídos 1.736 lagos de múltiplo uso em Jaíba e mais 23 municípios do Norte de Minas, sendo cada um desses reservatórios acompanhado por dez barraginhas. O investimento total será de 22 milhões de reais, incluindo contrapartida estadual.
 “O impacto dessas intervenções é estratégico para reduzir o uso de caminhões-pipa e outras medidas emergenciais contra a seca”.
As intervenções serão executadas em áreas rurais dos seguintes municípios do Norte de Minas: Jaíba, Bonito de Minas, Catuti, Cônego Marinho, Espinosa, Gameleiras, Itacarambi, Januária, Juvenília, Lontra, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Miravânia, Montalvânia, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, São João da Ponte, São João das Missões e Verdelândia.
O projeto do sistema de barraginhas foi iniciado há cerca de 30 anos pelo engenheiro agrônomo da Embrapa, Luciano Cordoval. O objetivo é colher a água das enxurradas, proporcionando infiltração rápida no solo entre uma chuva e outra. São pequenas bacias escavadas que se carregam e descarregam de três a seis vezes durante a estação chuvosa no semiárido, ocupando o espaço poroso do solo, reforçando o lençol freático.
Funciona como uma caixa d´água natural, possibilitando sustentar lagos para piscicultura, plantio nas áreas umedecidas com lavouras, pomares e irrigar hortas, o que viabiliza a produção de alimentos para as famílias e a comercialização do excedente, com geração de trabalho e renda. Atualmente, existem cerca 500 mil barraginhas implantadas no Brasil.
O lago de múltiplo uso é uma bacia revestida com lona de plástico comum, recoberta por camada de 25 a 30 centímetros de terra, para sua fixação no fundo e proteção contra raios solares, peixes e animais. Trata-se de alternativa eficiente, de longa vida e baixo custo, podendo ser a técnica conjugada à das barraginhas. Para fazer o lago e seu revestimento, é necessário apenas uma pá-carregadeira ou retroescavadeira.