sábado, 20 de abril de 2013

Propostas para combate ao crack e outras drogas em Jaíba

O combate às drogas foi tema de debate no último dia 12 em Jaíba.  O encontro aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença de autoridades políticas, militares, civis e representantes de associações, além de estudantes de escolas públicas. Também entrou em pauta o desejo da comunidade pela construção de um centro de recuperação de usuários de drogas no município.
Convidado para o evento, o deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB), que é membro efetivo da Comissão Permanente de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, destacou a importância do debate, frisando o potencial de dependência do crack e afirmando que é uma questão de saúde pública. "Possibilitarmos instrumentos para o tratamento de usuários da droga é importante, assim como também a prevenção ao problema. O poder público deve fazer políticas através do esporte, da educação e da cultura de forma a afastar os jovens das drogas. É preciso também fortalecer a aproximação da família, igreja e escola."

Centro de recuperação
Durante o encontro, o deputado anunciou que já está previsto para Jaíba, através do Governo Federal, a implantação, no segundo semestre, de um CAPS1 para atender pessoas com transtornos psíquicos e que fazem uso abusivo de álcool e drogas. "Mas estou trabalhando e conversando com o Ministério da Saúde para que esse benefício possa vir ainda no primeiro semestre do ano", adiantou.
Para o vereador Welton Luiz da Silva, um dos organizadores do encontro, o crack é um problema crescente no município de Jaíba. "A criação de um centro de reabilitação poderá ajudar muito as famílias que passam dificuldades e que sofrem com os filhos que usam essa droga tão destruidora de lares", afirma.
A opinião é compartilhada pela Irmã Suely Gomes Nunes, coordenadora técnica do Projeto Vida, que atende 200 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Jaíba com educação integral, inclusão social e capacitação profissional através da Associação Jaibense de Apoio ao Menor (AJAM). "A demanda é grande. Há um grande número de famílias de regiões periféricas de nossa cidade que convivem com o problema. A Polícia Militar já registra várias ocorrências de furtos e outros delitos relacionados ao consumo ou repasse de drogas, principalmente o crack", acrescenta.