quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BINOCANDO - Elton Páixão (jornalfolhadejaiba@bol.com.br)

SALÁRIO 1
Nossos deputados resolveram na calada da noite reajustar um pouco seus próprios salários, e com base sabe lá em que, chegaram a um índice de 62% de reajuste. De 16,5 mil passou para 26 mil reais fora é claro outras regalias a que têm direito. Ainda não sabemos como o nosso amigo Silvano Araújo recebeu esta triste notícia.

SALÁRIO 2
Este aumento de salário pode se tornar em efeito cascata, ou seja, como foi aprovado aumento para presidente, governador, senador e deputado, de forma “legal” pode atingir também os deputados estaduais e nossos vereadores. Se um vereador de Jaíba, também receber 62% de aumento, receberá uma bagatela de  7 mil reais mensais.

SALÁRIO 3
A Constituição limita as remunerações dos deputados estaduais a 75% do salário dos federais. A mesma Constituição vincula a remuneração dos vereadores aos salários dos deputados estaduais, variando de 20% a 75%, de acordo com a população. O aumento não é automático. Depende de aprovação de projetos nos legislativos, sendo que a Constituição veda o aumento de salários para a mesma legislatura.

COHAB E ESPAÇO
Esta companhia de habitação tem construido várias casas em nosso município. O tamanho das residências serem tão pequenas, até que é aceitável, mas o tamanho dos lotes bem que poderia ser maior, lembrando que por aqui, o que não falta é terra vaga, basta ver a quantidade de invasão que ocorre e mesmo assim sobra muita terra, inclusive para a Ruralminas comercializar. Com o lote maior, o morador poderá ampliar ao seu gosto e uma valorização bem maior do imóvel.

ESTACIONAMENTO
A Prefeitura resolveu proibir o uso da cobertura do mercado municipal para estacionamento de veículos. A Polícia Militar foi comunicada e também os proprietários de veículos que faziam uso da “garagem” foram avisados.

ASFALTO MANGA
O DNIT, órgão do governo federal marcou para a primeira quinzena de janeiro de 2011, o início das obras da BR-135, no trecho que liga o povoado de Monterey à cidade de Manga numa extensão de 45 km. É a tão esperada pavimentação da estrada Manga – Montalvania. A população destas cidades vêm esta notícia com apreensão, pois as promessas deste tão reivindicado asfalto já virou novela.

CÂMARA TRABALHA
Comentários na última reunião da Câmara davam conta de que foi a reunião mais produtiva desta turma de vereadores, pois em apenas uma reunião conseguiu colocar fim uma batalha que já durava 10 meses para resolver a pendência da prestação do ex prefeito Wellington junto ao Tribunal de Contas e ainda em tempo recorde cassou o mandato de uma vereadora.

INELEGÍVEL
Ainda resta saber como fica a situação da ex vereadora Leila Ramos. Este termo “ex” foi usado pelo presidente Anderson, que afirma que a situação é irreversível. Ainda não sabemos se a petista fica inelegível para as próximas eleições de 2012. A lei da ficha limpa ou ficha suja, diz em seu texto, que, quando a pessoa é julgada por mais um juiz ou colegiado fica inelegível. Lembrando que esta vereadora foi julgada e punida por seis vereadores

COLABORADOR
O vereador Anísio Campos, usando a tribuna da Câmara classificou como bastante inusitada a postura de um advogado ligado ao ex prefeito Wellington, quando de uma reunião da comissão que analisava e julgava a referida prestação de contas. Indagado pelo vereador se o advogado era o representante do ex prefeito, o mesmo disse, que não representava seu cliente e estava ali apenas como colaborador.

CONTAS
Não é a primeira vez que a Câmara de Vereadores desta cidade apreciam e julgam prestação de contas de ex prefeitos e até mesmo de ex presidentes desta mesma câmara. Costumeiramente os vereadores acompanham a votação do Tribunal de Contas; quando este rejeita, os vereadores também rejeitam. O vereador Têla sabiamente justificou o seu voto afirmando que não poderia discordar dos desembargadores conselheiros do tribunal, que possuem conhecimento jurídico maior que o seu e por unanimidade rejeitaram as contas do ex Wellington. É a primeira vez que o TC rejeita conta pública de político de Jaíba.

POPULARIDADE
Na última polêmica reunião da Câmara que resultou na cassação de Leila e reprovação das contas de Wellington, pudemos assistir dois pesos e duas medidas. A platéia estava dividida entre apoiadores do ex e desafetos do ex prefeito. Quando tiveram a certeza da reprovação das contas, os apoiadores evadiram do recinto, ficando somente os desafetos. Muita alegria para uns e muita tristeza para outros...

Vereadores reprovam prestação de contas de ex prefeito

Wellington Lima poderá ficar inelegível pela lei ficha suja
Com um forte aparato policial e muitos manifestantes pro e contra o ex prefeito Wellington Lima, a Câmara de Vereadores, finalmente, após dez meses de análise, resolveu reprovar as contas públicas deste ex prefeito referente ao ano de 2008. Sendo que as contas referente ao exercício de 2007 deste político também já foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas, conforme informou o vereador João de Deus Correia.  Após a reprovação do tribunal a Câmara Legislativa tem que dar o seu veredicto final e somente após a votação pelos vereadores, tem a devida validade.
VEREADORES rejeitam Wellington

CÂMARA ficou cheia de manifestantes
A votação pelo acatamento da decisão do Tribunal de Contas, que rejeitou por unanimidade esta prestação de contas ficou com seis votos favoráveis, uma ausência da ex vereadora Leila, e os vereadores Osvaldo e Valdemir preferiram não votar, abstendo da referida votação.
Antes da votação, um advogado entregou ao vereador Osvaldo, para ser lido um mandado de segurança assinado pelo juiz de Manga, sustando o julgamento da referida prestação de contas, alegando que o ex prefeito não foi notificado para sua defesa. O presidente Anderson Silveira disse estranhar a chegada deste mandado, pois, o certo seria a Câmara ser notificada legalmente por um oficial de justiça, o que não ocorreu, informando que o ex prefeito foi notificado via imprensa regional e estadual, diante da impossibilidade da notificação pessoal, onde houve várias tentativas via Aviso de Recebimento – AR do Correio.
O Tribunal de Contas do Estádo de Minas Gerais – TCMG, diante desta reprovação dos vereadores, poderá punir o ex prefeito com suspensão dos seus direitos políticos por um determinado período que geralmente é de oito anos.
Trata-se de um fato inédito na história política deste município, onde pela primeira vez os vereadores recebem do tribunal de Contas uma prestação de contas totalmente rejeitada.

Análise do Tribunal de Contas
O processo 782594 do TC aponta em seu relatório que estudo realizado por órgão técnico do tribunal, constatou irregularidades e não houve qualquer manifestação do ex prefeito citado em sua defesa. O TJMG considerou as contas referente o ano de 2008, como não prestadas e por isso foi feita representação à Câmara de Vereadores desta cidade, para as devidas providencias, não havendo apresentação de defesa do interessado que foi o gestor do município no período de 2005 a 2008.
Conforme relatório do TC, o município de Jaíba, em 2008 procedeu a abertura de créditos suplementares no valor de R$2.012.545,65 sem possuir recursos disponíveis, contrariando a legislação específica. Foi constatado também o registro de transferências de convênios no valor de R$3.107.862,94 sem indicar a natureza de sua aplicação.
Estas irregularidades foram entendidas pelo tribunal no comprometimento da destinação legal de recursos para a saúde e a educação, onde o município fica obrigado perante a lei de responsabilidade fiscal a destinar recursos específicos para estes dois setores.
A corte formada por conselheiros do TCMG teve votação unânime no julgamento deste processo, que foi também aprovado pelos vereadores de Jaíba.

Leila Ramos perde o mandato de vereadora

Numa reunião muito agitada e a casa cheia, a Câmara de Vereadores cassou o mandato da vereadora Leila Ramos PT, de sua função legislativa. A vereadora vinha sendo motivo de processo administrativo disciplinar por faltas cometidas no exercício de sua função ferindo o decoro parlamentar, assim como apurou a comissão de ética e disciplina da Câmara. A cassação ocorreu no último dia 20 deste mês de dezembro numa votação de 6 X 2. Os vereadores Valdemir Soares e Osvaldo da Silva votaram contra a perda de mandato da vereadora. A comissão que julgou e deu parecer favorável à cassação foi composta pelos vereadores João de Deus (presidente), Anísio Campos (relator) e Valdemir Soares (membro).
Esta comissão afirmou ter dado amplo direito de defesa para a vereadora acusada, que apresentou vários atestados médicos, para afastar dos trabalhos legislativos. Com a saída de Leila Ramos, assume o suplente Daniel Dias, que já chegou a assumir a referida vaga durante período de afastamento da ex titular do cargo.
A referida vereadora foi acusada de ter quebrado o decoro parlamentar quando deu posse ao segundo colocado na eleição de 2008, contrariando assim a maioria de seus colegas, que afirmam que a solenidade de posse deveria acontecer em rito normal com sessão convocada de maneira regimental pelo presidente da Câmara e a presença da maioria dos vereadores.
A vereadora Leila tem foi inicialmente afastada de seu cargo para responder o processo fora do mandato, mas, um mandado de segurança assinado pela juíza Maria Beatriz Biasutti de Manga, delegou ao presidente da Câmara Anderson Silveira, que retornasse a vereadora ao cargo até que a mesma seja julgada em definitivo. O que aconteceu nesta última reunião.
Com a posse de Daniel Dias quem será o grande vencedor é o Partido Trabalhista Cristão – PTC, presidido pelo militante João Maria da Silva, que passará a contar com três vereadores no legislativo jaibense. Além de Daniel, compõem também este partido político os vereadores Nelson de Deus e Wanda Aparecida.

Advogado tumultua reunião da Câmara e tem voz de prisão

POLÍCIA
POLÍCIA tenta negociar prisão de advogado
Conforme relato do Boletim de Ocorrência da Policia Militar n° 2776 lavrado pelos policiais Alex Sandro e Jamilton Rodrigues, o advogado Rogério Aguiar, residente em Janaúba e que, há pouco tempo morava e trabalhava em Jaíba como proprietário de um barzinho veio a tumultuar e incentivar a platéia para atrapalhar a primeira reunião ordinária deste mês de dezembro da Câmara de Vereadores. Diante do tumulto o presidente desta casa, Anderson Silveira, deu voz de prisão no referido advogado, convocando a força policial, mas o mesmo resistiu à prisão e desafiou os policiais a algemá-lo, o que não aconteceu por motivo da manifestação exaltada de muitas pessoas presentes e a guarnição composta  apenas de dois policiais.
O advogado alegou aos policiais que não estava tumultuando e apenas defendendo a sua cliente, que também é vereadora. Por outro lado, o presidente da Câmara que possui poder de polícia na forma regimental, informou aos policiais que por mais de uma vez advertiu o advogado sobre a sua conduta durante a reunião e o mesmo não conteve o seu comportamento chegando às vias de fato.
O presidente Anderson, informou que só continuaria a reunião após a prisão ou retirada do advogado e como não aconteceu, a sessão foi interrompida e convocada posteriormente outra reunião extraordinária. Informou também o presidente Anderson que este fato será encaminhado à justiça e também denunciado à Ordem dos Advogados do Brasil OAB.

Loiola e amigos joga com Wildes e amigos


Num clima de muita confraternização e espírito natalino aconteceu no último domingo dia 19 uma partida de futebol envolvendo verdadeiros craques do futebol jaibense. A partida foi mais pra festa do que futebol de verdade com o evento regado de muita cerveja e churrasco na sede de concentração dos times localizada na pensão de dona Diva. Para evitar confusão os amigos, ambos despachantes, continuaram ainda mais amigos, diante de um empate de 3X3, que ficou parecendo placar combinado.
Loiola e amigos jogou com: João Pedro, Barrinha, Severino, Zé Augusto, tenente Wagner, Kbelo, Niu, Peninha, Dílson eletricista, Mauristonio, fuso, João sem medo e loiola. O técnico, João Coutinho.
Wildes e amigos jogou com: Toninho capa, Walter boca preta, Marcinho, Charlim, Djalminha, João Nelson, Cabo Augusto, Marcelo Farias, Leo Preto, Canela, Coca, e Wildes. A técnica, Dona Diva.
Os organizadores deste evento afirmam que esta partida entra para o calendário esportivo de Jaíba, para acontecer em todo natal. O ingresso para assistir este precioso futebol é um quilo de alimento perecível. Para se inscrever como atleta é preciso passar pelo crivo de uma rigorosa comissão para análise, sendo que já existe uma enorme lista para jogar no próximo natal.

Ruralminas fatura alto com venda de lotes urbanos

RURALMINAS fez um bom negócio imobiliário
Bastante cobiçado os lotes vendidos pela Ruralminas no final do mês passado chegando a formar enorme fila para entrega das propostas em envelopes, tendo que adiar a data final de recebimento dos lances de maior oferta. Foram vendidos 123 lotes com área entre 300 a 570 metros quadrados. Os preços apesar de serem avaliados no preço real de mercado, sofreram uma enorme valorização em detrimento da grande procura. Dos 123 lotes oferecidos à venda chegaram a receber 1.800 propostas numa supervalorização considerada fora da realidade.
O mercado imobiliário de Jaíba que possui uma valorização por metro quadrado superior a cidade como Montes Claros, ganhou novo incentivo com esta comercialização da Ruralminas. Um lote avaliado em preço real de R$13.500,00 foi vendido por R$51.120,00, ou seja, uma valorização de quase 300% acima da realidade. O representante da Ruralminas em Jaíba Francisco Garcia Bal informou que esta Fundação possui mais lotes para colocar à venda, mas não soube informar a data, existindo também muita área invadida com pendência na justiça que poderá ir a leilão público assim como este que aconteceu recentemente.
O faturamento total da Ruralminas pode chegar a 2,5 milhões de reais com a venda destes lotes urbanos, que serão pagos em 24 prestações.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BINOCANDO Elton Paixão - jornalfolhadejaiba@bol.com.br

VEREANÇA
Na próxima legislatura, a partir de 2013, a Câmara de Vereadores será acrescida de mais quatro membros, de nove, passará a compor treze representantes. Mas poucos sabem que ainda neste pleito pode ainda aumentar mais dois, indo para onze. É que tramita um processo na comarca local, argumentando sobre a Lei Orgânica deste município que estabelece a quantidade de onze parlamentares, e se a justiça for favorável...

PRÓXIMO PREFEITO
Ainda está longe de saber quem será quem nas próximas eleições municipais, mas um pré candidato a prefeito, atualmente ligado a oposição fez uma proposta inusitada ao outro pré candidato Reginaldo, onde oferece várias secretarias em troca deste aceitar ser o vice da chapa oposicionista. Pela ousada proposta seria a secretaria de obras para o genro Fião, a secretaria de ação social para a mãe Dona Toinha, a secretaria de agricultura para o próprio Reginaldo e a secretaria de finanças para qualquer indicado. O pedido foi prontamente descartado, ficando a desconfiança se todo o grupo oposicionista foi realmente consultado, sabendo que existe uma briga de foice pra definir quem será o real candidato ou candidata a prefeito e o vice. Muita calma nessas horas...

FOGOS
A justiça de Manga concedeu um mandado de segurança à vereadora Leila Ramos, para que esta responda seu processo de cassação do mandato no seu devido cargo. O mais engraçado é que não houve comemoração como de costume nesta terra, com aquela solta de fogos que ensurdece e irrita a população. Ou esqueceram desta prática ou é cautela... A vereadora ainda não foi absolvida em definitivo.

CABELEIREIRA
Dizem que é melhor ter ouvido pra ouvir, do que ser surdo; mas ouvimos dia desses uma propaganda de bicicleta nas ruas desta cidade, anunciando uma grande e eloqüente novidade: “agora em Jaíba uma cabeleireira de Montes Claros”. Até agora ficamos sem entender o motivo do anuncio, e porque anunciar que é de Montes Claros. Se fosse de Gado Bravo, Lajedão, ou Morro do Albano, que diferença faria? Não poderia também anunciar nas ruas centrais de Montes Claros: “agora em Montes Claros uma cabeleireira de Jaíba?”. Ou será que nosso povo é tão inferior aos demais. Cuidado com o sapato alto...


EX PADRE
A Jaíba tinha apenas um padre que realmente nasceu por aqui, ou seja, jaibense da gema. Tinha, pois o nosso conterrâneo Raimundo Nonato deixou o ofício ligado a igreja católica. Fomos informados que o e padre Nonato está ligado a uma igreja evangélica. Afinal não é de admirar, pois o Deus é o mesmo e único. Parabéns ao religioso em sua nova empreitada.

ENQUETE
O site norteclick.com.br em parceria com o jornalfolhadejaiba.blogspot.com promoveu a título de curiosidade uma enquete onde pergunta aos internautas de Jaíba, qual o vereador seria melhor pra Jaíba,  Leila Ramos ou Daniel Dias. Até o fechamento desta edição foi contabilizado 22% para a primeira e 78% para o segundo indicado. Cada computador só pode votar uma vez por dia, se tentar votar outra vez é travado através do IP do aparelho. Esta enquete não possui nenhum valor, pois quem realmente vota são os vereadores, que geralmente é em votação secreta.

PLANO DIRETOR
Grande parcela da população jaibense não tem a devida noção da importância que é participar das discussões sobre a elaboração do Plano Diretor deste município, que já teve o chute inicial. Trata-se de uma lei que vai perdurar por muito tempo, equivalente a Lei Orgânica que determina as ações do município. Toda a representatividade jaibense como escolas, associações, igrejas, e demais entidades foram convidadas com assinatura protocolada e mesmo assim a participação da sociedade foi considerada tímida.

ANASTASIA
Outro dia ouvi um comentário de um analista político local afirmando que a baixa votação obtida pelo governo Anastasia em nossa região é benéfica para o sertão norte mineiro. Lembrando que esta região foi uma das poucas que não apoiou a dupla Aécio/Anastasia. Com isto o nosso governador vai rever suas ações para esta região dando conta que esta parcela da população não está satisfeita com suas determinações por aqui. É esperar pra ver...

RURALMINAS
Muito tem se comentado sobre a atitude da Ruralminas em comercializar seus lotes urbanos que é feito através de concorrência pública tipo maior oferta, onde mais uma etapa está sendo realizada nesta última semana de novembro. A alegação principal dos compradores é que, para vender um lote urbano é necessária uma infra-estrutura básica como rede de esgoto, energia elétrica, água encanada e pavimentação das ruas. E por enquanto nada disso é visto por aqui, e a Ruralminas como órgão do governo deveria dá o bom exemplo. Poderia pelo menos limpar as ruas dos lotes comercializados. Veja a foto da rua Osvaldo Alves Silva, localizada no fundo da Escola Zoé Machado. Se não existe rua aberta, imagine iluminação e outros benefícios. Existem lotes também que precisa saber se o órgão ambiental vai liberar o desmate.

Plano diretor de Jaíba começa ser discutido

No último dia 20 aconteceu a primeira reunião de trabalho para montar a estrutura do Plano Diretor de Jaíba, que terá um prazo de dez meses para conclusão e custará cerca de 300 mil reais e financiados pelo governo de Minas através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU, e será elaborado pela supervisão da Fundação Israel Pinheiro. O prefeito desta cidade Detim falou da importância de unir toda a comunidade jaibense, principalmente as entidades de classe, para traçar metas no sentido de realmente montar um trabalho bem feito, lembrando que este Plano Diretor já devia está pronto há pelo menos 15 anos, e que foi uma promessa de campanha política.
Este Plano Diretor pretende mostrar a estrutura que o município jaibense terá no futuro, ou seja, planejará a construção do município para daqui a 50 anos. Sendo que este plano será transformado em lei municipal com a devida aprovação da Câmara de Vereadores, estipulando regras básicas da cidade e toda área do município com temas como arborização, larguras de ruas e calçadas, modelo de construção predial e outras diretrizes que visam o bem estar social da população em geral.
Para iniciar os trabalhos foi eleito pela maioria dos participantes no evento que aconteceu na Câmara Municipal, um núcleo gestor, composta de representantes do município que fará todo acompanhamento do processo de efetivação do Plano Diretor formado por membros da comunidade assim distribuídos: representante dos produtores de área irrigada; área sequeira; associação de moradores; conselhos de controle social; terceira idade e direitos humanos; clubes de serviços; e representante do legislativo local. A primeira reunião de trabalho deste conselho gestor acontece nesta sexta feira dia 26, onde serão traçados os trabalhos preliminares para efetivar o plano que terá revisão nos próximos 5 – 10 e 15 anos.

População terá participação ativa
O Plano Diretor será um objeto para trabalho futurístico e não estará ligado diretamente a um gestor político, pois será uma lei municipal para ser cumprida e ou seguida para os próximos governantes do município. Em toda a fase de montagem deste plano, o núcleo gestor estará acatando propostas e idéias de qualquer morador que lançará sua argumentação em formulário próprio apresentando suas sugestões para a real construção deste município. Interessados podem procurar este núcleo na prefeitura. A representação do núcleo gestor ficou assim definida:
Produtores área irrigada – Joaquim Rodrigues Araújo e Walter Alves Cardoso (suplente)
Produtores área sequeira – Adonias Félix Sobrinho e Maria Antonia da Silva (suplente)
Associação de moradores – Cezar Luiz da Silva e Amara Soares – Marcone Oliveira e Geraldo Manoel (suplentes)

PARTICIPANTES da audiência do Plano Diretor


DETIM com equipe que montará o Plano Diretor

Conselhos de classe social – Gilmar Nogueira Carvalho e Kátia Josiane Nunes (suplente)
Terceira idade e direitos humanos – Rosivaldo Bispo Souza e Suely Gomes Nunes (suplente)
Clubes de serviços – Valdir Alves Souza e José Renato Galvão (suplente)
Câmara Municipal – Wanda Aparecida e Claudionor Brito (suplente)

Sobre o Plano Diretor
O Plano Diretor é uma determinação legal do governo e é voltado à abordagem do espaço urbano e suas dinâmicas, abrangendo todas as ações que o município empreende ou poderá vir a empreender e que se manifeste nas suas características físicas e materiais, bem como naqueles chamados imateriais, ou seja, todos aqueles que estão presentes nas relações sociais e culturais particulares das comunidades.
Os representantes da Fundação Israel Pinheiro incita uma maior participação da comunidade na elaboração deste plano, inclusive no setor cultural, solicita a quem possui algum documento antigo, ou algum relato de antigos moradores ou colonizadores de Jaíba, e mesmo fotografias para que empreste para enriquecimento deste projeto.

Quem será o dono da cadeira: Daniel Viana ou Leila Ramos

Está lançado o embate sobre quem assumirá em definitivo a cadeira de vereador na Câmara Municipal desta cidade, sendo que esta casa legislativa por maioria absoluta pediu o afastamento da referida vereadora, acusando a mesma de ter quebrado o decoro parlamentar quando deu posse ao segundo colocado na eleição de 2008, contrariando assim a maioria de seus colegas, que afirmam que a solenidade de posse deveria acontecer em rito normal com sessão convocada de maneira regimental pelo presidente da Câmara e a presença da maioria dos vereadores.
O suplente Daniel Dias Viana assumiu o cargo de vereador no início deste mês em substituição à petista Leila Ramos, e até o fechamento desta edição ainda continua vereador. “Qualquer que seja o tempo, estarei cumprindo minha função legislativa com muita dignidade e fidelidade ao povo jaibense”. Declarou o vereador Daniel Dias, após fazer juramento de posse em sessão na última reunião da Câmara.
SE ABSOLVIDA, Leila permanecerá

DANIEL DIAS poderá ficar em definitivo
A vereadora Leila tem em seu favor um mandado de segurança assinado pela juíza Maria Beatriz Biasutti de Manga, delegando ao presidente da Câmara Anderson Silveira, que retorne a vereadora ao cargo até que a mesma seja julgada em definitivo, sendo que este retorno ao cargo ainda não aconteceu por falta de quorum na segunda reunião deste mês.
A comissão de ética composta pelos vereadores Cláudio Brito, Anísio Campos e Valdemir Soares têm o prazo até o final de dezembro deste ano para apresentar o relatório onde a vereadora acusada deve ter amplo direito de defesa e juntamente com os demais vereadores, julgarão em definitivo a situação desta vereadora. Caso Daniel Dias permaneça no cargo quem será o grande vencedor é o Partido Trabalhista Cristão – PTC, presidido pelo militante João Maria da Silva, que passará a contar com três vereadores no legislativo jaibense. Além de Daniel, compõem também este partido político os vereadores Nelson de Deus e Wanda Aparecida.

Animais apreendidos são retirados à força

A Jaíba que é uma cidade emergente com visita diária de muitas pessoas que aqui aportam à procura de negócios envolvendo principalmente a agropecuária e fruticultura tem ainda que conviver com uma feiura descabida, que é a enorme quantidade de animais soltos em vias públicas, não parecendo com uma cidade e sim com uma vila interiorana. A equipe da prefeitura tem feito campanha de divulgação para que os proprietários destes animais proceda o devido recolhimento deste cavalos e bovinos.
Mas, no último dia 18 este episódio chegou às vias de fato, chegando ao envolvimento da Polícia Militar, onde foi registrado o Boletim de Ocorrências n° 2660 constando a apreensão de doze vacas adultas e um bezerro, que perambulavam tranquilamente nas imediações da Câmara Municipal, área nobre e central da cidade e próximo à delegacia de Policia Civil.
O mais interessante, é que, conforme consta no BO da polícia, o criador e proprietário destes animais, Manoel Delson de Freitas que mantém um leilão de bovinos nesta cidade, foi até o curral da prefeitura, e de forma arbitrária veio a cortar os cabos de aço que matem o colchete do curral municipal e retirou sem nenhuma autorização adequada os seus animais. Este fato será apurado pela justiça competente.
A lei municipal em vigor, devidamente aprovada pela Câmara de Vereadores fala da proibição e permanência de animais nas vias públicas, estabelecendo que os animais encontrados nas ruas, praças, estradas ou caminhos públicos serão recolhidos ao depósito da municipalidade, sendo que o animal recolhido será retirado dentro do prazo de sete dias, mediante pagamento de multa e taxa de manutenção, estabelecido atualmente em 15 reais/cabeça/dia.
Caso o animal não seja retirado neste prazo, deverá a Prefeitura efetuar a sua venda em hasta pública. Conforme o capítulo 5 da lei do código de postura. Também é proibida a criação de porcos em quintais e cães soltos nas vias públicas.

Depois do limão, Projeto Jaíba exporta manga palmer

Dono de uma propriedade de 180 hectares, Manoel Ferraz, associado à Centraljai, é um dos produtores apto a exportar manga palmer. Após cumprir as exigências de melhorias na propriedade, ele conseguiu a certificação necessária.
Para 2011, a expectativa de Manoel Ferraz é avançar um pouco mais. “Esse segundo ano de produção deve ser melhor e espero exportar 120 toneladas, a partir de julho”, revela. O produtor, que já produz limão para exportação, também investe na plantação de manga haden e tommy para o mercado interno e se prepara para a construção de um galpão e a compra de um equipamento de seleção das frutas.
De acordo com o gerente regional da Emater do Jaíba, Ivan Alves de Souza, produzir mangas para exportar pode ser um excelente negócio, “desde que o câmbio esteja favorável”, pondera. As frutas do Jaíba são exportadas principalmente para Portugal, Espanha e Alemanha.
Além do limão, agricultores familiares do Projeto Jaíba, se preparam para atender a demanda do mercado externo e estão investindo também na produção de manga palmer. Depois da certificação da Produção Integrada de Frutas, conquistaram agora o principal selo de certificação para a venda de alimentos na Europa, o Globalgap. Até o momento, três produtores fizeram as adequações físicas necessárias na propriedade e conseguiram o selo.
O selo Globalgap é um sistema europeu de gestão de qualidade que tem como finalidade principal assegurar alimentos sustentáveis e seguros para os seus consumidores.
Para obter a certificação, os produtores de manga palmer do Jaíba já adotaram melhorias mínimas em suas propriedades como a construção de banheiros; sala de estoque de defensivos, equipamentos de proteção individual, embalagens e fertilizantes, além de fossas sépticas; lavatórios de equipamentos e tratamento da água utilizada na limpeza do maquinário. (Agência Minas)


MANOEL Ferraz  já está exportando manga



MANGA Palmer traz lucros para a região

Vereadores aprovam melhorias para servidor

A Câmara de Vereadores apresentou uma emenda à Lei Orgânica do município propondo melhorias para o funcionalismo público municipal concedendo incentivos relacionados às férias prêmio para os que têm este direito. A proposta foi assinada e votada por todos os vereadores desta casa.
A mudança na Lei Orgânica estabelece que as férias prêmio com duração de seis meses, adquiridas a cada período de 10 anos, ou três meses, adquiridas a cada período de cinco anos de efetivo exercício de serviço público, admitida sua conversão em espécie, por opção do servidor, ou para aposentadoria, a contagem em dobro das não gozadas.
Os vereadores apresentaram como justificativa, a melhoria da condição social do servidor e a produtividade, conseqüente melhor desempenho da função e melhor qualidade no serviço público. A lei anterior determinava apenas seis meses de férias prêmio a partir de 10 anos de trabalho, e com a nova legislação, com 5 anos de trabalho o servidor já é beneficiado.
O vereador Cláudio Brito na última reunião da Câmara apresentou um requerimento propondo a pintura de lombadas no asfalto da avenida Cel. Moacir, para melhor visibilidade aos motoristas, construindo também uma faixa de pedestres em frente à Escola Roque Cardoso que está localizada nesta avenida na área central da cidade, melhorando o acesso de estudantes e demais pedestres.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010



Social
                                               Ivanette Diaz

           
   

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BINOCANDO

EFEITO SILVANO 1
A candidatura a federal de Silvano Araújo vem causando reboliço na política regional. Na vizinha cidade de Manga, o vereador Maurício Magalhães trabalhou como seu cabo eleitoral conseguindo uma boa votação, 1.557 votos, o que fez este vereador lançar já de imediato seu nome como candidato a prefeito do município manguense. Opositores deste vereador atribuem a votação de Silvano nesta cidade à primeira dama Bia que é de lá. Por aqui também temos pretensos candidatos a prefeito diante desta última eleição. É esperar pra ver...
EFEITO SILVANO 2
Agora o caminho está aberto. O primeiro corajoso jaibense a se lançar candidato a deputado foi o nosso amigo Alessandro Borges, quando disputou uma cadeira federal em 2002, obtendo um tímido resultado. Já temos conhecimento que, pelo menos dois jaibenses disputarão uma vaga de estadual em 2014. Se esta onda pega... vai que dá certo...Se Janaúba tem, Manga tem, Jaíba, com certeza um dia terá...
EFEITO LEILA
Parece que a vereadora Leila não combina bem com a cadeira de presidente da Câmara Legislativa. A primeira vez que sentou no trono, promoveu uma eleição para presidente daquela casa, elegendo o vereador Valdemir, e a coisa não deu certo. Desta vez, quando sentou pela segunda vez, deu posse ao ex prefeito Wellington, e que também acabou não funcionando. Será que haverá a terceira tentativa?...
CORRERIA
Dizem as más línguas, que até hoje tem gente foragido ou correndo, quando houve o início de quebra quebra na transição de posse dos prefeitos cassados e empossados. Em Jaíba acontece cada coisa...
FORASTEIROS
Engraçado como a equipe do prefeito que assumiu por menos de um dia conseguiu arrebanhar tantos forasteiros numa forma tão repentina. Será que já havia uma combinação prévia? Os donos de restaurante da cidade disseram que foi a quinta feira que mais vendeu almoço, mas reclamaram que não houve a mesma venda na janta...
FEIURA POLÍTICA
O vandalismo que ocorreu nas dependências da Prefeitura de Jaíba na semana passada, manchou para sempre a história política deste município, com sério prejuízo financeiro e moral. Toda a mídia regional e da capital mineira divulgou a feiúra que, a princípio reflete em toda a população jaibense. Sabendo que por aqui, residem pessoas de bem e civilizadas que não apóiam esta atitude comparada a índios selvagens, com todo o respeito que temos pela classe indígena.
IBGE
A contagem da população de Jaíba já chegou ao fim. Na edição do mês passado divulgamos que o IBGE já havia concluído seus trabalhos chegando ao número de 32.216 pessoas. Em reunião da equipe municipal que acompanha os serviços censitários juntamente com os funcionários deste instituto na apresentação do resultado, foi apresentado uma denúncia de que havia indícios de fraude por parte de funcionário do IBGE que manipulava criminalmente equipamentos para diminuir a população local. Mesmo após os trabalhos concluídos, o sítio oficial do IBGE está publicando novo resultado com 33.247 pessoas. Será que foi realmente corrigido?... Preferimos acreditar que o IBGE é um órgão sério e competente.
ASSESSOR POR UM DIA
Informação chega à coluna, que alguns assessores e secretários do ex prefeito que assumiu por menos de um dia, apresentava tanto ódio e rancor que saia fogo pelas narinas com forte ameaças a funcionários ligados a atual administração. Já imaginaram se esta onda continua?...
ANA MARIA
Já está quase batido o martelo pelo governador Anastasia de reconduzir a deputada Ana Maria à sua cadeira na Assembléia Legislativa em 2011. a candidata ficou na segunda suplência e mesmo assim, o governador, que já foi seu aluno, não vai ficar com saudade da professorinha...Terá que abrigar dois deputados de seu partido em secretarias.
JUIZ DE PAZ
Para quem não sabia, nas próximas eleições municipais, além de votarmos em vereador e prefeito, também estaremos votando em juiz de paz. Aquela pessoa que substitui o santo casamenteiro, Sto. Antônio. Para quem não gosta de política e quer testar sua popularidade, é uma bela opção.


BEIJA OU NÃO BEIJA?  
As duas personagens mais importantes da atualidade brasileira, apesar de, na foto aparentar está treinando para um beijo “selinho”, na realidade estão se engalfinhando cada vez mais numa batalha de guerra, demonstrando um verdadeiro desrespeito ao eleitor que está assistindo pela televisão nada de campanha política, mas sim de ataques pessoais. Os marqueteiros esqueceram de fazer uma campanha para pedir votos e partiram para uma baixaria sem precedentes. Bem que a senhora Dilma, por ser mulher poderia fazer a diferença mostrando mais femininidade, doçura e meiguice, mesmo em respeito às mulheres brasileiras.

 NARIZ DE TUCANO
Se a gente não soubesse que o homem poderoso é deficiente do dedo mínimo ou “midim”, poderia imaginar que Ele, apesar de detestar o lindo pássaro tucano em alusão ao seu rival PSDB, bem que poderia apelidá-lo de nariz de tucano, pois o barbudo não saiu bem na foto dando a impressão que enfiou um dedo inteiro no cheirador.











Prefeito Detim promove mudança no secretariado

GERALDINO Loiola Moreno comanda o setor de obras

    ANNY Jaqueline assumiu a secretaria de saúde


O prefeito desta cidade efetuou uma pequena alteração no seu secretariado visando uma melhor adequação no seu governo. Quatro secretarias foram atingidas pela mudança, sendo elas: Ação Social, Obras, saúde e chefia de gabinete.
O prefeito informou que, com o passar do tempo novas alterações poderão acontecer caso, no sentido de propiciar um melhor atendimento à comunidade jaibense.
Secretaria de Obras – Sai Marcos Shimohiro, entra Geraldino Loiola Moreno
Secretaria de Saúde – Sai Edílson Moreira Diu, entra Anny Jaqueline
Secretaria Ação Social – Sai Maria do Carmo, entra Dona Euilca (interina)
Chefia de Gabinete – Sai Geraldino Loiola Moreno, entra Edílson Moreira Diu.
A mudança no secretariado aconteceu antes do impasse da cassação momentânea do prefeito de Jaíba.

Água do rio São Francisco veio pra ficar permanente

                                                       O SONHO da água do São Francisco vira realidade

                                          HÁ DOIS anos atrás rio verde morria  na barragem da


Fase de testes já está concluída para uso doméstico

A Copasa informou que a distribuição de água do rio São Francisco para os domicílios desta cidade, já está amplamente definido, sendo que, preliminarmente houve alguns impasses na fase de teste em que a população ficou um pouco assustada com um forte mau cheiro que chegou às torneiras, ocorrido em função de resíduos acumulados por certo período na adutora formada por tubulação que canaliza a água até a estação de tratamento local.
Esta medida além de propiciar uma água de melhor qualidade em paladar, vem contornar de vez um sério problema da escassez de água que o município vinha sofrendo com a reduzida vazão do rio Verde Grande no seu período de “seca”, chegando ao ponto do curso de água já ter sido interrompido. A fase mais crítica deste rio ocorreu em novembro de 2008, onde foi paralisado o abastecimento de água, e a Copasa teve que perfurar poços artesianos para distribuir à população, vindo também carros pipas de cidade vizinha para o suprimento local.
 A captação da água do São Francisco é feita através de uma rede de tubulação de 400 milímetros atingindo uma extensão de 18 quilômetros, partindo do canal de distribuição do Projeto Jaíba, com a água sendo bombeada até a estação de tratamento local. A copasa informou também que o projeto de transposição desta água ainda não está totalmente concluído, e será construída uma nova ETA (estação de tratamento de água) com maior capacidade e será localizada próximo ao trevo da rodovia saída Jaíba – Mocambinho. Serão construídos também mais dois ou três reservatórios com capacidade de 1 milhão de litros para suprir possíveis emergências. O projeto foi elaborado prevendo atender a demanda de Jaíba até 2030.
A Copasa, que possui atualmente 5.600 ligações em atividade neste município explica a demora da distribuição desta água à população em decorrência de alguns impasses gerados entre o Distrito de Irrigação de Jaíba, Copasa Irrigação, e Codevasf, sobre quem assumiria a responsabilidade de manutenção da rede adutora que canaliza a água; o que já foi resolvido, com a população podendo ficar tranqüila sobre a continuidade da distribuição do precioso líquido.
A captação das águas do rio Verde, não ficará totalmente descartada, podendo ser usada em caso de emergência, como rompimento da tubulação, defeito no bombeamento, ou mesmo falta de energia. O que será bastante difícil, ou mesmo em caso de fatalidade, pois a Copasa vai dispor também de reservatórios para esta eventualidade.
A retirada de água do rio Verde Grande pela Copasa atingia uma vazão de 2.500 metros cúbicos por hora, o que foi aumentada para 2.700 metros na captação do rio São Francisco.
Já foi observada uma ligeira queda nas vendas de água mineral pelos comerciantes local, sendo que a água do rio Verde apresenta um sabor bastante diferenciado, fazendo com que muitos além da compra da água mineral, o transporte da água de Janaúba e Mocambinho.

As eleições 2010 e seus resultados

DEP. ESTADUAL
VOTAÇÃO
SITUAÇÃO
CABO ELEITORAL
Paulo Guedes
  4.999
eleito
Grupo oposição
Ana Maria
  2.606
2° suplente
Prefeito Detim
Ivonei
  2.220
7° suplente
Anderson e Jimy
Luiz Henrique
  2.086
eleito
Reginaldo
Tadeuzinho
     358
eleito
Arnaldo,Giovany,Ney,Zé bicicleta
Gil Pereira
     142
eleito
Vair Garcia
Dr. Pepeu
     134
------
Jurai Padaria
André Policial
     111
4° suplente
Fabio Policial
Carlos Pimenta
     102
eleito
Geraldo Damaqui
Valério Dias
     100
10° suplente
Deusdete Dias
Raquel Muniz
       12
------
Osmar Miguel













DEP. FEDERAL
VOTAÇÃO
SITUAÇÃO
CABO ELEITORAL
Silvano Araujo
5.228
1° suplente
Prefeito Detim
Carlos Willian
4.447
1° suplente
Grupo oposição
Marcio Reinaldo
1.225
eleito
Reginaldo
Humberto Souto
   911
5° suplente
Anderson e Jimy
Wilson Cunha
   690
5° suplente
Arnaldo,Giovany,Ney,Zé bicicltea
Zé Silva Emater
   245
eleito
Tone de Dalva
Eros Biondini
   202
eleito
Douglas papelaria
Carlaile Pedrosa
   171
eleito
Cezar Preto
Jairo Ataide
   114
4° suplente
Delmiro Vargas
Toninho Pinheiro
     68
eleito
Vair Garcia
Ruy Muniz
     56
7° suplente
Osmar Miguel




As eleições 2010 e seus resultados 
A grande novidade das eleições deste pleito foi a candidatura da casa, do candidato a deputado federal Silvano Araújo, que, ficou na primeira suplência de seu partido e conseguindo ser majoritário neste município. O candidato prata da casa obteve votação em 239 municípios diferentes.
Dos eleitos ficou majoritário em Jaíba, o federal Márcio Reinaldo com 1.225 votos, e o estadual Paulo Guedes com 4.999 votos. Lembrando que, atualmente, até o final de 2010 os majoritários são Elbe Brandão estadual e Marcio Reinaldo federal, que repetiu.
Em Jaíba possui 21.376 eleitores cadastrados, sendo validados a seguinte votação: para deputado estadual foram apurados 14.078 votos; para deputado federal, 14.662; para senador, 11.925, para governador, 14.350, e para presidente, 15.359 votos apurados. Veja no gráfico acima a relação dos votados em Jaíba e seus respectivos representantes.