quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BINOCANDO - Elton Páixão (jornalfolhadejaiba@bol.com.br)

SALÁRIO 1
Nossos deputados resolveram na calada da noite reajustar um pouco seus próprios salários, e com base sabe lá em que, chegaram a um índice de 62% de reajuste. De 16,5 mil passou para 26 mil reais fora é claro outras regalias a que têm direito. Ainda não sabemos como o nosso amigo Silvano Araújo recebeu esta triste notícia.

SALÁRIO 2
Este aumento de salário pode se tornar em efeito cascata, ou seja, como foi aprovado aumento para presidente, governador, senador e deputado, de forma “legal” pode atingir também os deputados estaduais e nossos vereadores. Se um vereador de Jaíba, também receber 62% de aumento, receberá uma bagatela de  7 mil reais mensais.

SALÁRIO 3
A Constituição limita as remunerações dos deputados estaduais a 75% do salário dos federais. A mesma Constituição vincula a remuneração dos vereadores aos salários dos deputados estaduais, variando de 20% a 75%, de acordo com a população. O aumento não é automático. Depende de aprovação de projetos nos legislativos, sendo que a Constituição veda o aumento de salários para a mesma legislatura.

COHAB E ESPAÇO
Esta companhia de habitação tem construido várias casas em nosso município. O tamanho das residências serem tão pequenas, até que é aceitável, mas o tamanho dos lotes bem que poderia ser maior, lembrando que por aqui, o que não falta é terra vaga, basta ver a quantidade de invasão que ocorre e mesmo assim sobra muita terra, inclusive para a Ruralminas comercializar. Com o lote maior, o morador poderá ampliar ao seu gosto e uma valorização bem maior do imóvel.

ESTACIONAMENTO
A Prefeitura resolveu proibir o uso da cobertura do mercado municipal para estacionamento de veículos. A Polícia Militar foi comunicada e também os proprietários de veículos que faziam uso da “garagem” foram avisados.

ASFALTO MANGA
O DNIT, órgão do governo federal marcou para a primeira quinzena de janeiro de 2011, o início das obras da BR-135, no trecho que liga o povoado de Monterey à cidade de Manga numa extensão de 45 km. É a tão esperada pavimentação da estrada Manga – Montalvania. A população destas cidades vêm esta notícia com apreensão, pois as promessas deste tão reivindicado asfalto já virou novela.

CÂMARA TRABALHA
Comentários na última reunião da Câmara davam conta de que foi a reunião mais produtiva desta turma de vereadores, pois em apenas uma reunião conseguiu colocar fim uma batalha que já durava 10 meses para resolver a pendência da prestação do ex prefeito Wellington junto ao Tribunal de Contas e ainda em tempo recorde cassou o mandato de uma vereadora.

INELEGÍVEL
Ainda resta saber como fica a situação da ex vereadora Leila Ramos. Este termo “ex” foi usado pelo presidente Anderson, que afirma que a situação é irreversível. Ainda não sabemos se a petista fica inelegível para as próximas eleições de 2012. A lei da ficha limpa ou ficha suja, diz em seu texto, que, quando a pessoa é julgada por mais um juiz ou colegiado fica inelegível. Lembrando que esta vereadora foi julgada e punida por seis vereadores

COLABORADOR
O vereador Anísio Campos, usando a tribuna da Câmara classificou como bastante inusitada a postura de um advogado ligado ao ex prefeito Wellington, quando de uma reunião da comissão que analisava e julgava a referida prestação de contas. Indagado pelo vereador se o advogado era o representante do ex prefeito, o mesmo disse, que não representava seu cliente e estava ali apenas como colaborador.

CONTAS
Não é a primeira vez que a Câmara de Vereadores desta cidade apreciam e julgam prestação de contas de ex prefeitos e até mesmo de ex presidentes desta mesma câmara. Costumeiramente os vereadores acompanham a votação do Tribunal de Contas; quando este rejeita, os vereadores também rejeitam. O vereador Têla sabiamente justificou o seu voto afirmando que não poderia discordar dos desembargadores conselheiros do tribunal, que possuem conhecimento jurídico maior que o seu e por unanimidade rejeitaram as contas do ex Wellington. É a primeira vez que o TC rejeita conta pública de político de Jaíba.

POPULARIDADE
Na última polêmica reunião da Câmara que resultou na cassação de Leila e reprovação das contas de Wellington, pudemos assistir dois pesos e duas medidas. A platéia estava dividida entre apoiadores do ex e desafetos do ex prefeito. Quando tiveram a certeza da reprovação das contas, os apoiadores evadiram do recinto, ficando somente os desafetos. Muita alegria para uns e muita tristeza para outros...