quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Plano diretor de Jaíba começa ser discutido

No último dia 20 aconteceu a primeira reunião de trabalho para montar a estrutura do Plano Diretor de Jaíba, que terá um prazo de dez meses para conclusão e custará cerca de 300 mil reais e financiados pelo governo de Minas através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU, e será elaborado pela supervisão da Fundação Israel Pinheiro. O prefeito desta cidade Detim falou da importância de unir toda a comunidade jaibense, principalmente as entidades de classe, para traçar metas no sentido de realmente montar um trabalho bem feito, lembrando que este Plano Diretor já devia está pronto há pelo menos 15 anos, e que foi uma promessa de campanha política.
Este Plano Diretor pretende mostrar a estrutura que o município jaibense terá no futuro, ou seja, planejará a construção do município para daqui a 50 anos. Sendo que este plano será transformado em lei municipal com a devida aprovação da Câmara de Vereadores, estipulando regras básicas da cidade e toda área do município com temas como arborização, larguras de ruas e calçadas, modelo de construção predial e outras diretrizes que visam o bem estar social da população em geral.
Para iniciar os trabalhos foi eleito pela maioria dos participantes no evento que aconteceu na Câmara Municipal, um núcleo gestor, composta de representantes do município que fará todo acompanhamento do processo de efetivação do Plano Diretor formado por membros da comunidade assim distribuídos: representante dos produtores de área irrigada; área sequeira; associação de moradores; conselhos de controle social; terceira idade e direitos humanos; clubes de serviços; e representante do legislativo local. A primeira reunião de trabalho deste conselho gestor acontece nesta sexta feira dia 26, onde serão traçados os trabalhos preliminares para efetivar o plano que terá revisão nos próximos 5 – 10 e 15 anos.

População terá participação ativa
O Plano Diretor será um objeto para trabalho futurístico e não estará ligado diretamente a um gestor político, pois será uma lei municipal para ser cumprida e ou seguida para os próximos governantes do município. Em toda a fase de montagem deste plano, o núcleo gestor estará acatando propostas e idéias de qualquer morador que lançará sua argumentação em formulário próprio apresentando suas sugestões para a real construção deste município. Interessados podem procurar este núcleo na prefeitura. A representação do núcleo gestor ficou assim definida:
Produtores área irrigada – Joaquim Rodrigues Araújo e Walter Alves Cardoso (suplente)
Produtores área sequeira – Adonias Félix Sobrinho e Maria Antonia da Silva (suplente)
Associação de moradores – Cezar Luiz da Silva e Amara Soares – Marcone Oliveira e Geraldo Manoel (suplentes)

PARTICIPANTES da audiência do Plano Diretor


DETIM com equipe que montará o Plano Diretor

Conselhos de classe social – Gilmar Nogueira Carvalho e Kátia Josiane Nunes (suplente)
Terceira idade e direitos humanos – Rosivaldo Bispo Souza e Suely Gomes Nunes (suplente)
Clubes de serviços – Valdir Alves Souza e José Renato Galvão (suplente)
Câmara Municipal – Wanda Aparecida e Claudionor Brito (suplente)

Sobre o Plano Diretor
O Plano Diretor é uma determinação legal do governo e é voltado à abordagem do espaço urbano e suas dinâmicas, abrangendo todas as ações que o município empreende ou poderá vir a empreender e que se manifeste nas suas características físicas e materiais, bem como naqueles chamados imateriais, ou seja, todos aqueles que estão presentes nas relações sociais e culturais particulares das comunidades.
Os representantes da Fundação Israel Pinheiro incita uma maior participação da comunidade na elaboração deste plano, inclusive no setor cultural, solicita a quem possui algum documento antigo, ou algum relato de antigos moradores ou colonizadores de Jaíba, e mesmo fotografias para que empreste para enriquecimento deste projeto.