terça-feira, 22 de dezembro de 2015

.Governo quer introduzir forma simples de barragens para reter água

O governo de Minas planeja ‘importar’ para os municípios de sua área de abrangência a tecnologia social conhecida como conceito base zero. O sistema foi desenvolvido com sucesso pelo engenheiro mecânico José Artur Padilha em sua fazenda em Pernambuco.
A tecnologia promete contribuir para a perenização dos rios e para amenizar os graves problemas de escassez de água no semiárido mineiro. Por meio da construção de barragens, usando basicamente pedras e com custo baixíssimo, a água é armazenada debaixo do chão, praticamente livre da salinização e da evaporação, diferentemente dos armazenamentos superficiais que evaporam rapidamente.

O engenheiro explica que as barragens têm o formato de arco romano deitado e rampado. São feitas exclusivamente com pedras do próprio local, sem argamassa, arrumadas de modo inteligente, de forma que trabalhem estruturalmente quase a uma compressão pura. “Os barramentos, acoplados em série, acabam formando platôs por conta da erosão natural provocada pelas chuvas nas encostas adjacentes”, explica o engenheiro. Ele acrescenta que “esses platôs são férteis, possibilitando a produção agropecuária normal, pois a água que escoa rapidamente fica armazenada muito mais tempo neles, devido à lenta percolação através do solo e dos estragos geológicos imediatamente abaixo e pode ser utilizada durante todo o ano, incluindo o período de estiagem”.