terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Em Jaíba Registro de Nascimento e CPF dos bebês já vêm juntos

PAI recebendo o documento
Desde o mês passado, os bebês de Jaíba já estão recebendo o Registro de Nascimento conjuntamente como o CPF. O maior entrave é o fato do município não possuir maternidade própria, com os nascimentos acontecendo em cidades vizinhas como Manga e Janaúba. Caso Jaíba possuísse maternidade, não haveria nem mesmo a necessidade dos pais irem até o cartório, sendo que este faria todo o procedimento no próprio local do parto.
Uma recente Instrução Normativa da Receita Federal faculta este benefício que é proporcionado pelo cartório onde o número do CPF é inserido no próprio Registro de Nascimento. Caso os pais queiram o cartão do CPF separado do registro, pode ser solicitado pela internet no sítio da Receita Federal. Atualmente cerca de 90% dos bebês de Jaíba são nascidos em outras cidades, sendo que no hospital local, só em casos de emergência.
Esta iniciativa surgiu de um convênio dos cartórios de São Paulo com a Receita Federal, A partir daí, foi estendido o serviço para todos os estados da federação. Cada cartório deve assinar o convênio com a receita individualmente.
Para todas as crianças que fizerem o registro de nascimento, o cartório vai acessar o sistema da Receita por meio desse convênio vai gerar o número e já sai na certidão, sendo tudo gratuito, não tendo custo nenhum pra ninguém. O cartãozinho não é mais gerado. Quando o pai for tirar a identidade da criança, já leva o CPF no RG. Lembrando que a emissão do CPF no momento do registro da criança não é obrigatória e continuará sendo realizada separadamente nas agências dos Correios e na Receita Federal. 
Já era uma demanda da população a existência de um número único que facilitasse a busca de pessoas físicas. A emissão do CPF com a certidão vai facilitar a vida dos pais na hora de abrir uma poupança ou conta bancária para as crianças. Ainda, em breve será possível emitir segunda vida da certidão de nascimento em outros estados, por meio da Central de Registro Civil Nacional, pela internet e em tempo real nos cartórios.

O tabelião Álvaro Fernando do cartório de Jaíba frisou que esta novidade não gera nenhum custo para os pais, e que tão logo o município de Jaíba tiver uma maternidade, o cartório levará no berçário o documento da criança.