A Agência Nacional
de Vigilância Sanitária (Anvisa) está montando um anteprojeto de lei para
acabar com a identidade visual das embalagens de cigarro, proibindo a exibição
das marcas.
A ideia é que todos
os maços tenham o mesmo layout, inibindo o apelo publicitário. Frente e verso
serão estampados com imagens de ex-fumantes doentes e outras cenas fortes.
O debate já vem
ocorrendo em vários países. A ação faz parte de uma convenção da Organização
Mundial da Saúde (OMS) para controle do tabaco. Experiência semelhante já foi
adotada em outros paises, por exemplo, onde todas as embalagens têm a mesma
forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte.
Um em cada três
brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 por medidas restritivas de
propaganda no País - incluindo a adoção de avisos sobre os riscos de fumar nas
embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas,
segundo relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco (ITC).
No Brasil a
exibição de pacotes de cigarros nos estabelecimentos comerciais continua a ser
forte estratégia de marketing particularmente para jovens. Atualmente cerca de
14% da população é tabagista, segundo dados acordo com o Ministério da Saúde.