quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Governo quer acabar com nome das marcas de cigarro nas embalagens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está montando um anteprojeto de lei para acabar com a identidade visual das embalagens de cigarro, proibindo a exibição das marcas.
A ideia é que todos os maços tenham o mesmo layout, inibindo o apelo publicitário. Frente e verso serão estampados com imagens de ex-fumantes doentes e outras cenas fortes.
O debate já vem ocorrendo em vários países. A ação faz parte de uma convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controle do tabaco. Experiência semelhante já foi adotada em outros paises, por exemplo, onde todas as embalagens têm a mesma forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte.
Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 por medidas restritivas de propaganda no País - incluindo a adoção de avisos sobre os riscos de fumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas, segundo relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco (ITC).

No Brasil a exibição de pacotes de cigarros nos estabelecimentos comerciais continua a ser forte estratégia de marketing particularmente para jovens. Atualmente cerca de 14% da população é tabagista, segundo dados acordo com o Ministério da Saúde.