sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto Jaíba será beneficiado com recuperação de estradas e asfalto

VISTA aérea do perímetro irrigado do Jaíba,
que receberá pavimentação de estradas
O governo de Minas viabiliza demanda histórica dos produtores com obras que contemplam a pavimentação de estradas do perímetro irrigado. Com previsão de investimentos da ordem de R$ 30 milhões em obras de revitalização, ainda neste ano, o Projeto Jaíba receberá a pavimentação de algumas das principais estradas que cortam o maior perímetro irrigado da América Latina.
O asfaltamento de 34 quilômetros de estradas atende a uma antiga reivindicação de produtores rurais e empresários. Os investimentos estão sendo viabilizados pelo Governo de Minas, por meio de parceria firmada com o Ministério da Integração Nacional e com a Codevasf.
O presidente da Ruralminas, Luiz Afonso, revela que a previsão é de que seja divulgado o edital de licitação para contratação do projeto ainda neste mês de julho. “Os investimentos a serem realizados representam uma melhoria na logística interna e no escoamento dos produtos agrícolas cultivados na região, beneficiando também os usuários do transporte escolar”, afirmou Oliveira.
Os entendimentos entre o Governo de Minas e o Ministério da Integração Nacional foram iniciados no final do ano passado, envolvendo o governo de Minas e a Codevasf. As demandas de produtores foram apresentadas por representantes do Conselho de Administração e pela gerência executiva do Distrito de Irrigação do Jaíba.
Em reunião realizada na sede da Ruralminas, em Belo Horizonte, os governos de Minas e federal formalizaram a implementação das obras. Durante o encontro, representantes do Estado e da União pactuaram o compromisso de agilizar a realização das obras que, pela primeira vez nos 25 anos de criação do Distrito de Irrigação de Jaíba, contemplará a pavimentação de algumas das principais estradas internas do perímetro irrigado.
As vias são utilizadas por agricultores rurais para o escoamento da produção agrícola, além do transporte de trabalhadores e de materiais de consumo das áreas de produção de alimentos. Além do asfaltamento de vias, as obras de revitalização também contemplarão investimento de R$ 4,9 milhões na recuperação de 240 quilômetros de estradas vicinais, recomposição do revestimento primário e aplicação de solo-brita em mais 40 quilômetros, com a finalidade de permitir boas condições de tráfego aos veículos e caminhões para acesso aos lotes agrícolas. Em onze quilômetros serão investidos R$ 500 mil na aplicação de estabilizador de solos.

Mais desenvolvimento incentiva produção
O produtor rural e presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação de Jaíba, José Valci Ferreira, destaca que o envolvimento dos agricultores com o poder público foi fundamental para que os recursos para a revitalização do Projeto Jaíba fossem assegurados. Ele entende que, pelo fato de o perímetro ocupar posição de destaque em termos de produção agrícola, “é fundamental a união de esforços para que o Jaíba se consolide e tenha todo o seu potencial produtivo aproveitado em benefício de todos os segmentos da sociedade”.
Por sua vez, o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga Medrado, lembra que a participação efetiva dos governos de Minas e federal na viabilização das parcerias em prol do Projeto Jaíba se constitui em um fator de fundamental importância para o desenvolvimento local e atração de novos empreendimentos.
O gerente do Distrito de Irrigação informou que levantamentos topográficos já foram concluídos e o DER já esteve no local efetuando todos os trabalhos preliminares.

Trechos a serem asfaltados:
- Do trevo da área F (ao lado da rodovia) até NH1, estrada principal chegando à C2 na estrada do Projeto Jaíba à Matias Cardoso.
- Estrada da divisa da área B com área A dando acesso à rodovia.
- Do trevo de Mocambinho, no acesso Frente 3 e balsa até EB1, na direção da ponte do CP1.
- Do trevo da C3 até o aeroporto.
Trechos a receberem estabilizante de solo:
- da ponte do CP1 até comunidade Frente 3.

- Do NH1 saindo do início do canal CS3 até NH2 atingindo a estrada principal das comunidades NH1 e NH2.