sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jovens do Projeto Jaíba apresentam artes em exposição

PEÇAS mostradas durante a apresentação
Aconteceu no mês passado uma concorrida exposição de arte com criação e apresentação de artesãos do Projeto Jaíba. A exposição de moda titulada “Inove-se com Arte” aconteceu em Mocambinho, e no Centro Cultural em Jaíba.
Mais de trezentos visitantes passaram para ver o trabalho dos jovens do grupo Inovart  da Linha dos 500, localizado no Projeto Jaíba. Foram exibidos bolsas, trabalhos artesanais em crochê e bordados.  Esse projeto foi realizado através do microprojeto bacia do São Francisco do programa Mais Cultura, do ministério da Cultura do Governo Federal.
Alguns visitantes comentaram que o trabalho estava muito criativo e bonito e que tivessem mais projetos assim como este para evitar que os jovens se envolvessem em causas ilícitas.
Inovarte, é um grupo de jovens que atuam de forma informal, e há três anos trabalhando na criação e apresentação de artesanatos, atualmente congrega cerca de 20 associados, formados principalmente por jovens. Tendo como sede a Área A, Linha dos 500, lote 604. A jovem Rosilda Souza é a presidente do grupo.
No ano passado a Funarte lançou um edital que contemplaria projetos na área da cultura
Sendo que o grupo artesanal de Jaíba escolheu o estilo moda, mais voltado para bolsas e trabalhos com bordados e crochê, O projeto foi contemplado e em seguida começaram as aulas onde jovens aprenderam e aperfeiçoaram essas artes e confeccionaram as peças mostradas na exposição.
Esta exposição foi a etapa final de parte do projeto que recebeu o nome de “Inove -se com Arte”. Os jovens continuarão aprendendo e a próxima etapa, em 2014 terá nova exposição com outras novidades deste segmento artístico.