sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lorotas de Pedro Marques (Por Brás da Viola)

O novo dicionário do Pedro


Quando referimos a um catedrático, cientista, autodidata e Galeno, vale ressaltar que o Pedro Marques no decorrer dos anos, vem criticando o dicionário brasileiro, contestando suas interpretações, chamando o autor, de catedrático dos burros. Ele se diz o professor dos professores e ainda alega que os erros são grosseiros, e sem formologia. Eis alguns exemplos discriminados:

CECOGRAFIA: São impressos em relevo de sinais de cecografia, destinados unicamente para o uso de pessoas cegas. Na versão do cientista: vem de seca e não de cego. Este ano houve uma seca muito forte, o que se trata de uma cecografia terrível.

VENDAVAL: Origem, ventos de alta velocidade, tempestade. Na versão do autodidata: vem de venda, hoje aquele comerciante lucrou-se, em seu comércio aconteceu um vendaval incomensurável.

NATAÇÃO: É a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. É um esporte para quem quer obter um condicionamento físico mais apurado. Esporte olímpico. Na versão do catedrático: vem da palavra desnatar. Pedro diz: A minha mãe colocava o leite numa cabaça e ia balançando até tirar a nata, então eu lhe perguntava o que fazes mãe? Ela respondia: Uma natação! Vamos conjugar: Eu nato, tu natas, eles natam, nós natamos. Vamos tirar a nata do leite para passar no pão, isso é um ato de fazer natação.

MISSÃO: Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Missão pastoril, o padre tem a missão de cuidar da igreja que são os fiéis. Na versão do cientista: se trata de uma missa muito longa, onde os fiéis lamentam. Meu Deus que missão.

MATUTAR: Citações de homens que gastam suas vidas em matutar sobre o passado, em queixar-se do presente e em temer o futuro. É o ato de pensar. Quem matuta é o pensador. Na versão do Galeno: vem do verbo matuto. Então matutar é ser caipira, se trata de roceiro e não de pensador. Vamos matutar, é mesmo que dizer vamos ser caipira.

ARMARINHO: Pequeno armário; loja onde se vendem aviamentos, fazendas e atavios femininos. Na versão do catedrático: não passa de um ar que vem do mar, é você na praia sentindo o ar marinho.


DECORAÇÃO: Perfil do Profissional. O bacharel em Decoração projeta ambiente, utilizando e combinando cores, materiais, texturas e dispondo móveis e acessórios, a igreja está com uma linda decoração para o enlace matrimonial. Na versão do cientista: algo que alguém doa de coração ex.: Filho, parabéns pelo aniversário, tome seu presente, isso é de coração.