sexta-feira, 19 de julho de 2013

BINOCANDO (Por Elton Paixão)

ADOSA PERDE O DOCE
O imbatível senhor Antônio da Silva, que vem há anos trabalhando incansavelmente para manter sua abençoada associação de doadores de sangue, sofreu uma derrota irreparável, nesta semana quando venceu no último dia 17 o prazo em que a prefeitura de Jaíba possuía para lhe entregar um documento que lhe permitia receber como doação um ônibus modelo Van no valor de 90 mil reais para o transporte de doadores até Montes Claros. Conforme informação chegada à coluna, a recusa por parte da prefeitura aconteceu simplesmente pelo fato do senhor Antônio da Silva ter conseguido o benefício através de outro grupo político. É lastimável...
BOLSA FAMÍLIA
O governo do PT tem feito uma campanha milionária para conseguir a simpatia das famílias carentes e outras não carentes que participam da divisão do bolo da Bolsa Família. Para se ter uma idéia, em Jaíba, no mês passado, foram beneficiadas 4.215 pessoas que receberam deste programa R$693.842,00. É um valor bastante considerado que entra no comércio local. Na internet consta o nome de todas as pessoas que recebem o benefício.
PÁTIO DO DETRAN
Iniciou os preparativos para construção de um pátio para acomodação de veículos apreendidos em Jaíba, com o local credenciado pelo Detran. As instalações serão montadas em área próxima ao parque de exposições ao lado da rodovia MG401. Com isso acabam os tormentos e o alto custo de levar um carro ou moto em apreensão até a cidade vizinha Janaúba.
MANIFESTAÇÃO
Alguns moradores de Jaíba ensaiaram uma manifestação pública com alguns protestos a nível municipal. O movimento aconteceu de forma tímida, mas a iniciativa foi válida porque a idéia foi semeada e quem sabe no momento oportuno, virá um protesto mais forte e significativo. O fato engraçado ficou por conta do prefeito desta cidade que mandou afixar faixas na frente da prefeitura com promessas de obras, mas os manifestantes, não foram lá conforme o previsto e foram para o Centro Cultural onde o prefeito ali estava. Resultado: as faixas só foram lidas por quem as colocou.
TAPA BURACOS
Outro dia, assistimos uma entrevista do prefeito de Montes Claros, onde o mesmo falava que o serviço gambiarra “tapa buracos” em asfalto de ruas, é coisa do passado e já foi provado que é uma forma de jogar dinheiro fora, pois é apenas um paliativo fora de moda, sendo que o correto é recapear por completo, ou fazer outro asfalto. Mas parece que em Jaíba trata-se de uma obra de última geração que merece muita propaganda nas redes sociais da internet.
MARAJÁ
Talvez possa ser até mesmo intriga da oposição, mas dizem por aí à boca miúda que tem um médico nesta cidade que ganha sem trabalhar. O famoso doutor não é visto no hospital, nos postos de saúde e nem na zona rural, mas recebe fielmente todo mês um bom salário vindo do dinheiro do povo.
PREFEITO PRESO
O ex prefeito de Pirapora, Warmillon Braga, preso recentemente pela Polícia Federal é um visitante “ilustre” da Jaíba. No ano passado esteve por aqui dando uma “mãozinha” à candidatura do médico Wellington, e dois dias antes de ir pro xilindró esteve no clube Vale do Jaíba disputando um jogo em campeonato de baralho, onde o mesmo foi o vencedor e sendo acusado por alguns jogadores, de ter roubado no jogo. Imaginem só...
PREFEITO QUASE PREFEITO
Por pouco a Polícia Federal, não alcançou o ex prefeito Detim de Jaíba. Informação de pé de ouvido chegada à esta coluna dá conta de que este político teria entrado no mesmo barco sem fundo dos ex prefeitos de Janaúba, Montes Claros e Pirapora, e alertado em tempo por um advogado desta cidade, o mesmo teria saído (mesmo contrariado) da trama e cancelado o “acordo”.
PARABÉNS AO PADRE
Estendemos nossos sinceros parabéns ao vigário da igreja católica de Jaíba, que voltou atrás revendo a sua determinação de proibir missa de corpo presente com o defunto no interior de sua igreja. Este mês houve uma missa neste sentido, ficando claro, que esta prática está liberada para quem quiser e inclusive com a opção da participação do bispo. Com certeza este brilhante padre está seguindo a recomendação do papa Francisco que prega a aproximação da igreja aos mais humildes...
CÂMARA PROMULGA LEI
Conforme publicada na página 03 deste jornal, está devidamente promulgada e já em vigor a lei que criou o Iptu Verde de autoria do vereador Fernandim. Com a derrubada do veto o prefeito tinha 48 horas de prazo para fazer a promulgação, como ele recusou, o presidente da Câmara Júnior Leonir executou legalmente a função do prefeito. A lei concede descontos na taxa de Iptu para quem contribui com o meio ambiente. O prefeito não gostou da idéia...
NOVO ADVOGADO
Nossos parabéns com a chegada de mais um advogado jaibense para atuar em nossa cidade. Trata-se do companheiro Michel Cruz formado pela PUC no sul de Minas e recém aprovado na avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil.
OBRAS COPASA
A Copasa tem esburacado a avenida central da cidade de Jaíba, chamando a atenção de muitos curiosos na abertura de valas para instalação da adutora que levará água do rio São Francisco para a estação de tratamento situada à beira do asfalto rumo à Janaúba. A equipe da prefeitura local não perdeu a oportunidade e usa rede social na internet para arrebanhar o mérito deste trabalho para o atual prefeito. Só falta soltar foguetes... Coisas de Jaíba...
CARRO LIXO

Ficou difícil de entender o fato de dois caminhões que prestam serviço de coleta de lixo à prefeitura de Jaíba serem apreendidos em blitz policial na avenida central da cidade. É que os referidos veículos passaram recentemente por um processo de licitação pública em que precisa de vistoria nos carros e toda documentação deve está rigorosamente em dia. Aliás esta peleja envolvendo a Polícia Militar e o prefeito só causa transtornos à população, e não queremos entrar no mérito de quem está certo ou errado, o importante é que o impasse seja resolvido. Lembrando que a PM tem 238 anos de existência e experiência, e o prefeito possui seis meses de também existência e experiência.
CARRO do lixo é conduzido ao pátio do detran