quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Construção do prédio do fórum de Jaíba não é mais um sonho da população local

      PRÉDIO do Fórum será próximo à Escola
      Zoé Machado em frente à Escola Creche

Comissão de Licitação define o nome da construtora, o valor da obra e a data de início
A Comissão Permanente de Licitação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais promoveu no início deste mês de dezembro a abertura dos envelopes e o julgamento das propostas ofertadas para a construção do prédio do fórum de Jaíba. O valor do edital seria de até R$5.050.853,09. A empresa vencedora foi a Aegla Construções Ltda sediada em Belo Horizonte que apresentou a menor proposta de R$3.722.478,73. Na ata de julgamento das propostas publicada no sítio do TJMG diz que ficou comprovado o atendimento de todas as exigências do edital e cujo valor ofertado da vencedora mostrou-se vantajoso para a administração pública.
Em recente encontro do prefeito de Jaíba Reginaldo Silva com o presidente do TJMG no último dia 08 deste mês em Matias Cardoso na comemoração do Dia das Gerais, ficou acertado que a Ordem de Serviço acontece ainda este mês com o início da obra prevista para janeiro próximo, e a conclusão prevista para janeiro de 2020. A área escolhida fica numa Avenida que inicia em frente à Prefeitura numa área próxima à Escola Zoé Machado.
Comissão dará outro destino a valores arrecadados
A grande vontade da realização de um grande sonho levou alguns nobres moradores de Jaíba a formarem uma Associação Pro-Comarca com o objetivo de incentivar a construção deste fórum e levantar recursos financeiros. Até então não se esperava que o TJMG arcasse com todos os custos da construção. Esta Comissão Pro-Comarca chegou a promover eventos como leilão de bovinos e outras arrecadações em forma de doações, chegando a um montante de recurso considerável, mas muito distante da realidade. Este valor arrecadado terá outro destino ainda não definido.
O longo e difícil acesso ao fórum de Manga será resolvido
A construção do fórum de Jaíba, além de ser uma prioridade de toda a população é também do TJMG que demonstrou ter muita pressa no início e conclusão desta obra que vai atender dois municípios (Jaíba e Matias Cardoso) e desafogar sobremaneira a enorme quantidade de processos na Comarca de Manga.
A obra será construída em uma área de 6.396 m², que foi doada pela Ruralminas ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que fica à rua João Antônio de Oliveira, número 400. O prédio consta de uma construção de 928 m².
Para o Prefeito de Jaíba esse é mais um passo para transformar o sonho em realidade. Disse que valeu cada esforço dispensado e essa é uma vitória de todo o povo Jaibense.
Chegou a pensar em instalar o fórum em prédio alugado
A tamanha vontade do município de Jaíba e TJMG chegou a pensar em instalar o fórum em prédio alugado até que se construísse o prédio próprio. E mesmo depois de já ter escolhido o local de aluguel, as partes chegaram à conclusão que a reforma e adequação do espaço provisório antes escolhido, demandariam recursos da ordem de 500 mil reais, o que não justificaria o alto investimento em uma sede provisória.
Esta decisão aconteceu em reunião no último mês de maio, na Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre o prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, e o presidente deste Tribunal. Também participou da reunião com o desembargador/Presidente Dr. Nelson Messias, o prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal.
Processos ligados a pessoas de Jaíba e Matias em Manga serão transferidos para Jaíba, bem como os presos, assim que também for construída e instalada a cadeia pública.
Conforme o representante do TJMG, um dos entraves para a instalação da Comarca jaibense era a questão de pagamento de pessoal para atuar na parte administrativa do fórum. Tal problema foi solucionado através de gestão do Deputado Estadual Tadeuzinho com a alocação de recursos de 1,5 Milhões de reais para o Tribunal de Justiça, destinados à Comarca de Jaíba.
Atualmente quase 70% dos processos da Comarca de Manga são oriundos da Jaíba.