quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Pelo telefone pode descobrir a ficha criminal do candidato nesta eleição

Com os avanços da comunicação e a grande contribuição que a internet vem trazendo. Até mesmo para a escolha de candidatos nesta eleição de 2018, o eleitor consciente pode receber uma ajudinha na hora de selecionar seu deputado federal ou senador preferido.
Já está à disposição de quem possui um telefone, um novo aplicativo que vai detalhar toda a ficha criminal do candidato. Aliás, é bom que saibam que a palavra candidato é derivada do termo “cândido”, que no dicionário significa: de grande alvura; muito branco, que apresenta pureza, inocência; que denota candura.
O aplicativo que está ao dispor de todos, sendo necessário apenas baixar da internet é conhecido como “Detector de Corrupção”, é gratuito e disponível para qualquer telefone que usa internet. O aplicativo ajuda o eleitor a descobrir os processos judiciais aos quais diversos políticos respondem.
Para isso, basta fotografar o candidato, mesmo na tela da televisão, ou procurar uma foto que pode ser antiga e colocar no aplicativo, ou digitar o nome dele, para que o seu celular mostre a ficha criminal do candidato.
Uma coisa curiosa é que ele funciona tanto com o nome social do político como com seu nome completo.
O aplicativo expõe apenas os nomes de deputados federais e senadores que já foram condenados ou respondem a processos eleitorais, civis e penais. Os dados são atualizados mensalmente e, segundo o site, a pretensão para a próxima eleição é ampliar a extensão, incluindo os nomes de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
Em Jaíba
Em uma pequena visita neste aplicativo de informações sobre o passado dos políticos votados em Jaíba nas últimas eleições de 2014, notamos uma informação curiosa sobre um deputado federal que obteve o apoio e o voto de 835 eleitores jaibenses. Na ficha dele consta: Foi condenado por improbidade administrativa, devido ao uso irregular de verba indenizatória enquanto era vereador de BH, onde a sentença determinou devolução de valores e multa. É alvo de inquérito em que é denunciado de ficar com parte da remuneração de servidores em seu gabinete e indícios destes servidores serem fantasmas. É alvo de inquérito que apura falsificação de documento público para fins eleitorais. É alvo de inquérito para apurar crime de peculato por possível desvio de recursos públicos. O nome dele é Luis Tibé, que esteve em Jaíba no primeiro domingo deste mês de setembro na residência de um ex-presidiário.