quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Em escala de nota de 0 a 10 governo avalia escolas e ensino médio de Jaíba vai mal

A nota média das escolas municipais de Jaíba ficou em 6,0 na avaliação do governo referente o ano de 2017. As escolas estaduais de Jaíba ficaram com a nota média de 5.1. A pior avaliação em Jaíba ficou para o ensino médio, que é ensinado por algumas escolas estaduais. Foram avaliadas quatro escolas onde apresentaram as respectivas notas: 2,8 – 3,6 – 4,0 e 4.1. No site do Ideb não consta avaliação do ensino médio para a escola Zoé Machado. Destaque para a maior nota 6.6 em Jaíba para as escolas Augusto Martins Ferreira (estadual em Mocambinho) e Área C3 (municipal no Projeto Jaíba) ambas avaliadas nas turmas 4º/5º ano.
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 é uma iniciativa do governo para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o Ministério da Educação fixou a média nacional 06 como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. Chegou-se a esse número com base da média das notas de proficiência dos países mais desenvolvidos.
A NÍVEL NACIONAL
No plano geral, os números são muito ruins para o Brasil, mas mesmo assim, o país cumpriu a meta para os anos iniciais – 4º/5º ano - do ensino fundamental (fechou o índice em 5,8, onde a meta projetada era 5,6). Para os anos finais – 8º/9º ano - do ensino fundamental, o Brasil ficou aquém: tinha meta de 5,0 pontos, mas ficou com 4,7.  No ensino médio – 3º ano - a coisa piorou (consegui chegar em 4,7, para o número esperado de 5,5).
O melhor Ideb do Brasil foi para o município de Sobral, no Ceará. A meta no ciclo inicial era de 5,6, e o resultado anunciado foi de 9,1. Nas séries finais, 8° e 9° anos, Sobral conseguiu nota 7,2, quando a meta esperada era de 6,2.