quinta-feira, 29 de março de 2012

BINOCANDO (Por Elton Paixão)


FRIEZA DO ELEITOR
As campanhas eleitorais estão próximas, visando as eleições municipais deste ano, mas parece que o eleitor jaibense, como bom mineiro, está com um pé atrás, arredio, e muito desconfiado, até mesmo numa questão de valorizar melhor o seu sagrado voto. Prova disso foi um movimento realizado este mês por um grupo político, que usou um vasto ambiente de uma boate, na área central desta cidade, para arrebanhar simpatizantes para tal ala partidária, e a população em geral resolveu não atender o chamamento, e poucas pessoas compareceram. Ficando a certeza, que ainda é cedo para realizar este tipo de comício, encontro, reunião, ou outro nome. A verdade é que a luta será árdua para quem almeja chegar ao poder.

PROPAGANDA FORA DA HORA
Informações chegam a coluna que o ex vereador Lindomar não saiu bem na sua investida de colocar antecipadamente o seu bloco na rua, apresentando seus carros de campanha, expondo sua fotografia em tamanho gigante. A justiça determinou a imediata retirada de circulação de tal propaganda que, segundo a lei eleitoral, é caracterizada como extemporânea e pode causar, ou já causou sérios prejuízos para o infrator desta lei. Esta legislação é de conhecimento de todos que militam na área política.

COMITÊS FORA DE HORA
Assim como a propaganda fora de hora, também pode está fora de hora a manutenção de comitê eleitoral, mantido por político, que ainda não sabe se será ou não candidato, uma vez que o grupo ainda não bateu o martelo sobre quem encabeçará a chapa. O certo é que haverá uma briga de foice no escuro para chegar num consenso. Por outro lado, vizinhos deste comitê afirmam não ver ninguém visitando tal estabelecimento.

OPOSIÇÃO CONTINUA DESUNIDA
É de conhecimento de todos que nesta cidade, existem duas alas de oposição ao atual mandatário do poder municipal. Uma liderada por Reginaldo e outra por Wellington. As tentativas de união destas alas são sempre frustradas. A última tentativa de união chegou a ser engraçada, onde o grupo de Wellington, se apresentando como cortês e educado, formalizou convite ao pré candidato Reginaldo para seu pré comício, onde o Reginaldo, se sentindo valorizado, prontamente atendeu tal convite. O problema ficou quando quem convidou disse explicitamente, - Só que você não pode usar a palavra, e apenas bater palmas pra nós. Resultado: mais uma vez melada a inútil tentativa de união, o que favorece o grupo de Detim.

“DONOS” DE PARTIDO
Não devia ser, mas é comum, alguns caciques políticos, manter em seu poder uma ou mais de uma sigla partidária, para se candidatar, ou mesmo para formalizar aliança de apoio a algum candidato. Este partido pode está em nome do próprio candidato, ou de alguém de sua confiança, como filho, ou outro parente. Este fato pode ser um entrave para o ex vereador Lindomar Correia, que não tem um partido em seu nome, ou em nome de seu parente, sendo que a negociação final de apoiar ou lançar candidatura própria não passa pela sua determinação pessoal. E em política, é um pouco complicado confiar cegamente em alguém.

ASSASSINATO PÚBLICO
A população de Jaíba ficou em estado de choque com o cruel homicídio sofrido por um produtor rural atuante neste município, que estava engajado na produção de frutas. Foi um crime bárbaro sem a mínima condição de defesa da vítima e fato ocorrido em comércio bastante freqüentado na área central da cidade. É comum, políticos visitarem o velório de pessoas do município, e neste não foi observada a presença deles. É sabido que a vítima não vota por aqui, nem possui parentes eleitores aqui. Será por isso?...

BEBIDA ALCÓOLICA EM IGREJA
Quando os políticos brasileiros estão numa batalha infernal no Congresso Nacional para determinar se liberam ou não a venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol durante a copa do mundo de 2014, o bispo da igreja católica da vizinha cidade de Januária antecipou uma decisão inédita e determinou que nas igrejas de sua jurisdição fica proibida a comercialização destes produtos alcoólicos. Este mesmo bispo já determinou também aos seus padres que não se envolvam em política partidária. Atitude muito bonita deste bispo que quer moralizar sua igreja. Já pesou se esta medida chega por aqui...

ENCONTRO PMDB
No último dia 25, grupo político ligado ao prefeito Detim recebeu a visita do deputado estadual Tadeu Martins, que prometeu ajuda a este município. Apesar do pouco anuncio, teve a presença maciça de grande parte da comunidade local. Este deputado teve uma tímida votação em Jaíba e foi apoiado pelo ex prefeito Arnaldo. O PMDB de Jaíba atualmente é controlado pelo médico Ulisses e o ex vereador Moreno. Na oportunidade o prefeito Detim mostrou animosidade em disputar a reeleição.

VEREADORES
Quem foi na última reunião dos vereadores de Jaíba, saiu sem entender nada. Aliás, realmente não é fácil entender o legislativo desta cidade. A questão é que o Tribunal de Contas analisou e aprovou as contas do prefeito Detim referente ao exercício de 2010 e de forma regimental encaminhou para a Câmara de Jaíba, sugerindo a aprovação pelos vereadores. As contas foram colocadas em pauta para votação e os próprios vereadores pediram para retirar a matéria de pauta. O que será que eles querem?....