sexta-feira, 17 de março de 2017

Presidente da Codevasf recebe representantes de Jaíba visando investimentos e melhorias para o maior Projeto de Irrigação

PREFEITO Reginaldo, Secretáro Zé Geraldo Deputado
Rodrigo de Castro com a presidente da Codevasf
O prefeito de Jaíba Reginaldo Silva juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura Familiar Zé Geraldo e o Deputado Federal Rodrigo de Castro estiveram este mês despachando com a presidente da Codevasf Kênia Marcelino em Brasília – DF onde trataram de importantes investimentos para o município jaibense como foco para o Projeto Jaíba.
Dentre as várias pautas discutidas com a presidente desta autarquia, ficou acertada a liberação de 12 milhões de reais para serem aplicados no projeto executivo, fornecimento e montagem do sistema de bombeamento auxiliar por flutuantes, visando a captação de água do canal de chamada do Rio São Francisco para otimizar a captação de água nos períodos de seca da região.
A captação de água do rio São Francisco para abastecer o projeto de irrigação do Jaíba já sofreu graves consequências com o acúmulo de areia impedindo a chegada de água até a principal estação de bombeamento que leva até os canais de irrigação.
O prefeito Reginaldo salientou que a principal preocupação no momento é evitar o racionamento de água destinada aos produtores no período crítico que pode acarretar sérios prejuízos na produção e produtividade, principalmente pelo fato do cultivo de fruticultura ser muito sensível a escassez de irrigação.
CENTRALJAI
Nesta mesma jornada de encontros técnicos foi discutida a renovação do convênio de assistência técnica com a EMATER/MG, a reativação da CENTRALJAI e de mais apoio para os feirantes de Jaíba e do Projeto Jaíba.

A presidente da Codevasf Kênia Marcelino também se comprometeu juntamente aos representantes jaibenses em enviar uma equipe técnica à nossa região para um levantamento de todas as demandas mais urgentes para que seja montado um plano de ação.